Catorze ou Quatorze?

Aprenda conosco nesta matéria se o correto é catorze ou quatorze!

Escrito por -

Você já se pegou em dúvida sobre qual deles é o correto: catorze ou quatorze? É, essa é uma dúvida que pode pegar muita gente de surpresa e gerar confusões sobre qual é a opção certa.

Ao escrevermos uma redação, é muito comum que fiquemos em dúvidas sobre algumas palavras consideradas básicas na língua portuguesa. Isso não deve ser motivo de preocupação, afinal, todo ser humano pode ter uma dúvida uma hora ou outra.

Saber escrever bem, porém, está se tornando algo tão crucial quanto respirar. É na redação de textos, dissertações e e-mails que somos testados em provas de vestibular e pelos nossos superiores no ambiente de trabalho.

Para que você se sinta confiante na hora de escolher a palavra certa, separamos algumas dicas de qual opção escolher na hora da dúvida.

Catorze ou quatorze

E então, afinal, o correto é catorze ou quatorze? Para essa resposta, tenho uma boa notícia: não é necessário gravarmos na nossa memória qual o correto, pois as duas palavras existem na nossa língua portuguesa e servem para a mesma finalidade.

O catorze ou quatorze se refere ao número natural do nosso grupo de números. Todos nós aprendemos a contar desde cedo e decoramos esse número que vem logo após o treze e antecede o número quinze.

Dessa forma, podemos considerar correto catorze ou quatorze, independente da condição e do momento em que o número aparecerá no texto, ao contrário de algumas palavras que se assemelham, mas que devem ser usadas em situações diferentes, como é o caso das palavras “mas” e “mais”.

Catorze ou quatorze

Como se escreve é catorze ou quatorze

Como dissemos anteriormente, ambas as palavras estão corretas em qualquer ocasião e significam a mesma coisa: o número composto 14.

Mas e a grafia correta de catorze ou quatorze, qual seria? Aprenda a escrever e dividir em sílabas essas duas palavras.

A palavra catorze é composta de sete letras e se soletra C-A-T-O-R-Z-E. Sua divisão silábica se dá da seguinte forma: ca-tor-ze. Sua representação em algarismos romanos é de XIV e em algarismos arábicos 14.

Ela é uma palavra que tem dois gêneros, ou seja, independente se está se referindo ao gênero masculino ou feminino, a palavra será escrita da mesma maneira. Seu plural é catorzes. Veja alguns exemplos a seguir do uso da palavra catorze em frases:

  • Ela me ligou catorze vezes enquanto eu estava fora. Acho que estou encrencado.
  • Catorze horas atrás eu estava dentro de um avião, agora finalmente já estou em casa.
  • Treze somando um dá catorze.
  • Hoje irá ao ar uma reportagem com um renomado escritor brasileiro, às catorze horas no horário de Brasília.

Já a palavra quatorze é formada por oito letras, uma a mais do que a palavra catorze. Ela se soletra Q-U-A-T-O-R-Z-E e sua divisão silábica se dá da seguinte forma: qua-tor-ze. Sua representação em algarismos romanos é de XIV e em algarismos arábicos 14.

Confira a seguir o uso da palavra quatorze em algumas frases:

  • Eu fui quatorze vezes na montanha-russa do parque.
  • Isso só pode estar errado! A receita diz que vai quatorze ovos na massa do bolo.
  • O filme ganhou quatorze prêmios internacionais e compete pelo décimo quinto.
  • Você pode ir à feira e comprar quatorze laranjas para que eu faça um suco no almoço?

14 por extenso

Esse número deve ser escrito de duas formas por extenso:

  1. Catorze
  2. Quatorze

Uma terceira opção não seria viável, como cartorze, cartoze, quartorze ou quartoze. Todas essas alternativas estão erradas e não devem ser utilizadas.

Já as duas formas citadas acima, catorze e quatorze, fazem parte do nosso vocabulário na língua portuguesa e deve ser utilizado todas as vezes você quiser se referir ao número 14.

Isso se evidencia em diversas obras literárias onde o número aparece ora como catorze, ora como quatorze, já que cada autor decide escrever o número da forma que mais lhe agrada.

Esse hábito também vale para você: escolha a grafia que mais lhe convém e a utilize. Uma dica é não ficar alterando a grafia delas em um único texto, como por exemplo escrevendo catorze no primeiro parágrafo e quatorze no último.

Catorze existe?

Mas afinal, a palavra catorze existe? Sim, claro! Ela está presenta na nossa língua portuguesa e faz parte do vocabulário ortográfico da nossa língua.

Ou seja: veio daquela redação do ENEM com essa dúvida martelando, pois acabou optando por catorze na hora da escrita e não sabe se é a forma correta? Não se preocupe. Catorze está correto sim e não há o menor problema em escrever o número dessa forma.

Apesar de estar presente na nossa língua, há alguns estudiosos que recomendam que não se utilize a palavra catorze e opte pela versão quatorze. Isso porque quatorze é mais parecido com a palavra que deu origem a essas duas, a palavra de origem latina quattuordecim.

Percebe que a grafia que mais se aproxima da palavra de origem é quatorze? Ambos começam com a sílaba qua. É por isso que alguns preferem utilizar a palavra quatorze, mas essa preocupação só é válida quando estamos falando a nível de linguistas e estudiosos.

Para os que escrevem textos no dia a dia e está em dúvida sobre qual utilizar, fique tranquilo: catorze é válida e totalmente correta.

Curiosidades do número 14

  • Catorze ou quatorze é o número atômico do silício, o segundo elemento que é mais abundante na crosta do nosso planeta.
  • Catorze ou quatorze é um número composto, ou seja, possui mais de dois divisores naturais.
  • 14-bis é o nome do famoso avião criado por Santos Dumont em 1906, que entrou para a história ao realizar um voo por 220 metros em aproximadamente 20 segundos, um marco para a época.
  • Há uma banda chamada 14-bis no Brasil, de Minas Gerais. Eles tocam rock e são conhecidos por músicas como Linda Juventude e Planeta Sonho.
  • Albert Einstein nasceu em 14 de março de 1879. Já Mark Zuckerberg, o famoso fundador do Facebook, nasceu no dia 14 de maio de 1984.
  • Titanic teve 14 indicações ao Oscar, liderando o recorde por muito tempo. Mas em 2017 um filme se igualou em número: La la land teve 14 indicações também.

No final, descobrimos que não existe diferenças entre catorze ou quatorze. Agora que você já sabe isso, não terá mais dúvidas para escrever seus próximos textos. Lembre-se: ambas estão corretas e não se diferenciam em seu uso.

Catorze ou Quatorze?
Avalie essa matéria