O que é parlenda? Características e Origem

Você sabe o que é parlenda? Já ouviu falar? Sabe o uso delas e para que servem? São perguntas muito simples, mas muitas pessoas não sabem responder nenhuma delas de maneira satisfatória.

Muitas acham que são histórias antigas e que não tem nenhuma relação com o nosso desenvolvimento e histórico. É algo que muitos dizem por aí mas que ainda não sabem responder diretamente.

Por este motivo, vamos trazer muitas notícias sobre essa matéria que é tão fundamental para a nossa construção enquanto pessoas e enquanto cultura, tendo então sua importância garantida.

 O que é parlenda?

 Parlendas são pequenos versos infantis que têm como função desenvolver a parte de repertório verbal das crianças a partir de cantigas que trabalham toda a questão também de memorização.

Elas são muito importantes para o desenvolvimento neurológico das crianças e são muito indicadas para esse fim, entendendo cada faixa de idade e obedecendo critérios bem característicos para cada uma.

Existem muitos tipos de parlendas umas mais conhecidas e outras menos conhecidas. Muitas parlendas existem com várias versões, tendo suas características regionais e culturais preservadas.

 Qual a origem das parlendas?

 As parlendas fazem parte do contexto do folclore brasileiro e são muito importantes para a significação cultural de um povo. A partir de seu uso, ela garante muito mais que somente uma canção.

A origem vem da sabedoria popular, com aquele famoso boca a boca, que garante que as cantigas possam passar de uma geração para outra de modo que outras crianças, indiferentemente da linha temporal, possam ter os mesmos acessos.

Por isso, desde sempre guiada pelo povo, as parlendas fazem parte de toda uma história que visa dar às crianças importantes acessos à educação de qualquer povo.

 Quais são as características da parlenda?

 As parlendas são pequenos versos que visam trabalhar a memorização e a criação de repertório vocabular. Isso também é um fator fundamental para a formação cultural e regional das pessoas.

Assim, com repetições e termos regionais, as parlendas acompanham todas as gerações, e até mesmo os adultos e os mais velhos nunca se esquecem de suas letras e de seu aprendizado.

Por este motivo, é uma importante e poderosa ferramenta para o desenvolvimento cognitivo das crianças, sendo um aliado e tanto na educação e na formação de um cidadão, inclusive.

o que é parlenda
Foto: Pinterest

 

Parlendas mais conhecidas

 Algumas parlendas atravessam todas as barreiras, de espaço e de tempo. Essas barreiras dão conta do aprendizado que se tem, e que também se leva para toda a vida e para outras pessoas.

Seguem alguns exemplos:

“Um, dois, feijão com arroz.

Três, quatro, feijão no prato.

Cinco, seis, chegou minha vez

Sete, oito, comer biscoito

Nove, dez, comer pastéis”

 

“Um elefante amola muita gente…

Dois elefantes… amola, amola muita gente…

Três elefantes… amola, amola, amola muita gente…

Quatro elefantes amola, amola, amola, amola muito mais…”

 Parlenda para educação infantil

 O uso de parlenda para a educação infantil é uma opção muito interessante para que elas possam se desenvolvam de maneira vistosa e com muitos ganhos para a sua cognição e parte neurológica.

Existem alguns exemplos que podem ajudar:

“Lá vai a bola, girar na roda,

Passear depressa e sem demora.

E se no fim, desta canção, você estiver

Com a bola na mão, depressa pule fora”

 

“Eu sou pequenininha,

do tamanho de um botão.

Carrego papai no bolso

e mamãe no coração.”

 

O ideal é poder desenvolver ao máximo a criatividade das crianças.

 Parlendas pequenas

 Algumas parlendas são curtas e por isso podem ser de grande utilidade. Elas são perfeitas para que as crianças consigam ampliar o seu repertório aos poucos, de maneira simples e também de forma que consigam, ao fim de um período de ensino, evoluir muito mais e de maneira bastante simples.

Veja algumas:

 

“Uni duni numb

Salame Minguê

Um sorvete colorê

O escolhido foi você”

 

“Sol e chuva

Casamento da viúva.

Chuva e sol

Casa raposa com rouxinol.”

 

São parlendas que podem ser usadas em brincadeiras curtas, atingindo um objetivo importante que é o aprendizado.

 Parlendas engraçadas

 O uso de parlendas engraçadas podem ser uma saída para entreter as crianças em meio a um jogo de palavras e frases também com a ludicidade que qualquer atividade infantil demanda e merece.

São algumas delas:

 

“Chicotinho queimado

Vale dois cruzados

Quem olhar pra trás

Leva chicotada.”

 

“Lá atrás da minha casa

Tem uma vaca chocadeira

Quem rir ou falar primeiro

Come o bicho e a bicheira.”

 

Os jogos são muito importantes para o desenvolvimento e também para trabalhar o lúdico das crianças.

Parlendas para imprimir

 Algumas parlendas, quando se imprime, fica mais fácil para que as crianças possam acompanhar. Claro, que é muito mais indicado para quem já sabe ler ou já está dando os primeiros passos nesse rumo.

Quando isso acontece, o uso de muitas letras e outras coisas pode ser interessante, para que ela visualize as letras usadas ou o contexto que se apresenta. Assim, ela consegue ter um panorama completo de tudo.

Usar as parlendas impressas pode ser uma tentativa interessante de tornar a atividade diferente e também envolvente, afinal, nem sempre a criança se contenta com algo cantado que se repita muitas vezes.

Parlenda galinha
Foto: Educarparaavida
Parlendas para imprimir
Foto: O Incrível Zé
Parlenda coruja
Foto: Internet

 Parlendas Ilustradas

 As parlendas ilustradas são também formas de tornar a tarefa ou a atividade um pouco mais leve e também mais interessante para as crianças que estariam desenvolvendo outros mecanismos cognitivos.

Assim, ela pode acompanhar, através de imagens toda a história, e portanto, não seria obrigatório que soubesse ler ou algo do tipo, somente que prestasse atenção, algo que a parlenda por si só já garante.

As parlendas são partes importantes para a nossa vida e nosso desenvolvimento cultural. Elas são fundamentais para o desenvolvimento infantil e a propagação de saberes. Fazer uso delas é muito bom para as crianças e para a sociedade.

Parlenda ilustrada
Foto: Mgss2Gracinha

Exemplo de parlendas folclóricas

 Algumas parlendas exercem importante função em nossa cultura. As parlendas folclóricas funcionam dessa maneira, e também são importantes para serem trabalhadas. Seguem alguns exemplos.

 

“Amanhã é domingo, pé de cachimbo.

O cachimbo é de ouro, bate no touro.

O touro é valente, bate na gente.

A gente é fraco, cai no buraco.

O buraco é fundo, acabou-se o mundo.”

 

“Tá com frio?

Toma banho no rio

Tá com calor?

Toma banho de regador.”

O que é parlenda? Características e Origem
Avalie essa matéria

About Guttemberg

Sou formado em Relações Públicas, amante da boa leitura e especialista em Marketing Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *