Compreensão e Interpretação de Textos

No texto de hoje falaremos sobre o que é a compreensão e interpretação de textos e sua importância para vida acadêmica, social e profissional.

Escrito por -

Um dos assuntos mais cobrados nos vestibulares e concursos é a compreensão e interpretação de textos. Diversas questões com esse tema caem nessas provas para testar suas habilidades nas mais diversas áreas do conhecimento.

Apesar de parecerem sinônimos e serem bem parecidas, a compreensão e a interpretação de um texto são classificadas de uma maneira diferente. A compreensão se trata de analisar o texto de uma forma mais objetiva. Já a interpretação requer que você pense um pouco mais.

Desde o início da nossa vida escolar, aprendemos a ler e a escrever. Esse é o processo que chamamos de alfabetização. Mas estamos com um problema em nosso país: apesar de alfabetizado, uma pessoa pode ser analfabeta funcional.

O analfabetismo social é um problema muito comum – e sério – no Brasil. Pesquisas indicam que 68% da população brasileira se encontra nessa condição.

Ela se caracteriza pela habilidade de conseguir decodificar as letras – até mesmo ler e escrever textos completos – mas não conseguir interpretar o que aquele texto diz. Isso é um problema muito sério que diz muito sobre o nosso sistema de ensino.

No texto de hoje falaremos sobre o que é a compreensão e interpretação de textos e sua importância para vida acadêmica, social e profissional.

Compreensão e Interpretação de Textos

A compreensão de texto se caracteriza por uma leitura que visa compreender o que o autor está tentando passar com aquelas frases.

Ela engloba a habilidade de fazer ligações entre as linhas de um texto para entender o que ele está querendo dizer.

A compreensão de texto se trata de uma decodificação das palavras escritas no texto, com todas as informações necessárias para realizar essa decodificação já presentes no texto.

Já a interpretação de texto envolve algo muito mais profundo, visando testar os conhecimentos prévios que alguém tem.

Para realizar uma intepretação correta do texto em questão devemos fazer uma comparação ou ligação entre os conhecimentos prévios que temos acerca de um determinado assunto com o texto em si.

Isso nos permite concluir algumas coisas que podem não estar explícitas no texto, mas são coisas que o autor gostaria de nos passar através de suas palavras.

Podemos dizer que a principal diferença entre a compreensão e a interpretação é a objetividade x a subjetividade.

Compreensão e Interpretação de Gêneros Variados

Saber fazer a interpretação e compreender gêneros variados significa que você tem a habilidade de fazer as análises citadas no tópico anterior nos mais diversos gêneros textuais.

É dito que podemos ter mais facilidade em compreender e interpretar textos em um gênero textual ou outro. Alguns podem se sair melhor em entender textos literários, outros preferem os textos não literários.

Mas uma coisa inegável é o fato de que o principal fator para ter sucesso na compreensão e interpretação de um texto é conseguir observar a qual gênero ele pertence.

Olhe o texto: ele é uma carta, uma notícia, uma receita de bolo, uma narrativa, uma crônica, um conto? A partir da classificação do que ele é, podemos começar a analisar o texto para realizar a compreensão e a interpretação do texto.

Também é importante que possamos compreender e interpretar – independente do grau de afinidade com o texto – qualquer tipo de texto.

Compreensão e Interpretação de textos em concursos

Não adianta: se você está pensando em prestar um concurso, é de extrema importância que treine sua compreensão e interpretação de texto.

Cada vez mais as provas de concurso estão exigindo que o candidato saiba ler bem. Não basta apenas ler. É preciso que ele compreenda, saiba analisar e faça comparações com a sua própria realidade.

Isso mostra que o candidato tem alta capacidade de discernimento e mostra o seu conhecimento nas mais diversas áreas. Afinal, pedir ao candidato para que interprete um texto sobre um assunto da atualidade, é basicamente testar seus conhecimentos acerca desse assunto.

Ao se deparar com uma questão como essa, é importante que você:

  • Identifique do que o texto trata, qual gênero textual ele possui e reconheça o argumento que ele está apresentando.
  • Relacione o texto com assuntos de seu conhecimento para se situar melhor na leitura.
  • Leia a questão com calma e verifique em qual parte do texto ela está relacionada.
  • Se estiver em dúvida, vá por ordem de eliminação.
Compreensão e Interpretação de Textos
Foto: FMP – Fase

Compreensão e interpretação de textos verbais e não verbais

Muitas vezes quando pensamos no significado de texto, já logo imaginamos um conjunto de frases.

Mas devemos nos lembrar que existem textos que são verbais e aqueles que não o são.

Como texto verbal, temos os exemplos: uma bula de remédio, uma carta para um amigo, o livro Iracema de José de Alencar…

Já os textos não-verbais são aqueles constituídos por linguagens diferentes da verbal. Podem ser uma foto, um desenho, uma pintura, um quadro de Salvador Dalí.

Para a interpretação desses dois tipos, vale a mesma regra: identifique sobre o que se trata o texto e tente associá-lo a conhecimentos prévios que você já tem.

E, apesar de textos não-verbais parecerem ser mais difíceis de interpretar, visto que eles não contêm muitas informações, lembre-se daquela fatídica frase: “Uma imagem vale mais que mil palavras.”

Compreensão e Interpretação textual

Já vimos no decorrer desse texto que conseguir compreender e interpretar um texto é algo muito importante em nossas vidas.

É preciso que saibamos analisar bem os conteúdos para que possamos absorver novas informações com maior facilidade.

Seja na hora de passar em um concurso, em um vestibular ou para usar nas salas de aula: a compreensão e a interpretação textual são indispensáveis. Há poucos lugares onde ir que não existem textos que precisamos ler e saber dizer do que se trata.

Para aprimorar esses conhecimentos precisamos, acima de tudo, treinar. Faça exercícios na internet, revise textos e leia bastante. Ao fazer provas importantes, fique bem informado sobre os assuntos da atualidade, visto que eles costumam cair diversas vezes como questão.

Também não é incomum que precisemos realizar uma redação ao final de uma prova com base em alguns textos que a prova nos fornece. Para conseguir entender o propósito do exercício e  retirar o máximo possível de informações dos textos de amostra, é preciso estar bem afiado no quesito compreensão e interpretação textual.

 

 

 

Avalie essa matéria