Atividade Educativa Infantil

As atividades educativas são ótimas opções para potencializar a educação das pessoas, principalmente para crianças. Elas são práticas e estimulam o aprendizado de uma maneira diferente da tradicional.

Ao invés de ficar focando sempre na mesma coisa, ou seja, ensinando a teoria no quadro, os professores podem variar os tipos de ensino, e aliás, as atividades educativas comprovadamente podem ser mais efetivas.

Falando de uma maneira mais objetiva, as atividades educativas são situações criadas pelo professor onde o aprendizado ocorre na prática. Essas atividades podem ocorrer na sala de aula, ou mesmo fora dela.

Por exemplo, uma visita em um centro botânico faz com que as crianças aprendam bem mais do que uma simples leitura na sala de aula, mas claro, a parte teórica ainda é fundamental, mas deve ser usada como um complemento da aprendizagem.

Atividade Educativa Infantil

Embora as atividades educativas não sirvam apenas para crianças, a maior parte do seu benefício é gerada quando ela é implantada nos pequenos. Da infância até a pré-adolescência, é quando a formação mental se desenvolve mais.

Uma criança que é estimulada a gostar de ler na infância, quase sempre leva esse hábito por toda a vida, isso ocorre da mesma forma com outros estímulos. Por isso trouxemos algumas das principais práticas educacionais para a idade infantil.

Atividades educativas e pedagógicas

As atividades educativas para ensino infantil e pré-adolescentes o no tópico são desenvolvidas de diversas formas, entre elas as atividades feitas de forma coletiva são as mais indicadas, por isso trouxemos para impressão algumas atividades para sala de aula e até mesmo que podem ser feitas em convívio social em geral.

Atividades de grupo

As atividades ou dinâmicas de grupo devem ser inclusivas. Entre elas as que podem ser feitas com amigos e até mesmo a família. Elas tem suma importância tanto para alfabetização e letramento como para os ambientes escolares.

Atividades educativas de Raciocínio

Forca

O clássico jogo da forca é uma divertida e educativa maneira de aprender. Para quem não conhece, o professor ou uma pessoa guia escolhe uma palavra e coloca os tracinhos no quadro. Os alunos vão dizendo letras, e caso não tenha, uma parte de um bonequinho é desenhada.

Quando o bonequinho estiver completo, a pessoa perde. Uma boa ideia é dividir a turma em dois ou três grupos, fazer três forcas e perguntar uma letra por vez, percorrendo os três grupos. Você pode dividir a competição com dez palavras.

Forca para crianças da Educação Infantil

Forca para crianças do maternal

 

 

Caça palavras

O caça palavras é outra maneira interessante de aprender, com ele os alunos desenvolvem a capacidade de reconhecer palavras. Faça um caça palavra de acordo com o nível dos alunos e coloque-os para jogar.

Atividades educativas de alfabetização

Jogos de tabuleiro

Exemplos clássicos de atividades que demandam raciocínio lógico, os jogos de tabuleiro são muito queridos pela maioria das pessoas. Essa prática é muito importante para desenvolver essa habilidade.

Jogos clássicos como dama e xadrez são opções perfeitas, mas também existem diversas outras como o banco imobiliário, detetive entre outros.

Artesanato

Aquelas brincadeiras onde as crianças criam, desenham e moldam tudo o que quiserem são ótimas ferramentas educacionais. Com esse tipo de atividade as crianças desenvolvem autonomia, criatividade e coordenação motora.

Sendo assim, use papeis, barbantes, cola, tesoura (sem ponta), papelão, tintas, fitas e muito mais coisas que possam ser usadas para que as crianças brinquem. Aliás, além de ser uma grande atividade educacional, o artesanato ainda diverte bastante os jovens.

Livros infantis

Os livros infantis têm praticamente a mesma função dos desenhos animados, com um complemento de que eles estimulam a leitura e a imaginação. Os livros são ótimas opções para os pequenos.

O importante é escolher os livros certos de acordo com a idade, mas geralmente, até a pré-adolescência eles costumam gostar de livros com gravuras. Aquelas histórias clássicas como o Patinho Feio, João e Maria e Chapeuzinho Vermelho entre outros clássicos são os maiores indicados na educação infantil.

Mas não é necessário se ater apenas nas histórias antigas, existem muitos novos contos novos que possuem tanta qualidade quanto as clássicas, as vezes até mais. Por isso separe diversos livros do tema, e depois mostre aos pequenos.

Desenhos animados

Pode parecer duvidoso mas é verdade, os desenhos animados são fundamentais para a formação dos pequenos como pessoa. Esses desenhos costumam estimular o pensamento crítico, além de trabalhar temas importantes com um tom mais ameno.

Desenhos animados costumam tratar assuntos como família, amizade, amor, empatia e desenvolvimento pessoal. As animações clássicas da Disney são ótimos exemplos, mas não tanto os filmes de princesas e super-heróis.

Animações ensinam importantes valores sobre família, amor e amizade, respectivamente. E ter contato direto com esse tipo de atividade, ajuda muito na formação do caráter, sem falar que as crianças adoram.

Músicas e filmes

Os recursos audiovisuais são excelentes para o aprendizado e ótimas saídas para as Atividades Lúdicas, para apresenta-los em sala de aula é importante relacionar o conteúdo teórico com a música ou filme. Por exemplo, se vocês estão estudando um período histórico, exiba filmes e músicas sobre o tema.

Embora clássicos como Chaplin e Chico Buarque possam e devam ser estudados, mostre também filmes e músicas mais recentes, isso fisga mais a atenção dos alunos.

 

 

 

 

 

Atividade Educativa Infantil
Avalie essa matéria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *