Fruta com F

As frutas são alimentos naturais muito importantes para nossa grade alimentar, além de possuírem benefícios incríveis para o organismo, elas ainda possuem um sabor delicioso. Dentre todos os tipos, há frutas com F.

As frutas possuem propriedades bastante versáteis, podendo ser ingerida in natura, em doces, geleias, sorvetes, sucos e ainda fazem parte de muitos pratos saborosos.

 

Frutas que começam com a letra F

Fruta do Tatu

A fruta do tatu é o nome popular do guatucaí, de origem tupi. O nome foi popularizado pois a fruta cresce no chão, ou a poucos centímetros do solo, sendo consumida por tatus que a encontram.

Por causa do grande mercado do agronegócio, a planta está em risco de extinção. Ela é encontrada apenas em poucos estados brasileiros, a maioria em clima de cerrado. A fruta é arredondada, na cor castanho claro, bem similar ao solo.

Embora possua pouca polpa, a fruta é bastante consumida in natura, e também para a confecção de doces. O seu cultivo é muito importante, pois como já falamos, está em perigo de extinção.

 

Fruta do Lobo

Também conhecida como guarambá, a fruta do lobo nasce em um pequeno arbusto, mas também pode atingir até 5 metros de altura. A fruta tem esse nome pois ela representa cerca de metade da dieta alimentar do lobo-guará, inclusive o ajuda com propriedades medicinais.

A fruta do lobo parece um pouco com um tomate, ela possui um cheiro característico e “saboroso”, sendo que muitas vezes o gado foge em busca desse odor. A fruta é uma das mais promissoras em propriedades medicinais.

O consumo ajuda no combate à epilepsia, diabetes e hepatite, além de possuir propriedades calmantes. Antigamente se acreditava que a fruta era venenosa, pois matava o gado. Porém isso já foi desmentido.

Na verdade o gado gosta tanto da fruta, que acaba engolindo o caroço, que acaba ficando preso na garganta, causando a morte.

 

Fruta do Conde

A fruta do conte, também chamada de fruta pinha, é uma fruta de origem caribenha, ela é parente da graviola, e conhecida popularmente por aqui como araticum.

Seu nome é fruta do conde pois foi cultivada pela primeira vez no Brasil no século XVII, pelo governador da Bahia, Diogo Luís de Oliveira, também conhecido como Conde de Miranda.

A planta é integralmente usada para fins medicinais, sendo que o fruto ajuda na anemia, diarreia, desnutrição, verminose e até mesmo na epilepsia.

 

Feijoa

A feijoa é muito conhecida como goiaba-cerrana, ela teve sua origem no sul da América do Sul, é uma árvore não muito grande. O fruto é de cor verde, com a polpa branca.

Assim como a goiaba, a feijoa é dividida por uma parte mais densa e firme, próximo à casca, e vai ficando mais gelatinosa quando indo em direção ao meio, ela também possui as sementes é granulada, e doce.

As sementes são muitas vezes usadas como esfoliante para a pele. O nome da fruta foi dado em homenagem a João da Silva Feijó, um botânico encarregado de mandar exemplares da flora brasileira para a coroa portuguesa.

 

Framboesa

A framboesa é uma fruta nobre, frequentemente confundida com a amora. A diferença entre elas é que enquanto a amora é negra e densa, a framboesa é avermelhada e com o centro oco.

A framboesa é uma fruta muito sensível, por isso precisa ser cultivada e manuseada com cuidado, pois é destruída facilmente. Ela precisa de ambientes frios para dar frutos, por isso é bastante produzida no norte da Europa, e no sul da América do Sul.

O maior benefício da framboesa é que elas protegem bastante as células do organismo, e por serem muito pouco calóricas, ajudam no emagrecimento.

 

Figo

O figo é bastante parecido na forma com uma pera, porém, em menor escala e na maioria das vezes, na cor verde. O fruto possui muitas sementes no centro da polpa, essas sementes são minúsculas e comestíveis, causando uma sensação de aerada quando mordido.

O figo é muitas vezes ingerido in natura, mas também é frequente o seu uso para a fabricação de doce, e geleias. A fruta ajuda no combate às inflamações do sistema respiratório, e ele também ajuda na prevenção do câncer.

Fruta com a letra F

Alfarroba

A alfarroba é um fruto da árvore alfarrobeira, o fruto é bastante semelhante ao cacau, por esse motivo, é conhecido como o substituto saudável do cacau.

O cacau é nutritivo e traz benefícios para a saúde, porém ele costuma engordar, e a troca do cacau pela alfarroba é feita principalmente por quem está em dieta. A diferença é pouca, os dois possuem a mesma cor e são vendidos em pó.

A alfarroba em pó costuma ser usada como mistura para o leite, e para fazer doces e sobremesas. A principal diferença é que a alfarroba não contém cafeína, e é muito menos calórica.

Ela é rica em vitamina, cálcio e magnésio, e ainda por cima, não contém gorduras e nem glúten.

Esfregadinha

Popularmente conhecida como esfregadinha, essa é a ameixa-café, ou ameixa-indiana. O fruto realmente é parecido com uma ameixa, e possui uma casca fina. Para que a polpa fique mais macia, é comum que a apertem suavemente, daí o nome.

A planta se adapta bem na maioria das condições climáticas. Além de conter algumas vitaminas importantes, a esfregadinha é bastante usada contra a diarreia. As folhas são usadas contra a bronquite e as raízes contra dor de dente.

Fruta com F em inglês

Confira o nome em inglês de algumas frutas com F. Por muitas serem nativas do Brasil, não existe terminologia em inglês.

  • Figo – Fig
  • Framboesa – Raspberry
  • Fruta do conde – Fruta do conde
  • Feijoa – Feijoa
  • Fruta do lobo – Fruta do lobo

Fruta com F em espanhol

  • Figo – Higo
  • Framboesa – Frambuesa
  • Fruta do conde – Fruta del conde
  • Feijoa – Feijoa
  • Fruta do lobo – Fruta del lobo

O mais importante é que você saiba que as frutas são opções de alimentos que sempre irão trazer benefícios para seu corpo, e ainda, elas possuem um sabor delicioso. Coma frutas!

 

Fruta com F
Avalie essa matéria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *