Dinâmica de grupo: Ideias rápidas

dinamicas em grupo

A dinâmica de grupo é bastante utilizada em empresas com o objetivo de integrar e unir equipes e colaboradores. Além desse ambiente, a dinâmica pode ser utilizada no primeiro dia de aula de uma escola, para que o professor possa conhecer melhor seus alunos, e esses uns aos outros.

Além do objetivo de integralizar, as dinâmicas de grupo estimulam o trabalho em conjunto, auxiliam na “quebra de gelo” entre os integrantes e contribuem para o desenvolvimento do senso de organização e sucesso.

Os princípios da dinâmica são basicamente a dramatização e as brincadeiras, onde, por meio dessas é possível avaliar o comportamento a personalidade e as principais características de um indivíduo. Há diversos tipos de dinâmica. Hoje trouxemos alguns tipos de dinâmica, como as divertidas, motivacionais, quebra de gelo, para estimular o trabalho em grupo e para professores.

Dinâmica de grupo motivacional

Dinâmica do presente:

Você precisará de um aparelho de som, caixinhas de presente e um bombom. Para realizar a brincadeira você precisar dispor os participantes em uma roda, e pedir que passem a caixa de som enquanto a música tocar.

dinâmica para jovens

Quando a música parar o participante que estiver segurando a caixa deverá escolher se realizará o desafio, ou passará para o próximo. Essa dinâmica deve ocorre até que alguém tome a iniciativa de abrir a caixa, e percebendo, assim, que lá não haverá nenhum desafio e sim um chocolate.

Essa dinâmica tem como objetivo perceber o quanto cada um tem medo de seus desafios.

Dinâmica de grupo trabalho em equipe

Dinâmica da ilha deserta:

Objetivo dessa dinâmica de grupo é repensar as relações entre os indivíduos do trabalho ou da escola. Para isso será realizado a seguinte pergunta: Se você estivesse em uma ilha deserta quem da empresa você gostaria que estivesse compartilhando esse momento? Cite uma qualidade dessa pessoa.

Além dessa pergunta, outras podem ser adicionadas outras perguntas. Para realizar a brincadeira, distribua envelopes com essas perguntas, e assim as pessoas terão de responder às questões.

dinamica da ilha deserta

dinamica de grupo ilha deserta

dinamica de grupo

Em seguida recolha os envelopes, observe os resultados e os some. Em seguida dê o feedback em particular. De posse dos resultados, o organizador da dinâmica deve pensar em outras estratégias para integrar melhor o grupo.

Dinâmica de apresentação

As dinâmicas de grupo para quebrar o gelo são sempre uma boa escolha para ocasiões onde ocorrem o primeiro contato entre pessoas. Seja no trabalho ou na sala de aula. Trouxemos alguns exemplos para você se inspirar.

Jogo comunitário:

Essa dinâmica tem como principal objetivo a memorização de nomes. E para a sua realização será necessário apenas uma flor. Apostos com os materiais, os participantes deverão se dispor em círculo em uma sala.

dinamica em grupo

Uma pessoa deverá conduzir a brincadeira e ficará no centro da sala segurando a flor. Essa pessoa deverá conhecer previamente os participantes, pois esta pessoa falará a seguinte frase: senhor… (diz o nome da pessoa), receba esta flor que o senhor… (diz o nome da pessoa da direita) lhe enviou…

Após isso, essa poderá repassar a flor. Já a pessoa seguinte falará a mesma coisa, porém sempre será necessário repetir as frases já citadas contendo os nomes dos participantes, e assim, treinaram a sua capacidade de memorização.


Dinâmica em grupo engraçada

dinamicas em grupo

Animal gêmeo:

Para essa dinâmica será preciso dois cartões contendo um tipo de animal, por exemplo, o animal leão terá dois cartões, macho. Entretanto, a temática animal pode ser substituída, por pessoas, ou profissões, ou esportes, dentre outros, sem que o objetivo dessa seja modificado.

Dessa forma, os cartões serão embaralhados e em seguida distribuídos aos participantes. Após isso, cada participante deverá olhar o seu cartão, porém não poderá revelar diretamente aos demais que animal retirou.

O objetivo da brincadeira é que ocorra a dramatização. Cada participante deverá fazer uma mímica ou imitar um ruído que seja referente ao animal retirado. Assim, seu par irá reconhecer e encontrá-lo.

Roda viva:

Essa dinâmica se assemelha com a brincadeira disparate. Isso porque um dos participantes da dinâmica será posto em um lugar de destaque e os outros lançaram um conjunto de perguntar afim de conhecer melhor cada um e descobrir as qualidades de uma pessoa.

Para a realização dessa dinâmica de grupo será necessária apenas cadeiras, papel e caneta. Uma dica muito importante é delimitar o número de perguntas que cada participante deverá realizar, pois se for aleatoriamente a brincadeira ficaria extensa demais.


Dinâmica de grupo para professores

Ninguém está só:

Essa dinâmica auxilia no desenvolvimento do senso de confiança e amizade dos participantes. A partir dessa dinâmica de grupo o professor se sentirá mais unido aos colegas de trabalho, e entenderá que todos estão trabalhando com o mesmo objetivo.

Dessa forma, a dinâmica é realizada da seguinte maneira: todos os professores devem vendar os olhos, e a partir disso cada professor será disposto em um local da escola em salas, sem que nenhum veja ou saiba da presença do outro ou se ele está vendado ou não.

dinâmica sobre amizade

Após essa disposição cada professor ele será avisado que terá que voltar ao local de início, porém não farão isso sozinhos, e sim com a ajuda dos demais professores que estão fazendo parte da dinâmica, afinal, ao começarem a falar vão ver que não estão sozinhos e contarão com ajuda uns dos outros.

Ao final, os professores perceberam que os desafios não devem ser superados sozinhos, e para isso é necessário confiança para executar as tarefas, e confiança na equipe.

Encontre uma nova profissão:

Essa dinâmica busca estimular a criatividade dos professores. Além disso, ela busca desenvolver melhor a comunicação dos participantes. Para essa dinâmica faz-se necessário papeis com algumas profissões já inscritas, como pintor de rodapé, dentista, veterinário, agrônomo, dentre outros.

Dessa forma, cada participante deverá escolher um papel, e por fim realizar uma apresentação sobre a profissão escolhida. Essa apresentação deve ter no máximo uma duração de dois minutos, que deve conter a importância dessa profissão para a sociedade e o que faz.

Ao final da dinâmica de grupo, o professor será capaz de repensar seu papel como educador, e compartilha seus sentimentos quanto a realização deste trabalho, e avaliar a importância do professor na vida e na sala de aula.

Dinâmica de grupo: Ideias rápidas
Avalie essa matéria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *