Tabela de mistura de cores

Hoje vamos falar sobre um assunto que pode ser muito útil quando estamos fazendo arte com um número limitado de cores disponíveis: apresentaremos uma tabela de mistura de cores.

Entender como funcionam as cores é um ponto chave quando se é um artista ou até mesmo quando pintar é apenas um hobby. É importante porque pode tornar trabalhos muito mais bonitos com resultados ainda mais surpreendentes.

Desde crianças estamos ligados às cores de diversas formas. As principais atividades na pré-escola e no ensino fundamental se baseiam na pintura de desenhos para aprender português ou matemática.

No texto de hoje falaremos sobre diversas questões acerca das cores: as primárias, secundárias e terciárias. Também ensinaremos quais cores misturar para ter como resultado uma determinada cor.

Tabela de mistura de cores

Essa tabela inicial é sobre a formação das cores secundárias.

As cores secundárias se chamam assim, pois são a combinação de duas cores consideradas primárias: o que resulta em uma cor secundária, visto que ela já não pertence mais a tabela de cores primárias.

As cores primárias são justamente isso: aquelas cores capazes de, se forem unidas, darem vida à outras cores.

São as cores primárias: o azul, o vermelho e o amarelo.

A combinação de qualquer uma dessas cores gera uma cor secundária.

Assim surge a forma tradicional da mistura de cores (apresentadas no sistema RYB que leva em consideração a teoria de cores feita por Leonardo da Vinci) que é quando elas são misturadas na mesma proporção. O resultado se encontra na tabela abaixo:

Azul + Vermelho = Roxo

Azul + Amarelo = Verde

Vermelho + Amarelo = Laranja

Apesar disso, nos tempos modernos, outro conceito surgiu: as cores aditivas e subtrativas, onde o verde é considerado uma cor primária no lugar do amarelo.

No caso subtrativo (aquela utilizada em impressões), a combinação de cores fica como:

Azul + Verde = Ciano

Azul + Vermelho = Magenta

Vermelho + Verde = Amarelo

tabela de mistura de cores

Tabela de mistura de cores para formar outras cores

Quando utilizamos de uma das cores secundárias em conjunto com uma cor primária, damos origem a mais um tipo de cor: as cores terciárias.

São elas:

Vermelho + Amarelo = Laranja

Verde + Amarelo = Oliva

Azul + Magenta = Violeta

Azul + Ciano = Celeste

Verde + Ciano = Turquesa

Vermelho + Magenta = Rosa

Cores secundárias

As cores secundárias são aquelas que são a junção de duas cores primárias.

Cores primárias e secundárias

As cores primárias se diferem das cores secundárias porque elas não podem se decompor em outras cores, ao contrário das secundárias que são a junção de duas cores primárias.

Quais são as cores primárias?

Na história do mundo, diversos cientistas e estudiosos propuseram diversas teorias sobre o que eles achavam ser as cores primárias.

Thomas Young descreveu as cores primárias como vermelho, verde e violeta. Anos depois, James Clerk Maxwell alterou a cor violeta e colocou o azul. Já Hermann von Helmholtz disse que eram “um vermelho levemente púrpura, um verde vegetação e um azul ultramarinho”.

As cores primárias para os humanos são apenas três. Isso se deve ao fato de sermos tricromatas (temos três canais de informação de cores). Já para alguns seres vivos, as cores primárias podem ser quatro, visto que eles são tetracromatas (têm quatro canais de informação de cores).

Na teoria tradicional, as cores primárias são: azul, vermelho e amarelo.

Nas teorias modernas, as cores primárias são: azul, vermelho e verde.

Quais são as cores secundárias?

As cores secundárias são a junção de duas cores primárias.

Na teoria tradicional, as cores primárias são: azul, vermelho e amarelo, como dito no tópico anterior.

Por conta disso, as cores secundárias são: roxo, laranja e verde.

Já nas teorias modernas, as cores primárias são: azul, vermelho e verde. Por conta disso, as cores secundárias são: ciano, magenta e amarelo.

Como fazer cores

Aqui listaremos algumas dicas de como fazer as cores necessárias para trabalhar em suas artes.

Uma dica é comprar apenas tinta branca e corantes, assim você pode apenas misturar cores de corantes na tinta branca e ter vários resultados diferentes. Utilize potes de plástico para armazenar a sua tinta e poder usar sempre que quiser.

Uma alternativa que é bem ecológica é uma tinta natural feita à base de terra. Para conseguir fazê-la você precisará peneirar um punhado de terra e misturar com uma parte de cola para duas partes de água.

Mexa essa mistura bem até que ela fique bem pastosa. Quando atingir o ponto, já pode começar a usar.

Outra dica é fazer tinta com o giz colorido que os professores utilizam para escrever no quadro negro. Para fazer uma tinta com esse material, basta transformar o giz em um material granuloso, acrescentar uma colher de água e ir adicionando cola até que fique com uma consistência que achar adequada para a pintura.

Curiosidades sobre as cores

Há muitas coisas sobre as cores que são extremamente curiosas. O estudo das cores fascina muitos cientistas, artistas e interessados.

Elas também são muito utilizadas na área de marketing, já que é dito que cada cor influencia as pessoas de uma maneira diferente.

Por conta disso utiliza-se as cores para atrair clientes baseado naquilo que a empresa quer oferecer: uma comida, um produto novo, uma sensação, uma experiência. Há cores que nos acalmam, que nos deixam com fome, que nos deixam felizes. A psicologia das cores é uma área muito explorada.

Além disso, com o passar dos anos, descobriu-se diversas coisas sobre as cores. Segue uma lista com outras curiosidades sobre as cores para que você aprenda mais sobre algo tão presente no nosso dia-a-dia.

  • Existem 111 tons de azul.
  • A cor vermelha é usada para estimular o apetite e por conta disso é muito utilizada em restaurantes de fast-food.
  • Os cientistas disseram que, se juntássemos toda as luzes do universo e colocássemos em um só lugar, a cor do universo provavelmente seria bege. Decidiram apelidar essa cor de “Café com Leite Cósmico”.
  • Existem humanos que são tetacromatas. Essas pessoas conseguem enxergar cem milhões de cores diferentes.
  • Existem 50 tons de preto.
  • A cor preta é aquela capaz de absorver 100% da luz e não reflete nenhum espectro.
  • A cor azul reduz o apetite.
Tabela de mistura de cores
Avalie essa matéria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *