Cores quentes: Entenda melhor

As cores quentes e as cores frias são dois diferentes grupos de cores, nós iremos compreender melhor isso. Sendo mais simples, uma cor é uma sensação visual que temos, essa sensação é a tonalidade de cada coisa ou objeto ao nosso redor.

As cores são percepções visuais que nós temos ao olhar para algo, por exemplo, a luz bate em algum objeto e o resultado desse encontro são as faixas do espectro visível de cores.

Porém, antes de nos aprofundarmos no assunto, vamos rever alguns conceitos básicos para facilitar o entendimento.

Cores Quentes

As cores quentes, de acordo com o psicólogo alemão, transmitem a ideia de energia, força, estímulo e excitação. Elas são chamadas de cores quentes por lembrarem o fogo e o calor.

As cores quentes principais são o Amarelo, Laranja e Vermelho.

Cores Frias

As cores frias transmitem sentimentos de tranquilidade, relaxamento, calma e tristeza. Elas são chamadas de cores frias pois lembram a água e o frio. As principais cores frias são o Azul, Verde e Roxo.

Cores Neutras

As cores neutras são aquelas que não sofrem muita interferência com a luz, normalmente são tons de branco e de preto, como o bege, marrom e similares.

Cores Primárias

Também chamadas de cores puras, as cores primárias são a base de todas as outras cores, elas são as cores naturais, pois existem sem precisar da mistura de outras. Sendo assim, as cores primárias são indivisíveis.

As cores primárias são: Vermelho, Azul e Amarelo. Elas são chamadas de primárias pois a mistura entre elas é o que gera as cores secundárias.

 

Entenda sobre as Cores

A principal divisão que temos das cores são as cores primárias, as cores secundárias e as cores terciárias.

Cores secundárias

As cores secundárias são formadas após a junção de duas cores primárias, elas são: Laranja (Amarelo e Vermelho), Roxo (Vermelho e Azul) e Verde (Azul e Amarelo).

 

Cores terciárias

As cores terciárias são formadas após a união de uma cor primária e de uma cor secundária, são elas: Amarelo-Esverdeado, Azul-Esverdeado, Azul-Arroxeado, Vermelho-Arroxeado, Vermelho-Alaranjado e Amarelo-Alaranjado

 

Cores Aditivas e Subtrativas

O padrão tradicional de cores não vem sendo muito usado, os estudiosos encontraram um modo mais fácil de exemplificar a mistura das clores. Já que as cores só são visíveis por causa da luz, criou-se um conceito chamado de cores aditivas,

 

Aditivas: São as cores primárias da luz (Vermelho, Verde e Azul). São chamadas assim pois a união dessas três cores resulta no Branco, que é literalmente a luz pura. As cores aditivas também são conhecidas como RGB (Red, Green, Blue).

 

Subtrativas: As subtrativas são as cores secundárias da luz (Amarelo, Magenta e Ciano). São chamadas assim pois são formadas através da mistura das cores atrativas, e a mistura das três cores subtrativas formam o Preto, que é a pura ausência de luz.

Temperatura das cores

No início do século XX, o psicólogo alemão Wilhelm Wundt criou o conceito de Temperatura das Cores. O intuito dele era descobrir quais sensações cada cor transmitia para o ser humano.

Com isso, ele dividiu as cores em dois grupos principais, tomando como norte a questão da sensação transmitida. As cores quentes e as cores frias, ainda há o conceito de cores neutras.

A ideia é expressada através de um círculo composto por todas as cores, cujos tons vão se mudando suavemente. De um lado estão as cores frias (esquerda), do outro as cores quentes (direita).

Psicologia das cores

Tomando base na pesquisa feita pelo psicólogo Wilhelm Wundt, criou-se a psicologia das cores. Ela é para muitos, uma forma de “controlar” as pessoas através de sensações visuais, e realmente funciona.

Você já parou para pensar o motivo de algumas marcas usarem cores específicas em sua embalagem? Por exemplo, a Coca Cola sempre ostentou o vermelho em sua marca.

O vermelho, como sabemos, é uma cor quente que transmite energia e diversão, além de trazer alegria. A mesma marca de refrigerantes usou uma campanha chamada “Abra a felicidade”, isso não foi por acaso.

A Ferrari, uma das mais potentes marcas de carros do mundo também usa a cor vermelha. Marlboro e o Mcdonalds também tomam dessa cor para transmitir sensações.

Por outro lado, marcas como Intel, Ford, HP e Samsung possuem o logo azul, transmitindo uma sensação de tranquilidade, qualidade e bem-estar.

Para entender melhor basta prestar atenção em filmes, nos filmes de comédia as cores são bastante vivas, na maioria cores quentes, enquanto nos filmes tristes os tons frios costumam se sobressair.

 

A cor não existe, tudo o que nós vemos é a luz

As cores não existem de forma literal, elas são apenas coisas criadas em nosso cérebro. Por exemplo, quando olhamos para um tapete vermelho, a cor vermelha em si não existe, nós enxergamos a luz batendo no tapete, a imagem que temos disso é moldada por nosso cérebro, não pelos olhos.

Sendo assim, cada pessoa pode ver uma cor diferente, porém, a maioria criou um certo padrão cerebral onde enxergam os mesmos tons e sentem a mesma emoção. Por isso o conceito de cores quentes e frias existem.

As cores são moldadas no nosso cérebro, assim como nossas emoções. Se você parar para pensar, tudo que existe no mundo é feito com base na emoção que uma cor transmite.

Se você chega em um lugar escuro e pálido, a tendência é que você fique meio deprimido. Enquanto uma paisagem vibrante e viva te dá alegria.

Curiosidades sobe as cores

A cor mais odiada do mundo é o marrom. Provavelmente porque muitas vezes ela é associada com a sujeira e doenças.

As mulheres conseguem enxergar melhor os tons de vermelho por causa do cromossomo X.

A cor amarela dá uma sensação de fome. Por isso o logo de muitas marcas de fast food são amarelos.

O Papai Noel era tradicionalmente vestido de verde, porém em uma campanha, a Coca Cola o vestiu de vermelho, e assim ficou.

A cor preferida da maioria das pessoas é o Azul. Isso ocorre pois é uma cor que dá tranquilidade, e estamos acostumados com ela, pois sempre olhamos para o céu.

Cores quentes: Entenda melhor
Avalie essa matéria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *