Cor com J existe?


Escrito por -

Assim como algumas das cores na língua portuguesa, a cor com J se refere sempre a alguma coisa já existente, podendo também dividir a cor com outros nomes que já são utilizados.

A letra J tem muitas peculiaridades, e muitas delas podem oferecer um mundo de coisas, que podem ser observadas com muita atenção, a fim de proporcionar o máximo de coisas para nosso cotidiano.

Assim, para o tratamento com as crianças, a letra J pode ser utilizada como ferramenta de ensino, de modo que elas tenham acesso a este universo de maneira ampla, e possa aprimorar o próprio vocabulário.

Não só na nossa língua, mas em outros idiomas, o uso da letra J relacionando com outras atividades podem ser de grande valor de aprendizado, e é um método que deve sim ser explorado de maneira correta.

Além disso, outras curiosidades existem e vão ser ditas aqui, relacionam a letra com outras coisas e com outros universos. É importante também entender muito bem, para reproduzir da maneira mais indicada. 

Origem da letra J 

A décima letra de nosso alfabeto, a letra J, pronunciada “jota”, veio das matrizes latinas através do tempo. Assim, ela foi criada para ser alternativa à letra I, e somente depois de um tempo teve seu reconhecimento. 

cor com a letra j

Seu uso nos tempos mais antigos era muito comum que a letra fosse usada relacionada com a letra I e por isso, até hoje, possui um pingo acima, quando grafada de maneira minúscula. 

Foi somente por obra das sociedades de língua românica e com o desenvolvimento de novos fonemas que as letras I e J foram oficialmente separadas, e portanto tratadas individualmente.

Apesar de algumas palavras ela dividir o fonema, sua presença no alfabeto é fundamental e faz toda a diferença com relação à várias curiosidades. Confira a seguir algumas das curiosidades relacionadas com esta letra. 

Cor com J existe? 

Uma cor com J é a jade. Essa cor é referente à uma pedra que já existe na natureza. Sua cor é levemente esverdeada e possui uma presença muito marcante, sendo reconhecida através desse nome.

 

cor com j

 

Outra cor com a letra J conhecida em nosso idioma, é jambo. Essa cor se remete a um fruto tropical de cor marrom. É inclusive cantada em alguns versos de renomadas músicas brasileiras.

 

cor jambo

 

Essas são as cores mais conhecidas com a letra J e que podem ser utilizadas para diversos fins pedagógicos. É essa versatilidade que faz dessa letra um importante acontecimento no alfabeto.

Assim também é possível encontrar outras curiosidades que servem para a sala de aula e para o ensinamento de crianças em qualquer idade, desde que relacionadas com outros tipos de atividades.

Cor com a Letra J usada para brincadeiras 

As brincadeiras são as principais formas de ensinar coisas novas para as crianças. É a forma com a qual elas podem fazer relações e também aprender muito mais sobre aquela novidade.

A letra J pode também ser usada para esse tipo de brincadeiras. Podem ser boas brincadeiras e a ideia é poder extrapolar na criatividade, e oferecer o máximo de opções para a construção do aprendizado.

Uma das maneiras é poder dividir todo o alfabeto e fazer com que as crianças possam falar sobre cores correspondentes. Assim, ela vai ampliando o seu conhecimento sobre isso e consolida o aprendizado.

Propor esse jogo não tem muito trabalho, você só precisa de um quadro ou papéis. Outra maneira muito efetiva é fazer um jogo onde a criança fale sobre todas as coisas, e inclusive cores com a letra designada.

Dessa maneira a criança consegue desenvolver muito bem todo o seu vocabulário e assim, conhecer o máximo de coisa possível com a letra J, que é a finalidade da brincadeira em si. 

Cor com a letra J em inglês 

Existe uma variedade de coisas com a letra J em nosso idioma. Assim, fazer todas as relações fica muito mais simples e poder aprender sobre esse universo enriquece bastante.

Em inglês já não se tem muita variedade. A única cor com J é a Jade, correspondente ao português com o mesmo nome e tonalidades. Dessa maneira é possível identificar essa cor.

 

cor com j em ingles

 

Assim, é indicado que façam correspondências de idiomas, apontando proximidades. Para o desenvolvimento infantil é riquíssimo e pode ajudar bastante no neurodesenvolvimento. 

Cor com J em espanhol 

Assim como dito anteriormente, relacionar as cores nos mais variados idiomas facilita todo o aprendizado, mesmo quando ele é em mais de um idioma, o que é muito positivo para o desenvolvimento cognitivo.

Em espanhol não existe nenhuma variação de cor com J, o que neste idioma específico dificulta essa transposição. Dessa maneira é possível fazer outras alusões de palavras com a letra J.

Relacionar cores com objetos pode ser uma saída interessante e que costuma dar bastante certo. Por este motivo, sempre faça o possível para relacionar cores com outras coisas para enriquecer o aprendizado. 

A letra J em hebraico possui significado 

A letra J no hebraico não existe. Através do tempo e das muitas traduções de termos, que vieram do grego e do latim, a letra j foi aparecendo aos poucos e às vezes misturada com o fonema da letra i.

Por muito tempo a letra J foi uma espécie de segunda opção para a letra I e assim seguir até que depois da idade média decidir por isolar a letra J com significado próprio e fonema próximo de outra.

A letra J possui uma série de significados dentro de nossa cultura, principalmente para quem gosta da parte de numerologia ou coisas do tipo, que sempre estão em busca de significados.

Fazer o uso dessa letra com fins didáticos, é uma das maneiras de consolidar o aprendizado com as crianças, de modo a relacionar com outras coisas também com a mesma letra inicial.

Dessa maneira fica a cargo de quem está à frente poder ponderar sobre o uso ou não da letra em determinados ambientes. A maneira como vai ser feita não é o mais importante, mas sim o uso que se fará disso.

Avalie essa matéria