Em que sentido gira o Planeta Terra

Estamos todos os dias vivendo em um planeta em constante movimento, mas você sabe em que sentido gira o planeta Terra?

A ciência que estuda esse fenômeno é a física, uma matéria que tenta colocar luz em questões da natureza e nas consequências das relações que ocorrem nela.

Em tempos antigos, as pessoas acreditavam que o nosso planeta era plano, não imaginando que a Terra poderia ter um formato esférico. A explicação para isso, é a de que os outros elementos do Sistema Solar é que giravam ao redor de nós.

Hoje, que já sabemos que não é bem assim que as coisas funcionam, chegou a hora de descobrir em que sentido vira o planeta Terra e como funciona esse movimento.

Em que sentido gira o planeta Terra

O planeta Terra gira ao redor do seu próprio eixo em sentido anti-horário. Esse movimento é o que chamamos de rotação da Terra e é responsável pelos fenômenos do dia e da noite.

Essa ideia surgiu através do astrônomo Nicolau Copérnico e é chamada de Heliocentrismo, uma tese que revolucionou a forma de pensar do ser humano.

Antes disso, acreditava-se que a Terra era plana e todos os elementos giravam ao redor de nós, pois éramos o centro do universo. Isso significava que não fazíamos o movimento de rotação: ficávamos parados enquanto o Sol ia e vinha formando o dia e a noite.

A teoria heliocêntrica marcou o início de uma nova ideia: nós éramos apenas parte de um sistema, onde quem era o centro era o Sol.

Mas isso era só o começo. Mais tarde, descobriu-se que além do movimento de translação, o planeta também sofria o movimento de rotação.

Os primeiros a proporem essas teorias foram duramente acusados pela igreja. Isso porque, até então, tínhamos a certeza de que o homem estava no centro de tudo e essa teoria – criada por Ptolomeu – era defendida pela Igreja Católica, por concordar com algumas passagens da Bíblia.

É claro que a teoria heliocêntrica não foi perfeita – era uma ideia nova e precisava ser aperfeiçoada. Foi o que aconteceu, a muito custo, nos próximos anos e hoje é a teoria mais aceita entre os cientistas de todo o mundo.

Em que sentido gira o planeta Terra

Movimento da Terra

A Terra está em constante movimento todos os dias: pessoas andando nas ruas, carros acelerando em rodovias e você lendo esse texto agora mesmo, são exemplos de movimentos que ocorrem dentro do planeta.

Mas sabia que o próprio planeta se movimenta? O nome dos movimentos feitos pelo planeta são rotação e translação.

A rotação e a translação são responsáveis por fenômenos que observamos todos os dias e que têm total intervenção no nosso dia a dia.

A rotação é responsável por gerar o dia e a noite. O lado que está sendo iluminado pelo Sol está aproveitando o dia, já aquele que está virado para a Lua está contemplando a noite.

Já a translação é responsável pelas estações do ano, que são: primavera, verão, outono e inverno. Elas são, de uma maneira simplória, resultado da intensidade com que os raios solares atingem a superfície da Terra.

As estações funcionam da seguinte forma: quando no hemisfério Norte for verão, por exemplo, no hemisfério Sul será inverno e vice-versa. A mesma coisa vale para a primavera e o outono, que antecedem o verão e o inverno.

Rotação e translação da Terra

Agora que você já sabe em que sentido vira o planeta Terra, podemos nos aprofundar um pouco mais no que significa a rotação e a translação da Terra.

A rotação da Terra é o movimento que o nosso planeta realiza ao redor de si mesmo, em sentido anti-horário, durante aproximadamente vinte e quatro horas. Percebem que essa é a duração exata do que chamamos de “um dia”?

É isso mesmo: a rotação é responsável pelo processo que chamamos de dia. Dentro de um dia, sabemos que temos os períodos de dia, quando o Sol está iluminando o céu e a Terra, e o período da noite, quando os céus ficam escuros e podemos ver a Lua e as estrelas.

Já a translação da Terra é nome dado ao movimento da Terra ao redor do Sol. Esse movimento dura aproximadamente 365 dias e 6 horas. Notou alguma semelhança com uma unidade de tempo que utilizamos?

Sim, esse movimento estabelece o que nós chamamos de “ano”. Mas e aquelas seis horas que sobraram? Quando a soma dessas horas completa um dia (ou seja, em quatro anos teremos um dia sobrando) ocorre o famoso ano bissexto, com 366 dias.

Esse movimento se dá no formato de uma órbita elíptica e, junto ao fator da inclinação do eixo de rotação, faz acontecer as estações do ano.

Podemos perceber que esses movimentos têm grande interferência na nossa vida, certo? Eles ditam o nosso dia e a noite, ou seja, a hora de sermos ativos, estudarmos, trabalharmos, fazermos nossas refeições diárias e atividades de lazer e a hora de descansar, de ir para a cama e esperar um novo dia nascer.

Também são responsáveis pelas estações do ano, que interferem nas plantações e no clima. Sabemos que o verão é época de praia, sorvete e muito calor. Já no inverno preferimos ficar debaixo das cobertas, curtindo o frio e tomando uma bebida quente.

Velocidade de rotação da Terra

A velocidade de rotação da Terra é de aproximadamente 465 metros por segundo ou, convertendo, de quase 1,7 quilômetros por hora.

Bom, mas isso é muito rápido, não é mesmo? Quando vamos nas famosas xícaras de parques de diversão, sentimos tontura ao girarmos tão rápido. Por que isso não acontece conosco dentro do planeta por conta do movimento de rotação?

Isso é porque estamos viajando todos juntos e não temos com o que comparar do lado de fora. Ao girarmos em uma xícara de parque, temos essa noção devido as coisas do lado de fora e percebemos que estamos muito rápido. Isso não acontece porque, durante a rotação, estamos todos viajando na mesma velocidade de 1,7km por hora.

Agora você não terá mais dúvidas sobre em que sentido gira o planeta Terra e de como funciona esses movimentos e poderá entender como isso afeta nosso cotidiano e nossas vidas.

 

 

Em que sentido gira o Planeta Terra
Avalie essa matéria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *