História infantil para dormir

Crianças amam ouvir histórias. Um bom jeito de criar um vínculo com seu filho é contando para ele uma história infantil para dormir.

As histórias também ajudam a manter a rotina da criança e fazem com que ela se sinta segura. Quando o adulto se senta ao lado dela e lhe conta uma história antes de dormir, as chances de que ela tenha medo são muito menores.

Além disso, os contos ajudam a despertar a imaginação da criança. Elas se identificam com os personagens e aprendem a superar seus problemas através das histórias. Preparamos algumas histórias infantis para você contar para sua criança ou bebê na hora de dormir. Com essas histórias, seu filho irá relaxar e o momento do sono será mais tranquilo.

Dicas de história infantil para dormir

Existem algumas histórias para dormir clássicas, que nossos pais contavam para nós quando éramos pequenos. Nós podemos contar para os nossos filhos atualmente.

Não tenho medo de passar histórias de geração em geração. O mundo pode estar cada vez mais moderno, mas algumas histórias nunca deixarão de ser interessantes.

historias-para-dormir
Foto: PBKids

A seguir, alguns exemplos de contos que podem ser contados:

  • Pinóquio
  • A Princesa e a Ervilha
  • Alice no País das Maravilhas
  • Rapunzel
  • Branca de Neve e os 7 Anões
  • Chapeuzinho Vermelho
  • Cinderela
  • Cachinhos Dourados e os 3 Ursos
  • Rumpelstiltskin

Veja também nossa matéria sobre atividade educativa infantil.

Sugestões de histórias infantis pequenas

Às vezes uma história infantil pequena pode ser o suficiente para entreter o seu filho até que ele durma. Muitas crianças acabam dormindo antes do fim das histórias muito longas. Nesse caso, o ideal é contar uma história infantil para dormir mais curta.

Como exemplo temos a história da “Zebrinha Preocupada” de Lúcia Reis, que fala sobre a importância de nos aceitarmos como somos!

Veja a seguir:

“Era uma vez uma Zebrinha listrada que vivia muito preocupada em uma savana africana. Como todas as outras zebras que viviam por lá, esta Zebrinha também tinha listras pretas e listras brancas que pareciam um belo pijama.
Se não fosse por um pequeno detalhe, a Zebrinha não teria nenhum problema: suas listras eram deitadas. A Zebrinha ficava muito chateada.
Por onde passava todo mundo comentava: – Lá vai ela, a Zebra de listras deitadas! A Zebrinha ficava tão triste que chorava.
Até que um dia, a Zebrinha, conheceu uma Girafa muito estranha. Como todas as outras girafas que viviam por lá, esta também era amarela com pintas marrons.
Se não fosse um pequeno detalhe, a Girafa não seria estranha: suas pintas eram quadradas.
Conversa vai, conversa vem, e a Zebrinha disse para a amiga nova o que a incomodava:
– São todas estas listras deitadas!!!
– Tremenda besteira! Tremenda bobagem! – Respondeu a Girafa. – Eu gosto muito de ser quadriculada!
– Ora bolas! Quer saber de uma coisa? Cansei de andar estressada. É isso mesmo, grande amiga Girafa! Em pé ou deitada, a posição da listra não é o que realmente interessa!
– Então, Zebrinha, vamos acabar logo com esta história e vamos brincar depressa! E assim a Zebrinha nunca mais viveu preocupada!”

Fábulas infantis para dormir

Fábulas são contos em que os personagens são animais que falam e pensam. Normalmente as fábulas vem com uma moral da história no final, mas isso nem sempre acontece.

Ao escolher fábulas para contar para seus filhos, procure as que tem finais felizes. Ou as que tem finais adaptados. Algumas fábulas podem ter finais pessimistas e não é agradável para uma criança ouvir essas antes de dormir..

História infantil para dormir

Uma boa fábula infantil para dormir é a fábula chamada “Festa no Céu”. Ela é assim:

“Certo dia, foi marcada uma festa no céu. Todos os animais que voam foram convidados. A tartaruga também queria ir, mas não tinha sido convidada.
Enquanto o urubu afinava seu violão para a festa, a tartaruguinha deu um jeito de entrar no violão. No horário da festa todas as aves saíram voando céu afora.
Nas nuvens, a mesa estava farta. Repleta de comida. Tinha sonho, brigadeiro, guloseimas, cachorro quente. Tudo o que existia de gostoso.
Quando a tartaruga viu aquilo, saiu de dentro do violão – sem ninguém perceber – e começou a atacar as comidas. Comeu tudo, até ficar bem cheia.
Nisso, o tempo passou e o sol começou a se pôr. Já era hora de voltar para o chão. A tartaruga, de barriga cheia, voltou para o violão.
O urubu no começo nem percebeu que a tartaruga estava lá. Mas ao longo do caminho, ele foi percebendo que o seu violão estava mais pesado do que o comum.
O violão estava tão pesado que o urubu acabou perdendo o equilíbrio! O violão caiu no chão e a tartaruga também. E quando a tartaruguinha caiu no chão ela quebrou todo o seu casco.
Depois da queda ela teve que colar todos os pedacinhos de novo. E é por isso que hoje em dia, o casco da tartaruga é cheio de formatos geométricos. Porque no dia da festa do céu, ela quebrou e precisou ser consertada.”

Outras fábulas legais: A lebre e a tartaruga, a cigarra e a formiga, a galinha dos ovos de ouro, o patinho feio, a raposa e as uvas, os três porquinhos, entre outras.

O canal Os Amiguinhos trouxe a história de “O coelho e a Tartaruga”:

 

Opções histórias para bebês

Se o seu filho ainda for um bebê, talvez ele não saiba falar, mas isso não significa que ele não vá amar ouvir uma história infantil para dormir. Eles gostam de ouvir seus pais falando e ouvir histórias ajuda a estimular a imaginação.

As histórias para bebês não precisam ser tão elaboradas. É mais interessante escolher histórias curtas e com personagens divertidos. Contos que rimam também são muito interessantes. Leia também nossa matéria sobre atividades Lúdicas.

Um exemplo é o poema das Borboletas, de Vinicius de Moraes:

“Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas.

Borboletas brancas
São alegres e francas.

Borboletas azuis
Gostam muito de luz.

As amarelinhas
São tão bonitinhas!

E as pretas, então…
Oh, que escuridão!”

Esses foram alguns contos que separamos. Se o seu filho tiver alguma história infantil para dormir preferida nos conte qual é!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *