Derrepente ou de repente? Veja a nova ortografia

Estamos escrevendo um texto e bate aquela dúvida cruel: o certo é derrepente ou de repente? Não se preocupe, essa é uma das dúvidas gramaticais mais comuns que as pessoas têm hoje em dia.

Imagine que estamos escrevendo um texto em uma entrevista de emprego ou a redação do vestibular e essa dúvida bate? Já pensou arruinar uma oportunidade que queremos muito por conta de um erro de escrita de algo tão simples?

Escrever bem é essencial para ter mais chances contra os concorrentes. Não podemos mandar aquele e-mail para o nosso chefe com um erro desses. Pode colocar em jogo nossa credibilidade e demonstra que não temos muito conhecimento.

Derrepente ou de repente

Derrepente ou de repente? Qual é a maneira certa de escrever? A resposta é bem simples, rápida e fácil: o correto é de repente, separado e sem dois erres.

Algumas palavras de sons semelhantes podem existir no nosso vocabulário. É o caso de seção e sessão, entre muitas outras. As duas opções estão corretas e o uso delas vai depender do contexto.

Mas esse não é o caso de “derrepente”. Essa palavra não existe no nosso vocabulário e seu uso em qualquer circunstância estará errado, portanto, não se pode usar.

Se escreve de repente ou derrepente

Pense que você está sentado fazendo a prova da sua vida: chegou o dia do famoso vestibular para ingressar no curso desejado.

Caneta/lápis na mão, planejando sua redação, um dos principais métodos avaliativos nas provas de vestibular e que, dependendo do curso, pode ter um peso muito alto.

A frase que você quer escrever leva uma palavra que você não tem muita certeza de como se escreve: derrepente ou de repente?

Pode escrever com segurança a expressão “de repente”, com a preposição “de” separada da palavra “repente”. Nada de escrever tudo junto e muito menos utilizar “derepente”, outra versão errada muito comum em redações.

derrepente ou de repente

De repente significado

Agora que você já sabe qual o correto entre “derrepente” e “de repente”, chegou a hora de descobrir qual o significado dessa expressão.

De repente significa “subitamente” ou “de maneira abrupta”. É a combinação de “de” com a palavra repente, formando preposição + substantivo.

Repente significa uma ação inesperada. Ou seja, é algo que acontece sem que tenhamos previsto.

Repente também é o nome de uma forma de cantar. São músicas criadas “de repente”, ou seja, na improvisação. Essas apresentações são muito comuns no nordeste do Brasil e seus artistas são chamados de “repentistas”.

Toda vez que você quiser expressar algo que aconteceu sem que algo ou alguém esperasse, use “de repente”.

Também pode ser dito para expressar um comportamento ocorrido sem pensar, de maneira impulsiva, algo que alguém fez de surpresa.

A expressão “de repente” é uma locução adverbial que pode expressar modo ou tempo.

Por exemplo, se queremos falar sobre o modo que alguém ou algo agiu, usamos de repente:

“Mariana gritou de repente.” – nesse caso, o de repente expressa o modo com que Mariana gritou, ou seja, de súbito, de surpresa.

Outro caso para o “de repente” é o uso como advérbio de tempo:

“De repente, os artistas começaram a dançar no palco.” – aqui a expressão vem no sentido de “tempo”, retratando o momento no qual os artistas começaram a dançar.

Exemplos de repente

Para que entenda melhor o uso dessa expressão, confira alguns exemplos que usam “de repente”.

  • De repente, estávamos perdidos no meio de tantas ruas.”
  • “Carla de repente começou a passar mal.”
  • “Estávamos curtindo um dia de sol na praia, mas de repente o tempo fechou e o céu ficou nublado.”
  • “Ana estava na piscina quando de repente algo enroscou na sua perna.”
  • “Minha mãe gritou quando eu, de repente, comecei a gritar de alegria por ter passado na minha entrevista de emprego.”
  • “Não sei o que fiz para ela! De repente ela me bloqueou nas redes sociais e parou de falar comigo.”
  • “Foi só você aparecer que de repente o bebê começou a chorar.”
  • “Estávamos parados na calçada quando, de repente, Pedro apareceu correndo e gritando.”
  • De repente, assim, do nada?”
  • “Se eles aparecerem aqui em casa de repente, não saberei o que fazer para a janta.”
  • De repente, quando vi, já estava parado na porta, segurando um buquê de rosas.”
  • “Não é ruim quando, de repente, você começa a se sentir mal em um ambiente cheio de pessoas?”
  • “Sabe quando, de repente, você começa a se lembrar de coisas que fez no passado?”
  • “Ele disse que gostava de mim de repente, por isso eu não soube o que responder e fiquei sem palavras.”
  • “Meu pai me avisou de repente na semana passada, que iríamos nos mudar de cidade. Estou devastada!”

De repente sinônimos

Sinônimos são palavras que possuem significado em comum, apesar de se escreverem de maneiras diferentes. A expressão “de repente” possui diversos sinônimos que podem ser utilizados para substitui-la em uma expressão. Confira alguns deles a seguir:

  • Subitamente
  • Inesperadamente
  • De surpresa
  • Sem aviso prévio
  • De súbito
  • Abruptamente

Como aplicar na sala de aula

O uso e escrita correta da expressão “de repente” pode ser ensinada na sala de aula através de exercícios e exemplos dado aos alunos.

É importante que se ensine para os alunos em processo de alfabetização que nem sempre a escrita será da forma como nós falamos.

É comum que as pessoas confundam expressões com preposições com palavras que se escrevem juntas, e errem na hora da escrita.

Uma das maneiras mais eficientes de evitar qualquer erro na hora de escrever é através da leitura constante de livros. Influenciar que as crianças leiam desde pequenas é abrir caminho para uma vida sem erros de português.

Outra forma de aprender definitivamente a maneira correta de se escrever é através do treino em exercícios e na própria produção de textos.

É importante lembrar que o momento mais propício para errar e tentar de novo é através da escola, já que o mercado de trabalho e as admissões de universidades não costumam ser tão tolerantes com erros como a confusão entre derrepente e de repente.

Derrepente ou de repente? Veja a nova ortografia
Avalie essa matéria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *