Palavras com VR

Nossa língua é rica em diversas palavras e essas palavras podem possuir diversos encontros consonantais inclusive palavras com VR.

No texto de hoje iremos falar sobre palavras na nossa língua portuguesa que contenham -VR, um encontro chamado consonantal. Essa é uma sequência de duas letras: o V e o R, a vigésima segunda e a décima oitava letra, respectivamente, do nosso alfabeto latino.

O -VR está presente em diversas palavras de outros idiomas e nosso próprio título de hoje leva essa sequência: a palavra “Palavra”.

Além dela, muitas das palavras que usamos no nosso dia-a-dia contêm essa sequência de letras e elas serão apresentadas no decorrer do texto. Também falaremos sobre a empregabilidade desse encontro na língua portuguesa.

Essa lista pode servir de base para diversas pesquisas, para elaboração de atividades pedagógicas como chamadas orais, ditados ou até mesmo jogos em sala de aula.

Emprego do VR na Língua Portuguesa

A sequência de letras V e R, formando o -VR, é considerada um encontro consonantal.

Um encontro consonantal acontece quando mais que uma consoante aparece lado a lado em uma palavra, ou seja, não existe nenhuma vogal no meio delas.

Existem dois tipos de encontro consonantal:

  • Quando esse encontro ocorre na mesma sílaba, ou seja, na hora de separar as palavras, o encontro consonantal permanece junto, como é o caso da palavra atleta. Repare que nesse caso, ao separarmos em sílabas como em a-tle-ta, o encontro consonantal de T e L permanecem juntos.
  • Quando o encontro não acontece na mesma sílaba e o mesmo se divide ao separarmos a palavra em sílabas, como é o caso da palavra advogado, que ao separar fica como ad-vo-ga-do, com o encontro de D e V se separando.

A sequência -VR é considerada um encontro consonantal puro (sendo, por vezes, chamada de próprio ou perfeito) porque em todos os casos ela se mantém inseparável, pertencendo apenas ao primeiro grupo apresentado.

Uma outra característica desse encontro é que ele pode acontecer no início e no meio, mas nunca no fim, ou seja, não temos palavras em nosso idioma que terminem com a sequência -VR.

Palavras que começam com VR

Como dito anteriormente, o uso dessa sequência pode ocorrer tanto no começo quanto no meio. Seguiremos agora para uma lista com as poucas palavras que começam com o encontro consonantal -VR e seus respectivos significados, visto que muitas delas não são muito utilizadas no nosso dia-a-dia.

Vriésia: é uma planta com cerca de 250 espécies na América do Sul (muitas delas presentes no Brasil). Ela é, principalmente, utilizada com propósitos decorativos. Seu nome foi dado em homenagem ao botânico holandês Willem de Vriese.

Vreia: é a palavra utilizada para designar um caminho que é estreito. Também é o nome comum dado para duas freguesias portuguesas: a Vreia de Bornes e a Vreia de Jales.

Vrijá: é o nome dado a um dos dialetos da Índia Central.

palavras com VR

Lista de palavras que contenham VR

Agora listaremos algumas palavras que contém o encontro consonantal -VR no meio da palavra.

Livro, livre, palavra, livraria, livreiro, lavrador, azinhavre, escalavrado, palavroso, palavrão, livreto, livrinho, alpivre, palavreado, palavrear, livrança, deslavra, fevroso, livrilho, azinhavrar, nevropatia, livre-troca, reslavra, palavras-cruzadas, descalavrar, alipivre.

Significado de verbos pouco comuns que contém VR

Delivrar: dar liberdade; parir um ser.

Escalavrar: se arranhar; se esfolar; causar dano a algo; deteriorar algo (corpo humano, paredes etc.)

Lavrar: sulcar a terra com um instrumento; arar, trabalhar. Também pode ser um termo jurídico para decretar ou exarar.

Azinhavrar: nome dado quando ocorre uma oxidação no cobre; quando algo é coberto com azinhavre (um hidrocarboneto venenoso que aparece em latão ou cobre quando é exposto a umidade).

Descalavrar: é a mesma coisa que deslocar, ou seja, mover algo de um lugar para o outro; remover do local onde está instalado.

Palavrear: falar sobre ideias; conversar com alguém; expor sua opinião sobre algo.

Deslavrar: fazer a segunda lavra em cima da primeira.

Reslavrar: o mesmo que deslavrar

Curiosidades

O VR também pode significar, sozinho, algo muito comum na vida de alguns trabalhadores: o famoso Vale Refeição, benefício dado por algumas empresas.

O Vale Refeição pode ser um cartão recarregado mensalmente (ou como acordado com o empregado) pela empresa ou até mesmo um valor depositado de tempos em tempos para o trabalhador para que ele possa fazer refeições diárias.

O Vale Refeição não é uma obrigação do empregador, a menos que esteja acordado no contrato de trabalho ou na convenção coletiva.

Já outras pessoas podem associar a sigla VR ao Virtual Reality, ou traduzindo, Realidade Virtual.

A realidade virtual é uma tecnologia que faz exatamente o que seu nome diz: proporciona uma experiência próxima a realidade só que de maneira virtual. É considerada uma interface avançada entre sistema e usuário.

Ela é mais comumente utilizada para que jogadores de diversas plataformas, utilizando óculos de realidade virtual, possa jogar jogos de uma maneira mais imersiva.

Está se tornando algo popular entre os jovens, já que provoca sensações muito reais nos seus usuários: muitos relatam terem sentido que estavam caindo de verdade ao caírem na realidade virtual, por exemplo.

Palavras com VR em outros idiomas

Em outros idiomas também é muito comum encontrar palavras com o encontro consonantal -VR, afinal, isso não é especial apenas da língua portuguesa.

É por isso que a seguir, apresentaremos algumas palavras que se encaixam nessa categoria, seguida do idioma a qual ela pertence e o seu significado.

Manoeuvre (francês): quer dizer manobra; realizar um movimento ou ação que envolve destreza e habilidade.

Sevruga (inglês): é um caviar com um dos maiores preços no mercado, proveniente do Esturjão-Estrelado.

Oeuvre (francês): obra; trabalho de um artista, compositor ou escritor.

Vouvray (lugar): é uma comunidade francesa com 3069 habitantes famosas por seus vinhos.

Manoeuvring (inglês): manobrar, intrigar ou tramar.

Vrai (francês): algo que é real; verdade; verdadeiro(a); para dizer a verdade.

Vraisemblable (francês): verossímil; verdadeiro(a).

Vraiment (francês): mesmo; realmente.

Mevrou (africâner): senhora.

Louvre (lugar): o museu do Louvre é o maior museu de arte do mundo e está localizado em Paris, na França. Ponto obrigatório para os turistas, é um dos maiores monumentos históricos da Europa.

 

 

 

Palavras com VR
Avalie essa matéria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *