Cor com G

As cores com G são praticamente desconhecidas pela maioria das pessoas. O que é uma pena, porque, apesar de serem poucas, são cores lindas e muito interessantes. Vale a pena conhecê-las!

Por isso nessa matéria iremos falar sobre quais são as cores com G. O artigo traz uma lista de todas as cores na língua portuguesa, inglesa e espanhola, e suas principais características.

Ao final um bônus incrível sobre a psicologia das cores e o significado de várias delas para que você entenda melhor sua importância e seus efeitos nas nossas emoções, sentimentos e vida como um todo. Vale a pena acompanhar até o final.

Cor com G

Existem apenas três cores com G na língua portuguesa. São elas:

  • Gelo

Muitas pessoas não sabem, mas gelo também é uma cor. Sendo um cinza bem clarinho, quase branco.

  • Goiaba

A cor goiaba tem um tom rosa avermelhado muito bonito. É uma cor muito usada no mercado da moda e na decoração. 

cor com g

Cores com a letra G em inglês

Diferentemente do português, as cores com G em inglês são várias. Confira abaixo todas elas.

  • Gamboge
  • Gold
  • Goldenrod
  • Green
  • Gilded
  • Gilt
  • Glaucous
  • Golden
  • Grayish
  • Grey

Cores com G em espanhol

As cores com G em espanhol também não são muitas. São elas:

  • Gris
  • Grana
  • Gules
  • Gamuza
  • Granate
  • Gris frío
  • Gris ceniza
  • Gris de Davy
  • Gris de Payne

Origem da letra G

A história da letra G está intimamente ligada a origem da letra C, pois as duas derivam da mesma forma. Essa letra teve origem no gimel, uma forma gráfica muito simples utilizada pelos povos fenícios para representar tanto a letra G quanto a letra C.

Quando os gregos adotaram o gimel fizeram alterações em sua forma e ele recebeu o nome de gama. Mais tarde os romanos e os povos etruscos também adotaram o gimel. Eles foram os responsáveis por diferenciar os dois sons, incluindo um traço à gama.

A letra G chegou ao latim antigo como uma variante da letra C por volta de 230 A.C, e nesse período passou a representar também o /k/ e o /s/.

Significado das cores

Agora que você já conheceu diversas cores diferentes, que tal irmos além da cor com G e entendermos como essas cores podem afetar a nossa vida, o nosso humor e tudo a nossa volta?

Para isso, conheceremos a psicologia das cores, uma área que estuda como as cores são identificadas pelo nosso cérebro e como ele reage a elas, gerando os sentimentos e emoções que sentimos ao ver determinada cor.

Os primeiros estudos sobre as cores começaram a muito tempo atrás com Isaac Newton. Ele utilizou um prisma para desviar a luz e percebeu que quando esta atravessa o prisma, se divide em diversas cores diferentes, formando algo parecido com o arco-íris.

Mais tarde o alemão Johann Wolfgang Von Goethe, criou o que conhecemos como Teoria da cores. Segundo o cientista a cor não depende só da luz e do ambiente, mas também de como percebemos os objetos.

Assim, por mais que a identificação dos tons sejam subjetivas, os efeitos das cores são universais. Cores quentes como o amarelo e o vermelho são muito dinâmicas e estimulantes, enquanto cores frias como o azul e o verde são estáticas e possuem propriedades calmantes.

Conheça agora o significado das principais cores:

Azul

O azul é uma cor que transmite calma e paz. Ela lembra limpeza, água, serenidade e produtividade. Seus tons mais escuros transmitem confiança, poder e sucesso. Seus efeitos são tão bons que ajudam a aliviar até mesmo sintomas depressivos.

A cor azul é muito utilizada no mundo ao nosso redor. Muitas empresas, principalmente as de tecnologia, usam o azul. Além delas, hospitais, escolas, e diversas campanhas de marketing utilizam essa cor para usufruir dos seus efeitos nas pessoas.

Vermelho

A cor mais quente de todas, símbolo da paixão, sensualidade e erotismo. É uma cor tão forte que pode estimular reações agressivas e aumento dos batimentos cardíacos. Além disso ela também expressa urgência, e por conta disso é muito usada na publicidade de lojas em liquidação.

A cor vermelha também é muito utilizada por redes de fast food como o Mcdonald’s. Isso porque ela também pode trazer fome, ainda mais se combinada com o amarelo.

Amarelo

A cor amarelo é capaz de despertar alegria, criatividade, animação e entretenimento, e por ser a cor do sol é comumente utilizada como símbolo de divindades em várias culturas.

Por ser uma cor que chama muita atenção, o amarelo é muito explorado em sinais de trânsito e vitrines de lojas

Verde

O verde, assim como o azul, é uma cor que transmite calma e serenidade. Está muito associada à natureza, vida, esperança, e lembra frescor, harmonia e coisas saudáveis. Seu efeito calmante, hipnótico e sedativo ajuda a aliviar a insônia, dores de cabeça e até mesmo crises nervosas.

Por conta disso, o verde é muito utilizado na ciência, ecologia, medicina, turismo e empresas de alimentos orgânicos.

Marrom

A cor marrom transmite tradição, segurança, solidez e confiabilidade. Por isso seu uso é comum em móveis, empresas de segurança, decoração de interiores e arquitetura.

Preto

O preto está comumente associado ao luto, tristeza e temas fúnebres. Porém seus significados vão muito além disso. Se bem usado, o preto pode representar poder, tradição, elegância, superioridade e profissionalismo.

Seu uso é comum em escritórios de advocacia, empresas de engenharia e produtos de luxo, justamente por conta dessas representações.

Branco

O branco representa paz, cuidado, harmonia, fé e pureza. É muito utilizado na medicina e em clínicas odontológicas, e por representar pureza e fé é a cor mais usada pelas religiões, principalmente o cristianismo.

Cinza

Cor neutra e clássica. Transmite respeito, elegância, calma, profissionalismo e responsabilidade. Por conta disso é muito utilizada por empresas automobilísticas e do ramo de tecnologia.

Tudo isso demonstra como as cores são incríveis e curiosas, indo além de apenas colorir as coisas, mas dando vida, despertando emoções e sentimentos.

Gostou das cores com a letra G? Então aproveite também para conferir outras cores: 

Cor com G
Avalie essa matéria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *