Fruta com V

Não existem muitas fruta com V na nossa língua. Quantas você conhece? Se, assim como eu, você não é muito ligado no universo das frutas, não deve conhecer nenhuma. Mas, ao pesquisar essas frutas para este artigo me deparei com tanta beleza e diversidade que fiquei impressionado e me arrependi de não ter buscado antes.

E você, assim como, também ficará quando conhecê-las. Elas são frutas impressionantes e cheias de características curiosas, uma é coberta por pêlos inclusive. Todas são ricas em nutrientes e vitaminas e são ótimas para a saúde.

Por isso, vale a pena parar um pouco para conhecer essas frutas que, apesar de diferentes, são tão incríveis quantos aquelas que vemos todos os dias, quem sabe até mais. Então, acompanhe o texto e descubra tudo sobres as frutas com V!

Fruta com V

Não existem muitas frutas com V. Ao todo são 4 frutas incríveis e em sua maior parte desconhecidas do grande público: o veludo, a vergamota, a vaccinium e o veludo branco.

E para que você conheça melhor cada uma delas, trouxemos uma lista com suas principais características e curiosidades.

fruta com v

Lista de nomes com frutas que começam com a letra V

  • Veludo

O veludo é uma fruta curiosa. Ele é fruto de cor verde que vai ganhando uma cor creme, vermelha escura conforme amadurece. Suas folhas de um verde pálido são completamente coberta por pêlos, assim como o fruto em si, que também é coberto por pequenos e finos pelinhos.

Seu nome veludo, vem dessa característica bem incomum em frutas.

O veludo é extremamente benéfico à saúde graças aos diversos nutrientes e vitaminas presentes em sua polpa.

Entre eles está o Cálcio, presente em grandes quantidades na fruta e que ajuda a fortalecer os ossos, evitando doenças como osteoporose e artrite reumatoide. O veludo também é um ótimo analgésico natural, ajudando a aliviar dores nos ossos e no músculos.

Seu efeito analgésico pode ser potencializado se as folhas e a casca da planta forem amassadas e usadas topicamente no local da dor.

Além desses benefícios, o veludo também ajuda a  melhorar a digestão, fortalecer a imunidade, combater o diabetes, gripes,  resfriados e muitos mais.

veludo
Foto: Dicas de Saúde
  • Vaccinium Ashei

A Vaccinium ashei, também conhecida como Mirtilo e uva do monte, é uma planta nativa da América do Norte, desde o Sul dos Estados Unidos até o Leste do Canadá, onde ela é chamada de blueberry.

Seus frutos se parecem bastante com uvas e podem ser comidos in natura e usados em sucos, geléias, e iogurtes. Eles são extremamente ricos em antioxidantes e têm uma quantidade bastante elevada de polifenóis tanto na casa quanto na polpa, o que lhes confere funções de proteção nas paredes das células.

Esse benefício é atribuído às antocianinas, pigmentos que têm um alto poder antioxidante capazes de desempenhar importantes funções biológicas, principalmente a prevenção de doenças e outros compostos naturais.

Além do fruto, da vaccinium se aproveita também as folhas, que podem ser consumida em saladas ou em chás.

fruta com v
Foto: Gardens Oy Vey
  • Vergamota

A vergamota, também conhecida por bergamota, seu nome mais popular; é uma fruta de sabor cítrico, polpa sumarenta, de casca fina, lisa e amarela. Ela também é conhecida como tangerina, mexerica e mimosa.

A bergamota traz diversos benefícios à saúde por ser uma fonte rica em antioxidantes, principalmente a Vitamina C, que além do alto poder antioxidante, ajuda a combater gripes, resfriados e até mesmo a anemia.

A bergamota possui também diversas vitaminas do complexo B, o que ajuda a manter o sistema nervoso saudável. Além disso, por ser rica em fibras, a fruta ainda ajuda a regular o sistema digestivo.

vergamota
Foto: dietaeboasaude
  • Veludo Branco

Veludo branco é o nome popular de uma fruta originária do México e muito benéfica à saúde, principalmente por conta do seu poder antioxidante. Ela é rica em diversos nutriente como cálcio, ferro e Vitamina C e A.

O que ajuda no combate a gripes, resfriados e a diabetes. Por conta do alto teor de cálcio, a fruta também ajuda a fortalecer os ossos.

veludo branco
Foto: Dúvidas de Português

Frutas que tenham a letra V

A letra V não aparece muito em frutas. Até mesmo as que têm essa letra no meio são pouquíssimas.

  • Dovyalis
  • Graviola
  • Jerivá
  • Taiúva
  • Uva
  • Uvaia
  • Avelã

Curiosidades da letra V

Agora, que tal conhecer um pouco mais a fundo a letra que é praticamente o tema desse texto? Por mais que pareça algo fútil, você vai perceber o quanto de história e até mesmo física você pode aprender ao analisar essa letrinha.

  • O V é a vigésima segunda letra do nosso alfabeto e teve origem na palavra fenícia waw, assim como f, u, w, e u. No passado ela não tinha nenhuma diferenciação da letra u, só mais tarde, no século XVII, que o V passou a representar o som que tem hoje;
  • Símbolo químico do vanádio. O vanádio é um elemento químico pertencente à tabela periódica e representado pela letra v;
  • Representa o número cinco no sistema de algarismos romanos;
  • Aparece muito em cálculos de física representando a velocidade e o volume;
  • O V também é usado para representar vendeta e veneno;
  • Em física o v representa a unidade de medida de diferença de potencial elétrico volt.

Também temos pratos culinários com a letra V

Além de serem ótimas in natura, as frutas também colorem os nossos pratos nas nossas refeições. Pensando nisso decidi trazer também uma lista com diversos nomes de pratos que começam com a letra V. Acompanhe e descubra pratos incríveis!

Quem sabe você goste de um e decida provar…

  • Vaca atolada: Ensopado de costela de boi com mandioca. Muito apreciado no nordeste do país.
  • Vatapá: Papa de pão misturada com peixe, camarão, castanha, azeite de dendê, farinha de amendoim e temperos picantes.
  • Vermouth: Esse é o aperitivo mais popular do mundo. Preparado à base de vinho, álcool puro e ervas aromáticas.
  • Vinagrete: Mistura de vinagre, óleo e água junto com salsinha, cebola, tomate e pimentão.
  • Virado: O Virado é preparado com feijão cozido e escorrido na gordura, farinha de mandioca e diversos temperos, principalmente pimenta do reino. Em algumas receitas são adicionados ainda ovos, linguiça e costelas de porco.
Fruta com V
Avalie essa matéria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *