Escultura Grega: Características

A comum pesquisa “escultura grega características” denota a intenção do pesquisador de saber um pouco mais sobre as esculturas mais conhecidas do mundo. Pois é! A Grécia presenteou o mundo com artes cujo nível de perfeição jamais foi alcançando e cujos padrões, até hoje, inspiram diversos artistas. Sua arte é bem peculiar e atrai diversas pessoas por tamanha beleza em seus monumentos, que são referências bem conhecidas no mundo inteiro.

Para ajudar todos aqueles que procuram por dicas mais pontuais a fim de alcançar melhores resultados com a pesquisa “Escultura Grega”, resolvemos elencar aqui algumas informações importantes que você precisa saber bem como imagens de esculturas Gregas. Desse modo, não deixe de acrescentar mais conhecimento e um pouco mais sobre essa linda expressão artística que encanta nossa história.

Escultura Grega

Sem sombra de dúvidas, a escultura é uma das expressões artísticas mais importantes da cultura grega. Isto é, além das muitas contribuições da Grécia para o mundo, seu padrão artístico também é uma grande referência e esculturas gregas características de certos períodos ajudam a definir um padrão que continua inspirando a todos.

Dentre suas obras mais famosas, a Grécia conta com a Vênus de Milo, o Apolo Belvedere e a Vitória de Samotrácia, além de poder ostentar com orgulho o fato de ter sido o berço de grandes artistas desse segmento. E claro, a influência das obras gregas foi levada para todo mundo, com destaque para a escultura romana, que sofreu uma influência substancial da arte grega. A escultura Grega se destaca no mundo das artes.

A Vênus de Milo, a escultura ficou aparentemente sem o braço e não se tem fatos esclarecedores sobre como se deu, afinal, ocorreu em 1820 na Grécia Antiga.  A escultura foi adquirida pela França e automaticamente exposta ao Louvre e atribuída ao circulo de Praxíteles (que foi um dos maiores escultores da Grécia antiga).

Venus de Milo
Foto: Wikipedia

Abaixo a escultura de Apolo Belvedere, que representa o Deus Grego bem conhecido, o Apolo. Essa é uma das mais importante relíquias da antiguidade clássica, veja:

Apolo Belvedere
Foto: Livedoor

Por fim, Vitória de Samotrácia que representa da Deusa Grega Nice, hoje a escultura garante um lugar na escadaria do Louvre em Paris.

Vitória de Samotrácia
Foto: Viver Paris

Principais característica de uma escultura Grega

Pode se verificar em diversas esculturas Gregas que o homem é o destaque central, levando se em consideração que as esculturas são modeladas fielmente ao retrato, aparecendo em forma explicitas detalhes minuciosos principalmente para a época criada. As artes mantinham se fiel a clareza de músculos, fios de cabelo e detalhes perceptíveis para visualizar que a imagem não era estática e sim com movimentos, claro, com proporções equilibradas à obra.

A escultura Grega, como toda forma de arte, também sofreu alterações ao longo do tempo. Passando por vários períodos, cada escultura Grega característica de certa época foi moldada e utilizada como parâmetro para os períodos seguintes, o que acabou fazendo com que a expertise dos artesãos e toda a qualidade da Grécia no segmento se torna-se ainda mais versátil.

No grupo “escultura grega características”, podemos encontrar diversos estilos, No entanto, é nos materiais utilizados que a beleza das peças surpreende. Nesse sentido, é bom ressaltar que a maioria das obras que permanecem “vivas” nos dias de hoje, foram feitas com pedras (especialmente o mármore branco).

Contudo, registros históricos indicam que a madeira, a terracota, o bronze, o marfim, o ouro e algumas pedras preciosas formaram o conjunto de materiais utilizados na arte Grega. Além do mais, um aspecto importante da escultura Grega é sua necessidade de ser fiel aos modelos originais e a forma como as obras são passíveis de diversas interpretações.

escultura Grega

Escultura Grega período clássico

De acordo com os historiadores, o período conhecido como classicismo, pode ser considerado como a fase mais importante de toda a arte escultórica na Grécia Antiga. Aliás, são as obras desse período que conseguem fazer com que uma observador leigo diga “essa obra é da Grécia”, já que as esculturas Gregas possuem características dessa época e eram dotadas de muita originalidade e personalidade.

Nesse período, a figura do homem foi elevada a um patamar de dignidade superior e, por esse motivo, a maior parte das esculturas dessa época oferece imagens do homem no auge do seu esplendor como podemos verificar atualmente na diversidade de esculturas desenvolvidas ao longo de todo o tempo.

Estátua de Poseidon, Deus dos mares e oceanos:

Poseidon
Foto: EZ Canvas

Escultura Grega Arcaica

O período arcaico também foi muito importante para o desenvolvimento da escultura Grega, pois, foi nessa época que a cerâmica deu lugar ao mármore, como material preferido dos artesão. E, conforme já ressaltamos, foi graças ao mármore que as civilizações atuais conseguiram vislumbrar a perícia dos artesãos Gregos.

Obviamente, foi nesse período que, impulsionada pela grande qualidade das obras em mármore, a escultura grega começou a ser “exportada” para os seus arredores, influenciando países menores e estabelecendo as bases para o nascimento de novos estilos de desenvolvimento.

Escultura de Kouros e Kore no período Arcaico:

Kouros
Foto: Vavel

Escultura Grega e Romana

Por fim, é bom ressaltar novamente que a escultura grega exerceu grande influência sobre o desenvolvimento das esculturas Romana. Sobretudo durante o período Arcaico que, conforme foi citado, foi o momento em que as esculturas gregas começaram a se destacar e  “ganhar o mundo” .

Mesmo assim, foi após o período Helenístico que as influências Gregas se tornaram uma parte essencial da arte escultural Rmana. Com o passar dos anos, e por conta do catolicismo, o estilo Romano foi sendo alterado, mas, de forma sempre presente, a influência Grega, marcava todas as criações.

Portanto, fazemos votos de que este post tenha sido útil para todos aqueles que realizam a busca “escultura grega características”. Com os dados apresentados aqui, é possível ter um vislumbre de toda a excelência da Grécia nessa arte e, por isso, esperamos que nossas informações tenha lhe dado a motivação para se aprofundar ainda mais nesse belo assunto.

Confira também nossa matéria sobre Poema Visual, Poema sobre a Água e  muitas outras matérias interessantes em nosso site!

 

Escultura Grega: Características
Avalie essa matéria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *