Cores com a letra E: Alfabeto de cores

As cores são uma das primeiras coisas que as crianças identificam na primeira infância, e cores com a letra E será descrito nessa matéria. Associando-as com figuras e imagens, a criança adquire maior conhecimento sobre o mundo e aumenta seu vocabulário.

Mas afinal, o que exatamente é cor? Bem, para entender isso é preciso entender algumas coisas sobre luz. A luz branca, oriunda do Sol, é composta de radiações de diversos comprimentos de ondas. Esses comprimentos equivalem a uma cor. Essas cores, por sua vez, são identificadas de acordo com as impressões absorvidas ou refletidas por um objeto.

Existem sete cores principais, as cores do espectro, também conhecidas como cores do arco-íris. São elas: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. A união dessas cores gera o branco, enquanto a ausência de todas elas gera o preto.

Cores com a letra E existe?

Embora sejam poucas, existe sim na língua portuguesa nomes de cores que começam com a letra E.

Ébano
Usado para adjetivar objetos de cor preta e lustrosa. O nome ébano, na verdade, deriva de uma madeira muito escura e resistente.

Escarlate
É um tom de vermelho levemente puxada para a cor laranja. Considerada uma cor pura no círculo cromático, é conhecida como a cor da chama.

Esmeralda
Seu tom é de um verde particularmente claro e muito brilhante com um leve toque de azul. O nome da cor se origina da pedra preciosa, a esmeralda.

Eucalipto
Inspirada nas árvores de eucalipto, seu tom de verde é escuro com leve toque de tons terrosos.

Cor com letra E em inglês

Ao contrário do português, em inglês não se encontra nomes de cores que comecem com a letra E. O máximo que se consegue encontrar é um início fonético, ou seja, palavras que tem som de E embora não se escreva com a letra.

Vale ressaltar que em inglês a letra E tem som de I, enquanto I tem som de A e a letra A tem som de E. Nesse caso as palavras, que para os falantes da língua portuguesa tem som de I, em inglês representam foneticamente a letra E.

Por exemplo, a palavra yellow, que em português significa amarelo, é a única cor que pode entrar nessa lista pela sua fonética, embora inicie com a letra Y.

Dicas de brincadeiras com letras

Os jogos com letras promovem a criatividade e possibilitam o aprendizado da leitura e da escrita.

Jogo dos 7 erros

Elabora-se uma lista de palavras e escolhe 7 delas para alterar apenas uma letra de cada, deixando a criança descobrir qual palavra está errada e como corrigi-la.

Caça palavras

Consiste em montar um quadro com letras diversificadas e dar apenas uma pista, ou então montar o quadro e dar à criança a palavra que ela deve encontrar.

Jogo da memória

Montar peças com pares usando as mesmas palavras, escrevendo uma com letra cursiva e a outra letra de forma. Pode-se também montar ambas as peças com a mesma letra, sendo a palavra acompanhada por uma figura.

Cruzadinha

A forma a ser montada é a da cruzadinha tradicional, porém ao lado de cada palavra coloca-se a figura correspondente. Mas, para ajudar a criança, pode também fazer uma tabela com todas as palavras em ordem aleatória.

Adedonha

Também conhecida como Stop ou Nome, lugar e objeto, é um jogo com categorias de conhecimentos gerais que devem ser respondidas de acordo com a letra sorteada.

Bingo das letras

Criar cartelas com letras variadas, sendo algumas escritas apenas em letra de forma, outras apenas em letra cursiva e outras ainda escritas das duas formas.

Bingo de iniciais

Escolher algumas palavras aleatórias, cada uma iniciada por uma letra do alfabeto. Criar então cartelas com cerca de seis palavras. Sortear as palavras para as crianças assinalarem.

Ache o estranho

Recorta-se de revistas, jornais, rótulos e embalagens e os agrupe em categorias, deixando sempre um que não pertence ao grupo para ser o estranho. Cola-se então os grupos em folhas e pede a criança para achar o estranho.

Procure seu irmão

Os pares devem ser formados ou por rótulos ou por logomarcas conhecidas com seus nomes escritos em letra de forma. Outra maneira de fazer essa brincadeira é montando pares com figuras e suas respectivas iniciais.

Jogo do alfabeto

Utiliza-se um alfabeto móvel, ou seja uma consoante para três vogais, e divide-se as crianças em grupos. Entrega-se então um alfabeto para cada grupo e inicia as tarefas como levantar uma determinada letra, organizar em ordem alfabética, pedir para os alunos falarem palavras que se iniciem com determinada letra ou formar frases com as palavras do alfabeto que lhes foi dado, separar as palavras em sílabas, criar pequenas histórias com base nas palavras escolhidas e montar os nomes dos colegas de sala e de grupo.

Alfabeto de cores completo

cores com a letra E
Foto: Pngtree

Cores com a letra A

Blue
Anil
Amarelo
Ametista

Cores com a letra B

Branco
Bege
Bordô

Cores com a letra C

Cinza
Castanho
Ciano

Cores com a letra D

Dourado

Cores com a letra E

Ébano
Escarlate
Esmeralda
Eucalipto

Cores com a letra F

Fúcsia
Ferrugem

Cores com a letra G

Greena
Gelo

Cores com a letra H

Herval

Cores com a letra I

Índigo

Cores com a letra J

Jambo
Jade

Cores com a letra K

Não existem cores que iniciam com a letra k

Cores com a letra L

Laranja
Lavanda
Lilás
Lima

Cores com a letra M

Marrom
Marfim
Magenta

Cores com a letra N

Neve
naval

Cores com a letra O

Ouro
Oliva
Ocre

Cores com a letra P

Preto
Prata
Púrpura

Cores com a letra Q

Quantum

Cores com a letra R

Roxo Rosa

Cores com a letra S

Sépia
o
Siena

Cores com a letra T

Turquesa
Trigo

Cores com a letra U

Urucum

Cores com a letra V

Vermelho
Verde
Violeta

Cores com a letra W, X, Y e Z

Não existem cores que se iniciem com as letras finais do alfabeto.

Cores com a letra E: Alfabeto de cores
Avalie essa matéria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *