Cores do Arco íris: Quantos cores tem?

As Cores do arco íris são um fenômeno da natureza que traz muitas significações para cada cultura e para cada uma das pessoas que conseguem ver este acontecimento que não é tão raro como dizem, aliás chega a ser bem comum

Assim, com uma diversidade de cores e de significações, vamos trazer aqui algumas informações que são importantes para este tema, de modo que você conheça tudo sobre o arco íris.

São informações muito relevantes que dão conta dos temas mais procurados nessa área, já que é algo que chama a atenção de todos, inclusive das crianças, que querem ter mais conhecimentos sobre.

Por isso fique bastante atento, pois essas informações podem servir para fazer algum tipo de atividade em sala com crianças de modo que elas aprendam bastante sobre o assunto e possam desenvolver outras habilidades.

Assim, elas vão obter o máximo de conhecimento sobre os assuntos e vão poder também ampliar seu repertório vocabulário, de maneira que consigam fazer muitas associações de nomes de cores que antes não conheciam.

 Cores do Arco íris

 O arco íris possui um espectro de cores. Isso significa que ele emite todas as cores, inclusive algumas delas não são visíveis a nossos olhos, por conta também das condições do tempo.

Isso faz do arco íris uma beleza feita naturalmente e que encanta a todos que podem enxergar suas belas cores que cortam o céu e também conseguem tocar ao chão, de maneira muito delicada.

Algumas pessoas acham que as cores apresentadas são as que temos acesso visualmente. Na verdade algumas cores são tão claras que não conseguimos enxergar, principalmente por conta de o dia estar claro.

Assim, é importante saber que existem muito mais cores no arco íris do que as que conseguimos enxergar e temos acesso com a nossa visão. E isso faz toda a diferença quando falamos sobre o tema.

Sabendo disso você pode ir além do que já se conhece e se sabe sobre o tema, e pode então pensar em alguns temas de fato relevantes para que você possa trabalhar com sua turma de maneira muito produtiva.

cores do arco iris
Foto: Superinteressante

 Quantas cores tem o Arco Íris e quais são?

 O arco íris possui muitas cores, algumas delas são nítidas aos nossos olhos, enquanto outras passam por algum tipo de dificuldade na hora de conseguir enxergar e identificar o seu espectro.

Fato é que o arco íris possui 7 cores. Essas cores são formadas sempre na mesma ordem e que aparecem na relação a seguir. São elas:

  • Vermelho
  • Laranja
  • Amarelo
  • Verde
  • Azul
  • Anil
  • Violeta

Essas são as cores vistas por nós. Somente a cor anil e a azul que podemos encontrar algumas dificuldades para localizar, a depender da claridade do dia e como poderemos acompanhar todo esse processo.

A partir da representação das mesmas você consegue reconhecer um arco íris onde quer que esteja, afinal, essas cores sempre serão as mesmas, podendo apenas variar em sua intensidade.

Com as cores conhecidas, muitas atividades podem ser feitas no intuito de desenvolver as habilidades das crianças, de maneira que se possa produzir muito mais conhecimento com essas informações.

 Arco íris em inglês

 Sabendo já as cores que o arco íris possui, uma outra informação que pode enriquecer suas atividades é trabalhar com outra língua, a fim de instigar sempre as crianças em direção ao desenvolvimento cognitivo.

Arco íris em inglês se diz rainbow. Essa tradução dá conta do fenômeno que acontece e que mais a frente traremos as explicações para isso. No entanto, já é um elemento interessante para trabalho didático.

Assim, dividindo as cores do arco íris também se podem fazer interessantes correspondências de linguagem. As cores do arco íris traduzidas ao inglês ficam assim:

  • Red
  • Orange
  • Yellow
  • Green
  • Blue
  • Indigo
  • Violet

A partir disso, cabe a você montar estratégias que possam ser úteis para as atividades que pensar para cada momento do desenvolvimento infantil, de maneira a respeitar cada etapa.

A seguir você vai ter conhecimento de como se produz um arco íris, o que também pode ser parte de uma atividade interessante para as turmas que você tiver acesso e pode também servir de apoio pedagógico.

 Como se forma um arco íris

 Você já buscou reparar o que acontece em cada vez que o arco íris aparece? Pois existe muita repetição em todas as vezes que ele se apresenta, e por isso é fundamental observar tudo ao redor.

O arco íris é formado em dias de chuva, ou dias mais úmidos com nuvens carregadas, junto com a luz do sol, seja ela direta ou entre nuvens menos espessas e mais finas, de modo que a luminosidade possa atravessá-la.

Nesse momento a luz do sol quando incide sobre as gotículas de chuva causa um fenômeno chamado refração, que é quando a luz branca do sol atravessa essas gotículas de água.

A refração da luz branca é a divisão da mesma. Em outras palavras, a luz branca incide em um lado, e ao atravessar as moléculas de água e dividida em todo o seu espectro, ou seja as sete cores que já mencionamos.

Esse é um fenômeno da física e ocorre também com o prisma, por exemplo. Quando uma luz branca é apontada para ele, ele divide essa luz branca em todos os seus espectros, apresentando uma variedade de cores.

Assim acontece com o arco íris, podendo figurar entre essas possibilidades. Portanto, se estiver em um dia nublado e com sol, se prepare, pois pode ver um arco íris quando menos imaginar.

Significado do arco Íris

O arco íris pode ter muitos significados para cada cultura. Para algumas é sinônimo de bons presságios, enquanto que para outras mau agouro. Cada uma delas pode dar a esse fenômeno um significado diferente.

Porém o mais conhecido e que pode ser usado em sala é a lenda de que no fim do arco íris existe um pote de ouro que é guardado e escondido, somente encontrado por quem segue toda a trilha do arco íris.

Assim, algumas atividades podem ser desenvolvidas nesse sentido, sempre respeitando cada etapa do desenvolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *