Atividades Lúdicas na Educação Infantil


Escrito por -

 

Talvez a coisa mais importante para se ter uma vida feliz e agradável é saber conviver em sociedade, junto de outras pessoas. Essa habilidade é algo essencial para adultos e crianças, e é isso que as atividades lúdicas fazem.

O que são atividades Lúdicas?

As atividades lúdicas, resumidamente, são todo e qualquer tipo de atividade construtiva que tenha o intuito de divertir. Elas têm como principal meta, estimular o desenvolvimento individual de cada pessoa, sem estar em busca de “notas”.

Elas são atividades educacionais que buscam ensinar através de um método divertido, são muito comuns na educação infantil. As atividades lúdicas também englobam a recreação, representações teatrais e os jogos infantis.

As atividades lúdicas são aqueles brinquedos ou brincadeiras que não possuem muitas regras, proporcionando uma liberdade maior para quem participa. Elas não costumam ter uma competição, apenas induzem a um modo prazeroso de brincar.

Aliás, esse tipo de forma de ensino está presente no mundo desde a época filosófica dos gregos, sendo um método fundamental para educar pessoas. Hoje em dia, com o avanço dos métodos de estudo, ela está sendo cada vez mais usada, inclusive em cursos superiores.

Para que servem as Atividades Lúdicas?

Brincando e convivendo em sociedade é o modo como aprendemos a sermos mais conscientes e compreensivos, aceitando bem a derrota e a vitória. Afinal, essas coisas são naturais da humanidade, e devem ser aceitas como tal.

Essas atividades são essenciais principalmente na infância, é nessa época que as pessoas desenvolvem a maioria de suas habilidades.

Resumindo, as atividades lúdicas servem para que tenhamos uma melhor assimilação de respeito e valores pelos outros, tal qual o respeito pelas regras e normas. Elas também ajudam na habilidade de se comunicar e de ouvir o outro. E talvez o principal benefício que elas trazem: tolerância com os semelhantes.

As atividades lúdicas, de certa forma, impedem que as pessoas sejam preconceituosas, ou mesmo que sejam insensíveis para com os outros.

Atividades Lúdicas para a educação infantil

As brincadeiras para a educação infantil são muito importantes, brincar nessa fase estimula a criatividade dos pequenos, ajudando na capacidade de se expressar. Os tipos de brincadeiras são muitos, e cada um tem seu benefício.

Um exemplo é o quebra-cabeça, ao tentar montar um, uma criança estimula a concentração, o pensamento e a estratégia. Quando ela está tentando montar as peças, ela vai desenvolvendo uma noção de campo e espaço, tanto das peças, quanto do próprio corpo. Outros jogos de tabuleiro também exercem esse mesmo papel de raciocínio.

As atividades lúdicas trazem benefícios para o campo emocional, cognitivo, motor, físico e intelectual. Em outras palavras, as atividades lúdicas nos ensinam a ter pensamento crítico.

Para ensinar atividades lúdicas para seus filhos, a primeira coisa a se fazer é ser um exemplo. Não adianta nada dizer que se deve respeitar o pensamento alheio sendo que vocês pais fiquem criticando tudo o que a criança sugere ou fale.

Pequenas atividades culturais também são ótimas maneiras de auxiliar no desenvolvimento infantil, vocês podem ir em um teatro, museus, ou até mesmo estimular os sentidos auditivos ouvindo aquele disco clássico do Pink Floyd, ou mesmo um filme que não seja superficial.

Por exemplo, a maior parte das animações antigas da Disney transmitem importantes mensagens sobre a vida em sociedade. Exemplos: Lilo e Stich, Rei Leão e Toy Store.

Porém, essas atividades lúdicas não devem ocorrer uma vez por mês, elas devem ser frequentes. Com o passar dos anos, vocês provavelmente perceberão que seu filho tem “noções intelectuais” bem maiores do que os outros de mesma idade.

Atividades  Lúdicas para o maternal

O maternal é a fase onde crianças de 0 a 5 anos desenvolvem suas habilidades para o pré-escolar como alfabetização e letramento. Essa parte da infância é a mais importante para tal desenvolvimento. Lembrando que são crianças bem pequenas, algumas atividades mais complexas ainda não são recomendadas.

Alguns exemplos de atividades lúdicas para o maternal:

Onde está…? – Essa brincadeira é bastante fácil de ser feita, basta juntar as crianças em um ambiente e perguntar onde estão as coisas. Por exemplo: Onde está a cadeira? As crianças vão então procurar e mostrar onde esse objeto está. Aliás, se for uma turma onde os alunos se conhecem, você também pode perguntar onde está determinada pessoa.

Uma variação dessa brincadeira é perguntar onde está determinada parte do corpo. Por exemplo: Onde está seu nariz? Esse tipo de brincadeira é muito importante para que desenvolvam o raciocínio e a coordenação motora.

Contar histórias: Contar histórias infantis também é uma ótima opção de atividade lúdica. Aquelas histórias clássicas ou modernas. Elas fazem com que as crianças desenvolvam a imaginação e a habilidade de questionar.

Atividades lúdicas para alfabetizar

Algumas das atividades lúdicas são muito úteis para treinar a alfabetização das crianças, elas devem ser feitas após uma certa base sobre a escrita. Exemplos:

Telefone sem fio – A brincadeira de telefone sem fio é bem conhecida, usamos o barbante para unir dois recipientes (pode ser copinhos de iogurte), e depois as crianças falam umas com as outras.

Passe algumas frases simples e mande os pequenos escreverem em uma ficha em dupla, depois mande-os dizer a frase ao telefone. Ao final da brincadeira, revise todas as frases junto dos alunos.

Exemplos de atividades lúdicas

Mini totó – Aquela mesa de totó é uma ótima ferramenta como atividade lúdica, ela instrui bastante a coordenação motora das crianças. Principalmente porque demanda atenção, reflexo e pontaria para marcar o gol.

Mímica – As brincadeiras de mímica são perfeitas para estimular o aprendizado, e são um exemplo clássico de atividade lúdica. Quem faz a mímica precisa ter um bom controle motor e de pensamento, e quem tenta adivinhar tem que ater ao estímulo visual para conseguir pensar em quem a outra pessoa está interpretando.

Outros exemplos:

  • Pinball;
  • Vôlei ou futebol de balão;
  • Gincanas;
  • Pega bandeira.

Portando, podemos concluir que as atividades lúdicas, mais que uma forma de aprender, é uma forma de ser feliz.

 

Atividades Lúdicas na Educação Infantil
Avalie essa matéria