Adivinha com resposta


Escrito por -

Caso você esteja em busca de adivinha com resposta, temos o material ideal para lhe servir, principalmente se pretende trabalhá-la com crianças.

Com as adivinhas é possível fazer exatamente isto, visto que as perguntas costumam ser enigmas, então a criança precisa buscar em sua mente o que sabe sobre aquelas pistas e adivinhar a resposta.

Isto porque não há nada mais eficiente para de fato ensinar do que usar métodos lúdicos, ou seja, aqueles que as façam usar a imaginação para formar um raciocínio. Para te ajudar nesta tarefa, separamos algumas adivinhas, além de uma boa explicação de como elas funcionam, para te ajudar a aplicá-las da forma mais efetiva possível.

Para aprender, basta continuar sua leitura, pois ao final poderá saber tudo que precisa sobre esta excelente técnica que une ensino e recreação!

Como funciona o jogo de adivinha 

O próprio nome pode sugerir sobre o que se trata este tradicional jogo, mas se estiver procurando informações mais precisas, certamente podemos lhe dar. Basicamente, o jogo de adivinhas funciona por meio de perguntas e respostas, onde a pergunta dá pistas sobre a resposta, e aquele que tentará adivinhar deve usá-las para encontrar a solução.

Existem muitos temas que podem ser usados, mas o ideal é escolher aqueles que as crianças já possam conhecer as características para responder.

adivinha com resposta

Sendo assim, temas como animais, frutas, objetos simples e cores podem ser ótimas opções, visto que lhe ajudarão a ensinar estes conceitos com mais clareza. Você pode fazer várias cartas, sendo cada uma delas com a pergunta e uma pequena resposta abaixo, assim aquele que a lê poderá dizer a resposta correta após o outro dizer o que pensa.

É um jogo muito simples, então o que ideal é que as respostas não sejam de dedução tão complicada, mas também não podem ser fáceis demais, pois podem deixar a criança entediada.

Para te ajudar a encontrar as melhores, vamos apresentar agora grupos de adivinha com respostas, em seus respectivos temas.

Adivinhas engraçadas com respostas 

Uma boa maneira de ganhar crianças é usar o humor, pois isso torna a brincadeira muito mais divertida, pois une o desafio de adivinhar com a surpresa de uma resposta engraçada. O que acaba dando o tom engraçado neste tipo de adivinha é a resposta inesperada, pois a pessoa pensa que é uma coisa e quando vai ver é outra totalmente inusitada.

Leia também nossa matéria sobre charada com resposta.

Outro fator que pode trazer o humor é usar elementos que estejam fora da realidade, mas que remetam a ela.

Vamos conhecer agora algumas adivinhas engraçadas.

  1. O que a dona formiga disse para a dona barata?

R: O seu marido é o maior barato!

  1. Qual é o único país que cabe na geladeira?

R: O Peru.

  1. Qual é a coisa que a foca mais gosta de fazer?

R: Ela gosta de fazer fofoca.

  1. Qual o objeto que vai e volta sem sair de seu lugar?

R: A porta.

  1. O que é que quando mais perdemos, mais temos?

R: O sono.

Adivinhas difíceis 

Quando falamos em adivinhas difíceis nos referimos àquelas que precisamos de um pouco mais de empenho para conseguir encontrar a resposta, uma vez que esta não é tão óbvia.

Este tipo é muito interessante para trabalhar com crianças um pouco maiores, que exigem desafios maiores também.  Vale lembrar que para uma adivinha ser difícil não é preciso usar elementos fora do que costumamos ver, basta usar respostas inesperadas, que já exigirão um bom fortalecimento do raciocínio.

Vamos lhe mostrar agora 5 exemplos de adivinha com resposta difíceis, para usar.

  1. Quem é que escuta tudo, mas não fala para ninguém?

R: As orelhas.

  1. Qual é a palavra que tem oito letras e que tirando quatro delas fica oito?

R: Biscoito.

  1. O que quem compra não usa e quem usa não sabe que está usando?

R: O caixão.

  1. Qual é o sapato que sempre está machucado?

R: É o tamanco.

  1. O que é que tem pernas e não anda, tem braços e não abraça?

R: É a cadeira.

Adivinhas do folclore 

Adivinhas do folclore são aquelas tradicionais para a cultura local de um povo, e que usam elementos também muito comuns e usados. Geralmente estes enigmas são muito usados na infância, e vão passando de geração para geração, de forma que toda criança os conhece e sabe repassar.

Podem ser difíceis ou fáceis, pois o que importa de verdade é o uso da tradição, com elementos que todo o povo de um determinado local conhece e sabe do que se trata.

Vamos mostrar agora alguns exemplos de adivinha com resposta do folclore.

  1. Em que dia a plantinha não pode entrar no hospital?

R: Em dia de plantão.

  1. O que enche uma casa, mas não enche a mão?

R: É o botão.

  1. O que é que sempre anda com seus pés na cabeça?

R: É o piolho.

  1. Qual é o único céu que não tem estrelas?

R: É o céu da boca.

  1. O que fica cheio durante o dia e se esvazia durante a noite?

R: É o sapato.

Adivinha a música com emoji

Adivinha a música com emoji é outro jogo de enigmas, mas não se usa palavras e sim símbolos, que no caso são os emojis. Caso você não conheça, emojis são aqueles símbolos que usamos nos bate-papos para representar emoções e objetos. Veja também sobre figurinhas para whatsapp.

cê topa

Resposta: Cê topa?

No caso deste jogo, o foco é adivinhar a música usando os emojis, ou seja, você tenta descobrir qual é a música descrita por aqueles símbolos.

foi na hora da raiva

Resposta: Foi na hora da raiva

Este jogo não costuma ser fácil, mas é muito divertido, e você pode encontrá-lo com facilidade na internet.

trem bala

Resposta: Trem bala

Estas foram as nossas sugestões de adivinha com resposta, aproveite tudo que aprendeu e passe para frente, pois certamente terá grande valor para quem ouvir!

Avalie essa matéria