Imagens do sistema solar


Escrito por -

O sistema solar é o local onde nosso planeta está situado, ele engloba um total de oito planetas, por vários satélites naturais e milhões de asteroides e corpos que giram em torno do sol. Por isso, as imagens do sistema solar são tão cheias.

Resumindo, o sistema solar é formado pelo Sol, e todos os outros corpos celestes que estão na órbita dele, inclusive a Terra. Para se ter uma ideia, mais de 99% de toda a massa do sistema, é formada pelo Sol.

Planetas do Sistema Solar

Agora vamos entender como é cada um dos oito planetas em nosso Sistema, a ordem é a mesma existente em relação ao Sol, ou seja, Mercúrio é o mais próximo do astro, enquanto Netuno é o mais distante.

Mercúrio

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, e também é o menor dos oito. Por isso, a temperatura dele pode atingir os 400°C, porém, nos locais onde a ação solar é indireta, a temperatura é de -170°C.

O movimento de rotação de Mercúrio dura 57 dias, enquanto o de translação duro 87. E o planeta não possui satélite

Vênus

Assim como mercúrio, Vênus não possui satélite. O planeta é o segundo mais próximo do Sol, e o mais próximo da Terra, sendo visível as vezes a olho nu. Embora possua características muito parecidas com as da Terra, Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar, atingindo 480°C.

A rotação de Vênus em torno de si mesma, demora 243 dias, o curioso é que a rotação é mais demorada do que a translação, que demora 225 dias. Outra característica particular do planeta, é que ele possui um brilho incrível.

Terra

Nosso planeta é o terceiro em proximidade do Sol, ele é chamado de Planeta Azul pois a grande quantidade de água e oxigênio faz com que a vida seja possível. A Terra possui um satélite natural, a Lua.

O tempo de rotação de nosso planeta é de 24 horas, enquanto o de translação dura 355 dias, exceto em anos bissextos.

Marte

Marte é chamado de Planeta Vermelho pela grande quantidade de Ferro em sua composição, o planeta é frio, seco e rochoso. Além disso, possui dois satélites naturais e após mercúrio, é o menor planeta do Sistema Solar.

Ele também pode ser visto aqui da Terra, e embora esteja mais distante que Júpiter, sua cor o torna mais visível. Tanto que é por isso que a maioria das histórias sobre alienígenas envolve o planeta.

Aliás, ele é bem semelhante à Terra em seus movimentos, o dia tem 24 horas e 37 minutos, e o movimento de translação demora 687 dias. Afinal, is there life on Mars?

Júpiter

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, seu tamanho é cerca de 1300 vezes o tamanho da Terra, ele é composto por gases, principalmente de hidrogênio.

O planeta também é o maior em número de satélites, são 67. As temperaturas lá podem chegar aos -150°C. O movimento de rotação dura quase 10 horas, e o de translação, 12 anos.

Saturno

O segundo maior planeta do nosso Sistema é Saturno. Famoso por seus anéis formados por rochas, poeira e gelo, ele também é famoso por possuir 62 luas.

A temperatura média no local é de -140°C. O seu movimento de rotação dura 10 horas e 15 minutos, e o de translação demora 30 anos.

Urano

Urano é um planeta bem grande também, é o terceiro maior, é um planeta gasoso com temperaturas similares as de Saturno. Ele possui 27 satélites. A rotação do planeta demora 17 horas, e a translação 165 anos.

Netuno

Netuno é o planeta mais distante do Sol, ele é um planeta gasoso composto principalmente por hidrogênio e hélio. A temperatura média é de -200°C.

Seu movimento de rotação dura 16 horas, e o de translação164 anos terrestres. Netuno também costuma ser chamado de gigante de gelo nas imagens do sistema solar.

Corpos menores

Antes de falarmos sobre os planetas, primeiro vamos entender o que são os corpos menores.

Os corpos menores, de acordo com a definição, é tudo aquilo que não se enquadra no conceito de planeta, de planeta anão e de satélite natural. Esses corpos são os asteroides, os cometas, meteoroides e os objetos transnetunianos.

Asteroides: Os asteroides são objetos que remanesceram da formação do sistema solar, eles podem ter de poucos metros, até centenas de quilômetros. Foram catalogados cerca de meio milhão de asteroides presentes no nosso Sistema, e esse número provavelmente é bem maior.

O mais interessante é que, se a massa de todos os asteroides catalogados fosse unida em um único corpo celeste, não daria a massa da Lua.

Existe uma zona chamada de Cinturão de Asteroides, onde milhões estão reunidos, mas podem existir em outros lugares diferentes, inclusive, se colidindo com a Terra.

Cometas: Os cometas são corpos que provem de regiões muito afastadas do Sol, tanto que por isso, são compostos por gelo. Ocasionalmente, alguns desses cometas se aproximam mais do Sol, passando por entre os planetas.

O exemplo mais famoso é o cometa Halley, porém, o local de onde eles vêm é tão distante que a passagem deles pela Terra pode ocorrer até mesmo a cada 30 milhões de anos.

Por serem feitos de gelo, quando se aproximam perto do Sol acabam entrando em combustão, formando aquela causa. São imagens do sistema solar.

Meteoroides: Os meteoroides são corpos consideravelmente menores do que os cometas, e eles se movem no Sistema solar com muita velocidade, sendo bastante comum que entrem em nosso planeta.

Porém, como são pequenos e incandescentes, assim que penetram em nossa atmosfera são destruídos. Esse efeito é a chamada estrela cadente.

 

Avalie essa matéria