Palavras com SS

Na língua portuguesa, uma das maiores preocupações dos professores, é conseguir que o aluno compreenda, no momento da alfabetização, qual a hora certa de se utilizar o s, z, ç ou o palavras com ss. Na nossa língua existem diversas palavras com SS e muitas delas serão apresentadas nesse texto.

Além disso, também será abordado qual a forma correta de se utilizar o SS e algumas dicas para que você consiga aprendê-las de maneira eficiente e eficaz.

Observe as seguintes palavras: caçador, admissão e saída. Nessas palavras, apesar de serem grafadas de maneiras diferentes, temos o mesmo som na hora de falar o ç, o ss e o s, no início da frase.

Isso já nos ensina uma grande lição: não é porque falamos de uma maneira igual, que a forma de escrever também vai ser igual. Muitos alunos em processo de alfabetização podem se confundir e errar na hora de escrever as palavras.

Não é incomum que pessoas, principalmente crianças aprendendo a escrever, acreditem que quando falamos de uma forma, também escrevemos dessa mesma forma. E, para evitar isso, veja as dicas a seguir de Quando usar SS.

Palavras com SS

De acordo com as regras gramaticais, quando o S está sozinho no meio de uma palavra, ele deve assumir o valor sonoro de Z. Você pode compreender melhor ao pensar no som de S na palavra casa, mesa, caseiro, liso… Percebe que o som ao pronunciar essas palavras é o da letra Z?

Quando queremos que o S mantenha o seu valor sonoro entre vogais, temos que duplicá-lo, utilizando o SS, como na palavra pássaro.

Quando usar SS

Segue algumas regrinhas adicionais para sabermos qual é o momento certo para utilizarmos SS.

  1. Quando houver palavras derivadas de verbos que terminem em -ceder, como por exemplo: proceder (processar), conceder (concessão) e exceder (excessiva).
  2. Quando houver palavras derivadas de verbos que terminem em -cutir, como por exemplo: discutir (discussão), permitir (permissão).
  3. Quando houver palavras derivadas de verbos que terminem em -primir, como por exemplo: imprimir (impressão), comprimir (compressão).
  4. Quando houver palavras derivadas de verbos que terminem em -metir, como por exemplo: emitir (emissão), admitir (admissão).
  5. Quando houver palavras derivadas de verbos que terminem em -meter, como por exemplo: comprometer (compromisso).
  6. Quando houver palavras derivadas de verbos que terminem em -gredir, como por exemplo: agredir (agressão).
  7. Como substituição do hífen quando o prefixo acaba em vogal e a próxima palavra começa com a consoante s. Essa regra passou a valer com o Novo Acordo Ortográfico de 2009, e mudou a maneira de escrever algumas palavras. Exemplos: antissocial, semissólido, microssegundo.
  8. Quando a palavra é formada por um prefixo que acaba em vogal e um vocábulo iniciado por s, como por exemplo: re + saltar = ressaltar.
  9. No sufixo -íssimo, que representa nos adjetivos um grau de aumentativo, como por exemplo: ao invés de dizer que está muito triste dizer que está tristíssimo. Ou ao invés de dizer que está muito cansado, dizer que está cansadíssimo..

Palavras com ss

Como aprender todas as regras e evitar erros comuns

Não é novidade que escrever bem e ter bons conhecimentos gramaticais é imprescindível para concorrer uma vaga na universidade ou conseguir um emprego. Confira a seguir algumas dicas para saber quando utilizar o SS e tantas outras regras.

  • Leia sempre: além de estimular a imaginação e ser algo divertido, te ajuda a aprender a maneira correta de escrever e, de quebra, te ensina diversas coisas diferentes.
  • Pratique com exercícios: praticar é a melhor forma de aprender. Há pessoas que aprendem melhor colocando em prática aquilo que aprendeu na teoria e você pode ser uma delas.
  • Compre um bom dicionário: um dicionário é um amigo para todas as horas. Seja para entender o que significa aquela palavra que você desconhece ou para consultar qual a forma correta de escrever uma palavra. Carregue-o contigo sempre que achar necessário.
  • E, por fim, estude: não há nada mais prazeroso que o sabor do conhecimento. Por isso, estude sempre que tiver a oportunidade. Aprenda tudo que conseguir aprender, desfrute de suas aulas se puder tê-las, leia livros didáticos. É uma das melhores formas de aprender qualquer regra, de qualquer área do conhecimento humano.

Palavras com SS na língua portuguesa

Depois de aprenderemos quais são as regras para colocar o SS nas palavras e dicas para aprendê-la, segue uma lista de algumas que levam o SS em sua escrita.

Dissimulado, impressão, essencial, premissa, inadmissível, concessão, interesse, presságio, ressentimento, sessão, dissolução, excesso, necessário, assento, dissipar, sucesso, acesso, impasse, opressor, ressalva, retrocesso, assertividade, possessivo, profissional, acesso, pessoa, massa, avesso, congresso, espesso, sossegado, interpessoal, dissolver, acessório, passado, ressarcido, progressivo, passeio, assoalho, disse, assar, dissertar, pressão, intromissão, amassado, osso, ingresso, estresse, concussão, assobio, fracasso, pessimismo, monossilábico, fotossíntese, ressonante, carrossel, dissipação, dissídio, assustado, dossel, asso, lessem, meritíssimo, condessa.

Palavras com X com som de SS

Como dito anteriormente, não é só porque uma palavra se fala com o mesmo som, que ela será escrita de uma maneira igual. O X é uma das letras que pode ser lida com som de S, SS, CH, Z e CS.

Algumas das palavras com X que levam o som de SS são:

  • Auxílio
  • Máximo
  • Próximo
  • Excesso
  • Excepcional
  • Excêntrico
  • Exceto

Diferença de significado entre palavras escritas com S e SS

Para demonstrarmos que um S pode fazer muita diferença, seguem dois exemplos em que o sentido da palavra muda totalmente apenas por conta de uma letra.

Posse e pose: o primeiro indica que alguém é dono de algo, como por exemplo: Eduardo tem em posse uma casa e dois carros. Já o segundo é para quando irão nos fotografar ou nos pintar em um quadro, como por exemplo: Essa pose está ótima para a foto, Maria.

Assa e asa: o primeiro designa um processo para preparar alimentos, como por exemplo: Assa um frango para mim, Maria? E o segundo se refere a asas, como as de pássaros.

Palavras com S e SS para ditado

O ditado é uma boa forma de ensinar alunos a escrever corretamente palavras. Para que eles aprimorem cada vez mais seus conhecimentos, é importante lhes fornecer alguns desafios, como saber diferenciar quando utilizar o S do SS.

Misturar palavras que contêm S e SS é uma boa forma de fazer com que eles pratiquem, portanto, segue uma lista de palavras com S e com SS.

Apenas com S: casa, mesa, pousa, peso, duquesa, lousa, náusea, frase, crise, tese, valioso, vantajoso, asqueroso, brilhoso, cheiroso, amoroso, maravilhoso, oleoso.

Com SS: acessório, agressão, assédio, fracasso, profissão, promessa, assento, dissipar, sucesso, acesso, impasse, opressor, ressalva, assertividade, profissional, acesso, pessoa, avesso, congresso, espesso, sossegado.

Palavras com SS
Avalie essa matéria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *