Atividades de artes para educação infantil

A atividade de artes para educação infantil tem extrema importância no desenvolvimento, principalmente, motor de cada criança. Essa atividade tem costume de ser bem prazeroso e desperta grande interesse grande interesse nos pequenos.

As atividades podem ser desenvolvidas de diversas formas e maneiras diferentes de serem elaborada, por isso trouxemos alguns modelos de atividades que você poderá imprimir e colocar em prática com as crianças.

Atividades de artes para educação infantil

Com o intuito de trazer atividades interessantes para as crianças desenvolverem tanto na escola como em casa, montamos algumas ideias bem legais de atividades para educação infantil.

Uma boa ideia a princípio de introdução é ensinar as crianças desenhos e mostrar os grandes artistas da história mundial que criaram as mais diversas obra de artes, sendo que em cada artista trabalhado e demonstrado sua temática as crianças já podem desenvolver um trabalhado inspirado nos mesmos.

Atividades de artes com colagem

Atividades de pintura, desenhar e recorte com colagem são os que mais procuradas para trabalhar com as crianças. A partir da colagem é possível criar uma série de habilidades que podem ser desenvolvidas com cada criança.

Podem ser feitas colagens simples e ir conforme a idade aprimorando e modificando os materiais utilizados, dentre os mais comuns usa se papel de revistas, jornais, cartolina, papel crepom, sobras de giz de cera, linhas, raspas de lápis de cor, de giz de cera e até mesmo objetos para algo mais bem elaborado.

Atividades de arte com colagem de papel

 

Ideias de atividades de artes para o berçário

No berçário as crianças são ainda bem pequenas e estão aprendendo a conhecer os materiais e seus limites físicos, por isso, essas atividades podem ser feitas de forma bem simples, porém, como citamos anteriormente bem divertida.

Uma atividade bem fácil de ser trabalhado no berçário chama se “chuva de papel”, para desenvolver essa atividade a monitora deve montar um círculo com todas as crianças e disponibilizar uma série de folhas de papel, como revistas e jornais usados, onde as crianças ficam livres para pegar pedaços de papel e picar. Depois junta se montinhos de papel e se joga tudo para o alto, as crianças se divertem bastante. O legal é que esses papeis podem depois serem usados para as atividades de colagem.

chuva de papel picado

Como desenvolver atividades de artes no Maternal

No maternal as crianças já estão um pouco maiores e as opções de atividades tornam se maiores. A brincadeira das “carinhas” é recomendada para crianças de 2 a 3 anos e também tem intuito de motivar as crianças a conhecerem e conversar sobre sentimentos. Essa brincadeira também é bem simples de ser trabalhada, você precisará apenas de papeis e pinceis anatômicos, basta desenhar nas folhas algumas carinhas com diversas expressões de sentimentos, como triste, feliz, zangado, algumas folhas devem ficar em branco para que cada criança possa expressar um carinha e contar o motivo do desenho.

Essa atividade pode revelar momentos bem engraçados que acontecem diariamente com cada criança em seu cotidiano ou em seu dia, bem como sentimentos que elas expressam naquele momento.

Boneco menino

Boneca menina

Atividades de artes 1 ano para imprimir

As atividades para o primeiro ano podem ser desenvolvidas em etapas, onde em cada bimestre do ano se ensina algo diferente. Essas atividades possuem um papel muito importante na formação de cada criança, e nessa fase a fantasia e o mundo lúdico possibilita a sensibilidade e criatividade das crianças.

Confira também as Atividades para Alfabetização 1º ano

Atividade de arte para desenhar

 

Atividade de arte com tinta

Atividades de artes para sala de aula

As atividades mais criativas tendem a ser elaboradas por crianças um pouco maiores, que já possuem habilidades manuais, como atividades com textura, onde pode ser trabalhado o meio sensorial do tato, por exemplo.

Atividades na Educação infantil

Durante essa fase é possível desenvolver diversos ensinamentos com a educação infantil, o aprendizado é uma janela aberta para que a criança tenha um desenvolvimento abrangente de diversas atividades. Cada fase deve ser respeitada assim como cada particularidade de cada criança deve ser analisado.

Educação infantil

Tipos de atividades da Educação Infantil

A formação infantil é feita através desse processo de atividades, que são desenvolvidas tanto em casa como em sala de aula, confira algumas atividades que podem ser desenvolvidas:

  • Brincadeiras diversas;
  • Cantos de acordo com as atividades do calendário;
  • Construir coletivamente;
  • Danças individuais ou coletivas;
  • Desenhar;
  • Jogos tanto de tabuleiros como atividades em grupo;
  • Leituras individual ou em grupos;
  • Passeios em ambientes diversos;
  • Softwares educativos;
  • Atividades de matérias específicas;

Todas as atividades desenvolvidas na educação infantil têm que ser continuas para melhor desenvolvimento. Em cada atividade você pode equilibrar o potencial de interação de cada criança, podendo, se necessário, ampliar as atividades em que as crianças demonstrem mais interesse.

Benefícios da atividade infantil

A atividade infantil trás diversos benefícios a vida da criança, neste momento inicial de educação é possível trabalhar diversos fatores  e benefícios, vale ressaltar alguns deles:

  • Comportamento
  • Compreensão de valores
  • Conhecimento
  • Habilidades
  • Socialização

Veja também nossa matéria sobre atividade educativa infantil

 

Atividades de artes para educação infantil
Avalie essa matéria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *