Azul Turquesa: Cor e Combinação

Azul turquesa é uma cor que foi chegando devagarinho, foi conquistando o seu espaço e virou tendência no ramo da decoração

Escrito por -

O Azul turquesa, além de ser uma cor muito bonita para ser usada na decoração e combinar com diversas outras cores, ela gera tranquilidade no ambiente em que é usada. O seu tom, nos faz lembrar do oceano, do mar, causando um efeito relaxante nas pessoas.

Podemos usar essa tonalidade de azul, em qualquer área da casa. Seja na sala, nos quartos, ou até mesmo na cozinha, você pode estar inovando e deixando sua casa ou sua empresa mais alegre.

Desde o mais discreto até ao mais ousado, o azul turquesa pode ser utilizado em qualquer situação. É necessário apenas, saber com qual aspecto você deseja deixar o ambiente.

Lembrando que como qualquer outra cor, o Azul turquesa, também tem tonalidades, o que se torna possível fazer uma variação sobre a mesma cor. É interessante também, fazer mesclas com outras cores.

Azul turquesa combina com que cor?

Essa é uma dúvida muito frequente na hora de decidir que cores usar. Muitas pessoas tentam usar suas cores preferidas, mas na hora de fazer a junção delas, o resultado acaba não ficando tão bom.

azul turquesa

Pensando nisso, é importante que antes de fazer a decoração, seja realizado uma pesquisa sobre cores que combinam entre si, que faça com que o ambiente seja harmonioso e não se torne uma visão cansativa, entenda mais sobre combinação de cor.

O azul turquesa, por ser uma cor jovial, alegre, possui combinações amplas, pode ser usada com tonalidades claras, neutras, vibrantes e até com o tradicional branco e preto. Para os tons neutros, o Azul turquesa pode ser usado em objetos, para que o ambiente se torne mais vivo, destacando o local.

As cores que podemos destacar, para você poder utilizar com o azul turquesa, sem ter medo do resultado são:

  • Verde: Combinação perfeita para quem deseja dar um aspecto de frescor na decoração
azul turquesa com verde
Foto: Couto Engenharia
  • Amadeirados: Muito na moda atualmente, o amadeirado juntamente com o azul turquesa também não decepciona. Deixando um toque rústico e acolhedor no ambiente;
sala-marrom-e-azul turquesa
Foto: Wildlives
  • Laranja: Cor quente, que emite ousadia e extravagancia. Reflete calor e alegria.
kit-festa-azul-turquesa-laranja-locacao-suporte-para-bolo-e-doces
Foto: Design Festeiro
  • Branco e Preto: Cores tradicionais, mas ao combinar com o azul turquesa, gera um aspecto sofisticado no ambiente.
revista-ambiente-home-theater
Foto: Fabi Cordero Design

Dicas de como usar o azul turquesa na decoração

Para você que está pensando em apostar no azul turquesa para decorar sua casa, temos ótimas dicas para você arrasar no novo visual do seu lar.

  • Não exagere. Tudo que é em excesso, não fica legal. Se torna cansativo e faz com que você enjoe logo do local. Veja também sobre a cor Marsala
Decoração-azul-turquesa
Foto: Cozynest Home
  • Para o quarto, uma parede inteira pintada nessa tonalidade pode tornar o ambiente exaustivo, misture outras tonalidades neutras para tornar o ambiente calmo e relaxante. Aposte também, em pequenos objetos de decoração com pigmentos do azul turquesa, por exemplo, almofadas, tapetes e vasos de flor.
  • Na sala, você pode usar cores mais quentes para dar um efeito receptivo e alegre. Use o azul turquesa nos móveis e nos objetos. Tente evitar pintar paredes inteiras, uma boa opção também, é o papel de parede com estampas da sua preferência.
sala-azul-turquesa
Foto: Schlafzimmer Möbel
  • Equilibre as combinações de cores. É importante, que não seja demais, e que não seja de menos. Se você comprar um sofá inteiramente azul turquesa, opte por neutralidade nos restos dos objetos, como por exemplo, um tapete menos chamativo.
decoração-com-azul-turquesa
Foto: Createcsi
  • Para uma cozinha com móveis claros, ou até mesmo branco, pintar as paredes com o azul turquesa, deixa o aspecto da cozinha muito mais alegre e elegante. Também pode ser usada apenas em detalhes do fogão ou da cuba, dando apenas um pequeno charme ao ambiente.
decoração-moderna-para-cozinha-planejada-azul
Foto: Oliveire
  • Uma ideia bem bacana para essa cor é usa-la no banheiro. Na cuba ou na parede do box, é perfeita para um revestimento diferenciado.
banheiro azul turquesa
Foto: Rona
  • Use sua criatividade na hora de desenvolver a decoração, você ainda pode contar com o auxílio de papeis de parede.
papel de parede
Foto: Blog Arredamento

Com essas informações, você pode ser muito criativo na hora de colocar a mão na massa. Lembre-se sempre, não exagere demais na cor, tenha sempre equilíbrio nas combinações e deixe que sua imaginação fluir. O azul turquesa, gosta de ser a cor protagonista do ambiente, desta forma, ela se destacará em qualquer lugar que estiver.

 

Avalie essa matéria