Coisas relacionadas ao Egito

O Egito atual ainda carrega sua história muito próxima de si e de se desenvolvimento. Muito do que o país conquistou deve às riquezas que se conseguiram com os antigos faraós

Escrito por -

O Egito é um local com diversas significações e aqui você terá muita história e muitas coisas relacionadas ao Egito. Falar sobre todo esse universo nos remete a parte da história da humanidade e que até hoje é vista como algo ainda desconhecido.

Por isso, quanto mais soubermos sobre essa parte de nossa história, mais podemos entender tudo o que há ao nosso redor e também podemos pensar sobre outras atividades que possam tangenciar tal período.

Tudo o que você puder coletar de informação pode ser sim de grande valor para a prática em sala, a fim de ensinar um pouco da história deste local, mas também usar a criatividade em atividades diversas.

Portanto a seguir, traremos todo o panorama do que se pode fazer através dos mais variados tipos de histórias possíveis. Com criatividade tudo fica muito mais fácil e mais simples de se fazer.

 Coisas relacionadas ao Egito

 Existem muitas coisas relacionadas ao Egito. Sua história secular nos traz uma série de elementos que podem nortear nossa prática para atividades lúdicas e também para enriquecimento cultural.

Falar em Egito e na sua longa e rica história é trazer um panorama muito grande de coisas e uma infinidade de possibilidades que variam entre mitos e entre coisas que realmente vemos até hoje.

Os deuses do Egito, suas pirâmides, as pragas que se relatam na história bíblica, tudo isso é uma marca que permanece, ainda hoje, viva em nossas vidas, de modo que sempre indicam algo sobre a história da humanidade.

A seguir falaremos sobre cada ponto específico e também detalharemos esses pontos, a fim de que você tenha um conhecimento mínimo para que possa fazer uso dessa prática no desenvolvimento de seus alunos.

desenhos nas paredes

 Deuses do Egito

 Os deuses do Egito são em parte conhecidos, mas também pouco se sabe sobre suas histórias. Não é nosso objetivo detalhar a história deles, mas trazer um panorama mínimo para conhecimento.

Os deuses possuíam formas de humanos e também de animais ou criaturas. Eles influenciavam toda a natureza, segundo a mitologia egípcia, e tinham todo o controle de acontecimentos do local.

Ísis e Osíris eram os mais conhecidos e os mais venerados, pois, acreditava-se que foram os responsáveis pelo povoamento do Egito e também quem dá toda a condição para a agricultura, forma de sobrevivência na época.

Interessante mencionar que cada cidade tinha um deus cultuado. Os deuses guerreavam entre si, e assim as cidades também se digladiavam. De um modo geral os deuses do antigo Egito possuíam cabeça de animal e corpo humano.

 Antigo Egito

monumentos dos egito

 O Antigo Egito é, ainda hoje motivo de muita pesquisa e também de ensino nas escolas, devido à sua importância para a história da humanidade, o que também é interessante de se observar em todas as culturas.

Nessa parte histórica, é importante mencionar que a cultuação dos deuses vinha de uma religião politeístas e que a principal atividade era a agricultura, sendo modo de sobrevivência e também de negociação.

Assim, seu desenvolvimento vai se dar de maneira gradual e também obedecendo toda a guinada acontecida na Idade Média, quando a Europa passa por uma profunda transformação.

 Pirâmides do Egito

 As pirâmides do Egito são muito famosas e também motivo de muito estudo até hoje. Além disso é um local cercado de mitos e de histórias que são contadas através das gerações.

As pirâmides eram tidas como santuários dos antigos faraós. Outras histórias dão conta de que eram locais que seriam responsáveis pela ressurreição dos mesmos, sendo um local sagrado.

Fato é que até hoje as pirâmides do Egito são muito famosas e discutidas, principalmente porque ainda não se tem nenhuma convenção de sua importância ou significado para a cultura antiga.

Coisas relacionadas ao Egito
Símbolos mais famosos da cultura egípcia

 Bandeira do Egito

 A bandeira do Egito foi feita e adotada em 4 de outubro de 1984. Nela estão três cores, a vermelha, branca e preta. São faixas horizontais que contam a história do povo egípcio de maneira muito coerente.

A cor vermelha representa a história e a construção do país, através de sua presença nos diversos setores e com a importância que de fato possui. A cor branca representa a revolução de 1952 e a preta o fim da opressão européia.

Há também uma águia dourada no centro da bandeira que representa a riqueza local, com o foco principal no ouro, que acompanhou grande parte das mudanças e desenvolvimento local.

 Capital do Egito

 A capital do Egito é a cidade de Cairo. É uma cidade que concentra o maior contingente de circulação de pessoas e também concentra a maior parte das riquezas e ossos antigos, que determina o desenvolvimento do país.

Na capital, é possível ver algumas das pirâmides que existem no Egito, e por isso é um local também que recebe muitos turistas durante todos os anos, de maneira que se desenvolvam práticas de relações internacionais.

Apesar de ser visto ainda hoje como um país que pouco se comunica ou que ninguém quer contato, desde alguns anos esse panorama vem sendo mudado, com a prática de relações muito desenvolvida e alianças formadas.

piramides antigas do egito

 Egito atual

 O Egito atual ainda carrega sua história muito próxima de si e de se desenvolvimento. Muito do que o país conquistou deve às riquezas que se conseguiram com os antigos faraós.

Por isso, ainda hoje você pode ter acesso às pirâmides e todo o contexto histórico, no qual se deu o desenvolvimento do país, de maneira a entender todas as práticas adotadas.

No Egito atual, muito do que se sabe já não se têm, como a religião que é muito mais diversificada. Além disso, a disputa a qual se encontra no Oriente Médio também é uma marca do novo Egito.

 Pragas do Egito

 As pragas do Egito fazem parte dos mitos que circundam este local. Segundo a mitologia bíblica, ao insistir em prender os escravos hebreus no Egito, Deus mandou uma série de pragas como castigo para o faraó e o povo egípcio.

Uma das consequências dessas pragas foi a morte de um de seus filhos. Depois de muito tempo, os escravos então conseguem voltar às suas terras e se libertar do faraó que os escravizaram.

 

Coisas relacionadas ao Egito
Avalie essa matéria