Atividades de coordenação motora

As atividades de coordenação motora são muito importantes para trabalhar o movimento com o corpo.

Por exemplo, se você está lendo esse texto, provavelmente o está acessando de algum dispositivo. Quando você tecla no seu celular ou computador para pesquisar sobre um assunto, está exercendo a sua coordenação motora.

Ela é tão importante que a falta dela impediria o ser humano de realizar as mais simples atividades, como desenhar, escrever e até mesmo correr ou pular.

O responsável por coordenar todas essas atividades é um órgão essencial para a vida humana: o cérebro.

Apesar de ele ser bem potente, podemos ajuda-lo realizando atividades de coordenação motora, que irão auxiliar a trabalhar essa parte tão importante para as nossas vidas.

O que é coordenação motora?

A coordenação motora está ligada a maneira como você “coordena” seu corpo ao realizar as mais diversas atividades, ou seja, ao se movimentar.

Imagina se você não conseguisse escrever com uma caneta porque sua mão insiste em não te obedecer? Ou estar correndo e simplesmente cair, por não conseguir se equilibrar?

Isso seria a falta de coordenação motora, ou seja, o cérebro não está conseguindo controlar seus movimentos com êxito.

Quando nascemos, já começamos a trabalhar a coordenação motora. É normal que crianças caiam ao andar nas primeiras vezes ou que pinte desenhos sem nexo porque não conseguem se manter dentro das linhas da imagem.

atividades de coordenação motora
atividades de coordenação motora

Tudo isso melhora com o tempo, porque estamos constantemente trabalhando nossos movimentos E isso acontece durante toda a vida.

Apesar de associarmos o trabalho da coordenação motora às crianças, é muito importante que ela seja trabalhada também na terceira idade, para que o idoso não perca a capacidade de realizar alguns movimentos.

Outra informação importante é a de que cada pessoa tem o seu próprio ritmo. Não é porque seu filho ainda não está andando enquanto o amiguinho já dá até pulinhos, que ele está com algum problema.

É preciso ter paciência e estimular a coordenação motora com atividades. Agora, se isso se prolongar por muito tempo, é sempre bom estar atento e realizar um acompanhamento médico que irá indicar um tratamento para desenvolve-la.

As atividades de coordenação motora são importantes nesse processo e ajudarão o indivíduo a controlar seu próprio corpo, dando-lhe liberdade de movimentação.

Atividades de coordenação motora

Mesmo sem estarmos cientes, podemos estar realizando atividades de coordenação motora. Isso é importante, principalmente para as crianças que estão se desenvolvendo, a aprender a controlar seu próprio corpo e seus movimentos.

Existem dois tipos de coordenação motora: a fina e a grossa.

Foto: PlayTable

A fina envolve o uso de músculos menores, fazendo atividades que exigem, digamos, mais concentração.

Já a grossa pode ser definida como aquela que trabalha coisas que cansam, como correr, pular, dançar.

As duas têm importância gigantesca. Vamos ver alguns exemplos de atividades em cada uma dessas categorias.

Imagine que seu filho está pintando seu primeiro desenho. Quando a criança é pequena, o desenho costuma ser bem rabiscado, com as cores saindo das linhas do desenho.

A partir da prática, a criança começa a pintar melhor, mantendo-se dentro das linhas e dando coerência ao desenho. Pintar está inclusa nas atividades de coordenação motora fina, já que é algo que envolve mais atenção e é mais delicado.

Já a coordenação motora grossa envolve mais esforço, mas pode ser trabalhada através de brincadeiras que farão a criança se divertir.

Isso tudo pode ser trabalhado de maneira muito simples e sem custo algum. É preciso trabalhar essas atividades com seus filhos, não de vez em quando, mas sim sempre que possível, para que a criança aperfeiçoe suas habilidades motoras.

Coordenação motora fina

A coordenação motora fina envolve processos mais delicados e trabalham os pequenos músculos.

Essas atividades podem ser um pouco mais complicadas para crianças que estão evoluindo sua coordenação, então é normal que ela comece com alguma dificuldade, mas evolua com o tempo.

Outras atividades de coordenação motora fina envolvem:

  • Fazer dobraduras.
  • Atividades de ligar o ponto para formar desenhos.
  • Contornar desenhos com lápis de cor.
  • Brincar com a massinha de modelar.
  • Recortar alguma imagem.

Existem muitos brinquedos no mercado que também vão trabalhar a coordenação motora de uma forma divertida, como o lego, por exemplo.

Confira algumas atividades de coordenação motora fina:

 Atividades de coordenação Liga pontos Atividades de coordenação colorir Atividades de coordenação fina

Fonte: Construireincluir

Atividades coordenação motora para colorir Atividades de coordenação com liga pontos e colorir Atividade motora fina liga pontos coordenação fina coordenação motora com tracejado Coordenação motora mista

Fonte: Educacaoetransformacao

Coordenação motora grossa

A coordenação motora grossa muitas vezes é trabalhada sem que percebamos.

Quando corremos, pulamos, brincamos de bambolê ou fazemos um grande esforço com nossos corpos, estamos trabalhando a coordenação motora grossa.

Inicialmente, a criança que está aprendendo a movimentar seu corpo, muitas vezes pode acabar levando tombos ou se desequilibrando. Isso é normal e irá melhorar com o tempo.

Confira alguns exemplos de atividades de coordenação motora grossa:

  • Pular corda.
pular corda
Foto Amazon
  • Brincar de bambolê.
  • Subir e descer escadas.
  • Pular em um pé só.
pular de um pé só
Foto: Activekids
  • Andar em linha reta.
  • Brincar de amarelinha.
  • Brincar de futebol.
jogar futebol
Foto: Healthline

Além de trabalhar a coordenação motora, essas atividades também estimulam os exercícios físicos desde criança, que são muito importantes para a saúde e evitam doença.

Coordenação motora ampla

A coordenação motora ampla, como seu próprio nome já diz, envolve todo o corpo.

Ela é uma coordenação que está sempre em evolução e até mesmo os adultos podem aprimorá-la. Ela envolve habilidades como equilíbrio, destreza e velocidade.

coordenação motora ampla
Foto: Extra

Para trabalha-la, nada melhor do que a realização constante de exercícios físicos. Quem pratica esportes tende a ter uma coordenação motora ampla melhor.

Se você está insatisfeito com alguma dessas habilidades, que tal praticá-las para desenvolver sua coordenação motora?

Por exemplo, caso você queira trabalhar seu equilíbrio, uma boa prática é o slackline, um esporte que envolve andar em cima de uma fita e que faz muitas pessoas se desequilibrarem. O melhor, é que com a prática, você conseguirá realizar percursos mais longos em cima de uma slackline.

Se você quer trabalhar a velocidade, pode começar a praticar corridas, natação e até mesmo corridas com obstáculos.

Com o tempo, você perceberá que está ficando cada vez melhor em controlar o seu corpo e que seus movimentos acontecem com mais fluidez.

 

Atividades de coordenação motora
Avalie essa matéria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *