Atividade para Berçário e Maternal: Guia Pedagógico


Escrito por -

Dicas de atividades de berçário é o que você vai encontrar aqui.  O berçário é uma instituição para que pais possam deixar seus filhos recém-nascidos juntos de outros pequenos, a faixa etária do berçário é de 4 meses à 1 ano e meio. Nele, as crianças podem ter uma diversão muito grande com as atividades de berçário.

Porém, mais do que se divertir, o berçário é uma forma de incentivar o aprendizado das crianças, principalmente fazendo uso de atividades lúdicas. Aliás, muitas pessoas acreditam que não há meios de trabalhar com crianças dessa idade, e isso é mentira.

É importante considerarmos que os brinquedos são uma excelente maneira de aprendizado, porém, não basta simplesmente espalhar diversos brinquedos pelo chão e deixar as crianças no meio deles.

O uso desses brinquedos deve ser organizado, para as atividades de berçário serem boas, é preciso dividir diferentes tipos de brinquedos que estimulam determinadas áreas da formação infantil.

A melhor opção é separar as coisas que estimulam por exemplo, o sistema visual, e depois fazer um dia exclusivamente para que se aproveitem esses brinquedos, cada dia com algo diferente, e enquanto isso, você precisa mostrar para as crianças como as coisas funcionam.

Sugestões de atividades de berçário

Existem alguns meios simples de proporcionar atividades importantes para o desenvolvimento das crianças, e isso pode ser feito sem se gastar muito dinheiro. Veja algumas dessas sugestões:

Lembre-se de não utilizar peças pequenas ou que não sejam recomendadas para a idade dos pequenos.

Para trabalhar a noção de tamanho, você pode usar por exemplo, objetos semelhantes e com tamanhos diferentes. As garrafas plásticas são uma boa opção, ou mesmo copos, bonecas, carrinhos, tudo que possua tamanhos diferentes. Caso seja possível, tente fazer com que os objetos possuam a mesma cor, pois as atividades sobre cores serão feitas em outro dia.

O tato também é outro sensor que deve ser desenvolvido nas atividades de berçário, e isso pode ser feito através de diferentes texturas, como o isopor, o plástico, a esponja, a lixa e diversas outras coisas. Lembrando que todas essas atividades devem ser frequentemente demonstradas para as crianças.

Outro modo de estímulo visual é espalhar diversos objetos das mais variadas cores, mostrando cada um para criança. É importante que haja objetos de cores iguais para que eles façam a assimilação, preferencialmente, separe-os assim.

Do mesmo modo, formas sonoras são muito importantes para o estímulo das crianças, você pode fazer isso com produtos artesanais, ou mesmo comprar. Chocalhos, pandeiros e tambores são uma ótima opção.

Atividades de estimulação infantil

Há algumas atividades que são muito boas para estimular bebês, separamos as melhores opções para cada fase, confira algumas:

0 – 3 meses

Serra-Serra, Serrador

Os recém-nascidos adoram as sensações de movimento, para eles aquela sensação é uma grande novidade. Segura-lo no colo e pegue seus bracinhos estendidos e comece a fazer aqueles movimentos suaves e tranquilos de vai e volta, essa é uma ótima atividade para berçário.

Sinta o toque

As crianças dessa idade ainda não possuem conhecimento sólido sobre o tato, e essa opção é boa para auxiliar nisso. Pegue algum objeto de superfície suave, como uma pena, e passe-o suavemente sobre a cabeça do bebê. Alterne os objetos, mudando as texturas, eles ficarão encantados com essa nova sensação.

Cante

Uma boa forma de estimular a audição de uma criança é através da música. Nessa idade eles ainda não tem noção de palavras, para ele tudo são sons sem sentido. Se você cantar, ou colocar uma música que repita os sons, ele adorará e ficará encantado, começando assim a desenvolver a habilidade de discernir sons. Exemplo: Boi, boi, boi, boi da cara preta…

4 – 8 meses

Deitado

Para que o bebê comece a ter uma noção melhor de como é a gravidade, solte-o de barriga para baixo no chão, coloque antes um edredom por baixo. É comum que os bebês estranhem a situação e chorem, por isso é importante que você também deite de barriga para baixo, olhando nos olhos dele.

Aviãozinho

Esse aviãozinho não é aquele feito com a colher, aliás, é importante que você pratique essa atividade apenas com maiores de 4 meses, pois as ligações e a proteção da cabeça já estão formadas. Essa brincadeira consiste em segurar o bebê na horizontal e balança-lo como se simulasse um avião.

9 – 12 meses

Rola a bola

Bebês no geral são apaixonados com bolas, principalmente se forem coloridas e emitirem sons. Uma boa forma de estimula-los com isso é jogando a bola para cima e a deixando cair, jogando também suavemente na direção do bebê. Com o tempo, ele aprenderá a segurar e rolar de volta, porém não estimule chutes ainda.

Imitação

Faça um barulho bem estranho, repita algumas vezes. Pode ser que o bebê se interesse e tente repetir, mas pode ser que isso não ocorra. Outra boa forma é esperar que ele faça algum barulho e imita-lo, ele ficará muito entretido com essa brincadeira.

Bagunça e arruma

Nessa fase o bebê já costuma ter a habilidade de ficar sentado, e é importante estimular a sua percepção dos objetos. Nessa fase é interessante mostrar bloquinhos de montar e coisas do tipo, outra ideia é dar a ele uma caixa de sapatos e espalhar vários brinquedos pelo chão, depois colocar um por um de volta na caixa. Ele vai ir aprendendo a imitar isso.

 Planejamento para berçário

O berçário é basicamente o primeiro contato que uma pessoa tem com a vida social, e até mesmo por isso, deve ser muito bem organizado seu planejamento para que possa dar certo. O ensino definido deve ser gradual, das coisas básicas para as complexas e ao decorrer dos meses você irá inserir as atividades.

Para as crianças mais jovens, algumas boas opções de atividades são a exploração de diferentes objetos e ambientes, o estímulo verbal através de músicas e conversas, a estimulação visual que pode ser feita através de desenhos ou livros e o autoconhecimento, principalmente através do espelho.

De 8 meses para frente, as atividades sugeridas para o planejamento são as que estimulam a coordenação motora, como desenhar e pintar, uso de brinquedos do tipo de encaixe, apresentação das cores e das brincadeiras de imitação.

 

Atividade para Berçário e Maternal: Guia Pedagógico
Avalie essa matéria