Resumo do livro o pequeno príncipe


Escrito por -

Você gosta de histórias? Então certamente gostará do resumo do livro o Pequeno Príncipe!

O Pequeno príncipe é uma história que acompanha gerações do mundo inteiro desde 1943, e até hoje arranca suspiros e reflexões de todos que a lêem. O livro é altamente filosófico e busca resgatar a inocência infantil que é perdida depois de nos tornarmos adultos.

Isto ocorre através dos ensinamentos do príncipe, que viaja de planeta em planeta, em busca de conhecimento.

Neste artigo você poderá ver o resumo de livro sobre o Pequeno príncipe, e levar esta linda história adiante. Continue a ler, e se encante com essa bela história do francês Antoine de Saint-Exupery.

Qual assunto principal de O pequeno Príncipe 

O principal assunto do livro é a amizade entre um piloto perdido em uma ilha e o pequeno príncipe, que não é um habitante da Terra e está apenas de passagem.
A interação entre os dois se dá por meio de conversas, que buscam devolver a inocência perdida pelo piloto depois que cresceu.

O Pequeno príncipe não entende o porquê de os adultos serem cheios de questões e não saberem resolvê-las. A história se desenrola com o pequeno príncipe conseguindo entender coisas relacionadas ao seu planeta, e ensinando valores infantis para o piloto. Veja também algumas sugestões de história infantil para dormir.

filmeopequenoprincipe
Foto: G1

Personagens da história 

Os personagens da história são muito importantes, pois cada um deles carrega muitas questões e ensinamentos que são passados uns aos outros.

Agora você conhecerá quais são os personagens principais da história, e qual é a sua participação:

resumo de o pequeno principe
Foto: Wikimedia Commons

Pequeno príncipe: O pequeno príncipe é um menino que vive em um cometa chamado 325, e vem à Terra em busca de um cordeiro para acabar com árvores que cresceram em seu asteróide. Ele parte pelo espaço em busca do carneiro, mas acaba aprendendo muitas coisas, e ensinando também.

Rosa: A rosa é o grande amor da vida do pequeno príncipe, ela vive junto com ele no asteróide 325, e embora tenham algumas brigas, a relação dos dois representa o amor verdadeiro.

Piloto: O piloto é um homem que acabou caindo com seu avião no Saara e sem ter o que fazer fica refletindo. Depois de um tempo que está lá conhece o pequeno príncipe, e juntos eles              descobrem coisas novas e trazem de volta a alma infantil do piloto.

Raposa: A raposa representa a sabedoria, e ajuda o pequeno príncipe a lidar com coisas novas que ele vê em outros países.

Geógrafo: O geógrafo não vive na Terra, mas é muito importante para a história, pois é ele que indica ao menino visitar o planeta.

Resumo do livro O Pequeno Príncipe

o pequeno principe
Foto: Vimeo

Veja agora o Resumo do livro o pequeno príncipe:

O pequeno príncipe é uma criança que vive no asteróide 325, junto com sua rosa, que é o grande amor de sua vida.

O menino dedicava sua vida a cuidar de seu planeta, cuidando para que nada ruim germine no solo, mas um dia surgiram algumas árvores indesejadas e ele precisou sair pelo espaço em busca de um carneiro para acabar com elas.

Enquanto viaja ele conhece diversas pessoas, dentre elas um geógrafo que lhe indica conhecer a Terra.

Ao chegar à Terra, ele pousa no deserto do Saara, onde havia um homem dormindo que acabara de sofrer um acidente aéreo e não sabia como sair dali.

Quando o homem acordou e viu o pequeno príncipe, logo o menino pediu que ele lhe desenhasse um carneiro para que pudesse procurá-lo.

O piloto hesitou em fazê-lo, pois tinha um trauma: Quando criança sempre desejou ser artista, mas os adultos não valorizavam seus desenhos. Os dois conversam e refletem sobre a essência infantil do piloto.

Depois de um tempo o pequeno príncipe conhece uma raposa, que o acompanha e lhe ensina diversas coisas, em especial sobre os sentimentos.

Enquanto caminha, junto com o piloto e com a raposa, o pequeno príncipe avista um campo cheio de rosas e se entristece, pois pensava que sua rosa era única e vinha de uma espécie rara, que tinha apenas em seu asteróide.

A raposa o acalma dizendo que: Coisas importantes na vida são visíveis apenas com o coração. Com isso o menino se acalma e entende que sua rosa é especial, pois ele a ama mais que todas as outras.

Depois de um tempo ele encontra uma serpente que o garante que sua picada o levaria de volta a seu asteróide. O príncipe aceita e logo volta ao seu planeta, enquanto seu amigo piloto fica na Terra olhando para o céu e lembrando-se de seu amigo príncipe, logo após ser resgatado.

Moral da História

Por se tratar de uma história filosófica, não é tão simples entender o desenrolar e a moral que o pequeno príncipe deseja transmitir. Mas, para entender é muito importante ler com sentimentos, levando em consideração a criança que habita cada um de nós.

A moral do livro é exatamente esta: devemos ver as coisas com os sentimentos que temos e sempre deixar valer nossa essência infantil.

O livro é muito bonito e foi escrito com o intuito de fazer com que as pessoas refletissem sobre suas atitudes, em especial sobre os comandos extremos, característicos depois que viramos adultos.

Em 1943 o autor, um ano antes de morrer já pensava sobre isso, e hoje é importante darmos ainda mais valor, a fim de manter a saúde de todos que na Terra habitam.

Leve com você esta história e enriqueça sua vida com as reflexões do Resumo do livro o pequeno príncipe, vindo de um asteróide, mas que tem muito a ensinar.

Avalie essa matéria