Arte com tecido na educação: algumas atividades para realizar com as crianças e adolescentes

Trabalhar com arte em tecido pode ser bem divertido, tanto para as crianças em fase escolar quanto para adultos que procuram novos hobbies.

O fato é que, os tecidos são muito utilizados no mundo das artes, principalmente para artistas plásticos que buscam um material sólido e de muita variedade em cores e texturas.

Na educação infantil, a arte com tecido é muito usada por professores em projetos de estimulação sensorial com crianças pequenas, e no incentivo no uso da criatividade dos pequenos.

Diante disso, vamos trazer algumas ideias de como utilizar tecidos nas mais variadas atividades escolares, que promovem muitos efeitos na aprendizagem das crianças.

crianças brincando

Atividades com crianças: Artes em roupas

Existem muitas opções de fazer uma arte em roupa com tecidos, pois são ótimos materiais para trabalhar com as crianças.

Por serem fáceis de encontrar, pode se usar variadas técnicas que trazem um resultado bem criativo, entre elas estão as pinturas e colagens. 

A tinta guache por exemplo, é um material de baixo custo, que na maioria das vezes, está na lista de materiais escolares.

As crianças podem transformar camisetas velhas em belas pinturas de arte, desenvolvendo o psicomotor, estimulando a concentração e instigando a criatividade.

Atividades para os adolescentes com arte em tecido

Com a volta do tie-dye, não é só as crianças que se beneficiam das técnicas de pintura em tecido, os jovens também podem participar dessa atividade.

Os jeans são ótimos itens para começar a desenvolver as técnicas de pintura em tecido e os adolescentes adoram a peça, sendo considerados também opções atemporais.

O professor pode propor pinturas naquela jaqueta ou calça jeans, tornando-as mais descoladas.

Outras atividades como cobrir um “furinho no bolso” com aplicação de patches ou desenho pintado à mão, também são válidas para incentivar ao consumo consciente e desenvolver a criatividade.

Portanto, para realizar o desenho pintado à mão, é importante consertar o furo primeiro, com ajuda de um produto específico para conserto, como exemplo, cola para tecido, que não deixam resíduos ou comprometem a pintura.

Sendo assim, ao realizar artes com pintura em tecido, sempre escolha um material adequado para a aplicação, como tintas para tecido que são universais e não trazem perigos para a saúde dos jovens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *