Animal com M

O Planeta terra é incrivelmente populoso, e o reino animal não fica para trás, por isso, confira um seleção de animal com M. Foram catalogadas mais de 950 mil espécies de animais, esse número é gigante, mas não chega perto da estimativa de que existem mais de 6,5 bilhões que ainda não foram descritas.

Dentre esse alto número de espécies, existe uma variedade de animais com M. Destes, alguns são bastante conhecidos, alguns são lembrados por outro nome, e outros são bastante desconhecidos.

Animal com M

Abaixo trouxemos uma lista de animais com M, seu nome científico e algumas imagens para você visualizar melhor! Alguns animais tem curiosidades interessantes que vale a pena você conferir cada um tem trás sua importância na cadeia alimentar, bem como cada espécie possui suas particularidades que são bem interessantes.

animal com m

Macaco

Ordem: Primate

O macaco é provavelmente o animal com M mais famoso. Porém, o termo macaco não se refere à uma espécie específica, e sim a Ordem. Portanto, macaco é um nome genérico dado aos primatas antropoides.

Os macacos são os animais mais “parecidos” com o homem, eles possuem um cérebro mais complexo, são inteligentes e possuem polegares que facilitam o manuseio de objetos.

macaco
Foto: Chris Skinner’s

Morcego

Ordem: Chiroptera

Os morcegos são os únicos mamíferos voadores, são também muito complexos, podem facilmente se adaptar em diferentes ambientes. Essa facilidade de adaptação faz com que eles estejam presentes em todo o mundo (exceto os polos).

A alimentação de um morcego vai de pólen até sangue, sendo que a maior parte da dieta desses animais é de insetos. Assim como os macacos, o morcego é outro animal com M multifacetado.

Existem mais de 1000 espécies de morcegos.

morcego
Foto: Durrell Wildlife

 Mosquitos

Ordem: Culicidae

 Os mosquitos são insetos da ordem Culicidae, algumas espécies são famosas por transmitirem doenças como a Dengue e Malária.

Embora muitas pessoas não saibam, mosquitos e moscas são tipos diferentes de insetos. A principal diferença é que a mosca doméstica é mais robusta e o mosquito mais alongado.

mosquito
Foto: United Pest Solutions

Minhoca

Ordem: Haplotaxida

A minhoca é um inseto da classe do Filo Annelida, é característica deles possuir um segmento corporal em forma de anéis, isso faz com que eles tenham o corpo cilíndrico, podendo medir desde centímetros até dois metros.

A minhoca é outro tipo de animal com M, e é encontrada abaixo do solo, principalmente em locais úmidos. Esse invertebrado é famoso por ser usado como isca de peixe.

A Pontoscolex corethrurus é a espécie mais comum do Brasil.

minhoca
Foto: animals.mom

 Mula

Ordem: Perissodáctilos 

 A mula é um animal híbrido que surge através do acasalamento de cavalos (égua) e asno. Também conhecida como burro, essa espécie é estéril.

Esse animal costuma ser mais resistente do que o cavalo, principalmente quanto as doenças e o cansaço.

mula
Foto: EquineNow

Morsa

Ordem: Carnívora

A Morsa é um animal que vive nas águas geladas dos polos, e é a única espécie não extinta da família Odobenidae. A fêmea tem aproximadamente 2 metros, o macho chega a atingir 4 metros, os dois facilmente ultrapassam 1 tonelada.

Morsa
Foto: Orlando Weekly

Mamute

Classe: Elephantidae

O Mamute é um animal extinto há menos de 6 mil anos, eram muito comuns na era Paleolítica. Muito semelhante ao elefante, o Mamute possuía tromba e presas de marfim, porém também tinham o corpo coberto de pelos.

A estimativa é de que eles foram extintos durante a Idade do Gelo, porém, o homem pré-histórico também contribui para o fim desses animais por meio da caça.

mamute
Foto: Science

Marmota

Classe: Mammalia

A marmota é outro animal com M, e pertence à família Sciuridae, que é a mesma dos esquilos. Ela é um tipo de roedor parecido com a capivara.

Ela vive no hemisfério norte, passa por longos meses de hibernação e é um animal muito sociável.

marmota
Foto: nationalgeographic.org

Maritaca

Classe: Aves

A maritaca ou maitaca é um nome genérico destinado a pássaros semelhantes a papagaios, as maritacas de fato se assemelham com eles, porém são menores.

Essa ave se alimenta de frutas e grãos, e está presente em boa parte do Brasil, além disso, as maritacas costumam voar em bandos.

Foto: PeritoAnimal
maritaca

Medusa

Classe: Scyphozoa

A medusa é um animal aquático, é uma das várias espécies de água-viva. A principal característica desse animal é a transparência, elas possuem apenas duas camadas de pele, uma no interior e uma no exterior.

A medusa possui tentáculos e é capaz de soltar uma toxina que “queima” quem tocar. Essa toxina costuma ser leve, mas é possível que em alguns casos seja muito perigosa.

Medusa
Foto: Leisure Pro

Mariposa

Classe: Insecta

As mariposas são um tipo de inseto semelhante às borboletas, porém são criaturas de voo noturno. Em certas regiões elas são chamadas de bruxas.

A principal diferença entre elas e as borboletas são as antenas, as bruxas possuem antena curta e larga, enquanto as das borboletas são finas.

mariposa
Foto: Butterfly Conservation

Marreco

Classe: Aves

O marreco é um animal que normalmente é confundido com o pato, e ele de fato descende deles, mas é menor e muitas vezes doméstico.

O marreco vem sendo cada vez mais um animal urbano.

Foto: Duck Commander
marreco

 Merluza

Ordem: Gadiforme

A merluza é um tipo de peixe muito famoso entre os apreciadores, ele é carnívoro, possui dentes afiados e escamas finas. A Merluccius merluccios possui uma carne saborosa e suave.

Esse peixe costuma frequentar águas profundas durante o dia, e nadar mais próximo à superfície na parte da noite.

Merluza
Foto: Marine Stewardship Council

Mangusto

Classe: Mammalia

O mangusto é um animal carnívoro da família do suricate, não são tão famosos no Brasil pois a maior parte de sua espécie se encontra no continente africano.

mangusto
Foto: Mundo animal

 

 Murucututu

Classe: Aves

O murucututu é uma ave comum no Brasil, é considerada a espécie mais comum de coruja tropical. Embora seja comum, o murucututu raramente é visto, pois ele vive em florestas altas e costuma sair na parte da noite.

Murucutu
Foto: G1

Nome científico de animais com M

Para cada animal existem várias espécies com características um pouco diferentes, por isso o nome binominal (científico) escrito aqui é da espécie mais comum de cada animal.

  • Macaco aranha (Ateles geoffroyi)
  • Mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia)
  • Morcego (Pteropus vampyrus)
  • Mosquito da Dengue (Aedes aegypti) e Malária (Anopheles darlingi)
  • Mosca (Musca domestica)
  • Minhoca (Pontoscolex corethrurus)
  • Mula (Eqqus asinus)
  • Morsa (Odobenus rosmarus)
  • Mamute (Mammuthus primigenius)
  • Marmota (Marmota marmota)
  • Maritaca (Pionus maximiliam)
  • Medusa (Aurelia aurita)
  • Mariposa (Thysania agrippina)
  • Marreco (Anas platyrhynchos domesticus)
  • Merluza (Merluccius merluccios)
  • Mangusto-anão (Helogale parvula)
  • Murucututu (Pulsatrix perspicillata)

Nome de animais com M em inglês

Alguns dos animais citados acima também são famosos na língua inglesa, outros nem tanto. Seguem alguns:

  • Macaco – monkey
  • Morcego – bat
  • Mosca – fly
  • Minhoca – earthworm
  • Morsa – walrus
  • Mariposa – moth
  • Mamute – mammoth
  • Medusa – jellyfish
  • Merluza – hake
  • Mula – mule

Confira também uma seleção de animal com N

 

 

Animal com M
Avalie essa matéria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *