Diferença entre ética e moral: Conceito e exemplos

A ética e a moral podem ser bem semelhantes, visto que o objetivo das duas é construir regras e costumes para o convívio em sociedade.

Escrito por -

Você já se deparou com uma situação em que teve que perguntar a si mesmo: Qual diferença entre ética e moral?
Devo ou não devo fazer? Isso é considerado algo bom ou ruim? Serei uma pessoa má se tomar tal atitude?

Esses questionamentos que fazemos para nós mesmos são considerados uma reflexão sobre ética ou moral.

Embora tenham ligação, ética e moral são conceitos que têm diferenças em seus significados e é muito comum que as pessoas confundam e utilizem as duas palavras como se elas representassem a mesma coisa e fossem sinônimos.

De vez em quando ouvimos alguém dizer que alguém “faltou com a ética” ou “teve uma atitude imoral”, mas quando alguém falta com a ética e quando alguém falta com a moral?

Enquanto a ética tem mais a ver com o estudo da moralidade, a moral se refere aos costumes que uma certa sociedade tem. Por exemplo, você acharia imoral que um homem tivesse diversas esposas?

Bem, aqui no Brasil isso soa de forma escandalosa, mas em outros países isso é algo previsto em lei e muito comum. Eles estão sendo imorais, visto que sua cultura lhes diz que isso é algo comum?

Essa é a principal diferença entre ética e moral. A ética é uma filosofia moral, que visa estudar e entender o que torna algo moral ou não. Já a moral é algo que a sociedade em que vivemos estabelece e segui-la ou não pode acarretar danos à sua imagem como um membro dessa sociedade.

No texto de hoje falaremos sobre essas diferenças e mostraremos exemplos de ética e de moral, além de tratar da relação que esses conceitos têm entre sim.

Diferença entre ética e moral

A ética (do grego ethos, que significa morada ou habitat. Para os filósofos significa índole ou caráter) é relacionada aos estudos acerca da moral e das regras de conduta que precisamos seguir para levar uma vida em sociedade. Isso é feito baseado na racionalidade e com fundamentos científicos e teóricos. Ou seja, ela é uma reflexão da moralidade.

Uma pessoa que não segue as condutas éticas estabelecidas pela sociedade é considerada uma pessoa antiética.

Já a moral (do latim Morales, que significa “relativo aos costumes”) tem mais a ver com às regras de conduta aplicadas à vida em uma determinada sociedade e cultura, de costumes que as pessoas desse grupo em específico acham certo ou errado.

Diferença entre ética e moral

Conceito da Ética

A Ética é uma disciplina da filosofia que estuda os costumes e as condutas de um ser humano na sociedade. Seus estudiosos fazem reflexões acerca do que é o bem e o mal, do que é certo ou errado e o que é moral ou imoral.

Ela visa realizar esses estudos com base em argumentos científicos e totalmente voltada para a razão. Além de confundirmos a ética e a moral, geralmente também vemos pessoas confundindo a ética com a lei.

Apesar de diversas leis terem sido criadas com base nos princípios de ética, elas se diferem das definições de ética porque é obrigatório o cumprimento da lei, mas nenhum cidadão pode ser obrigado a ser ético ou castigado se não o for, a menos, é claro, que a atitude considerada antiética seja contra a lei.

Também existem diversas classificações dentro da ética. Podemos citar aqui alguns exemplos como a ética no trabalho (se vestir adequadamente, não falar muito alto no escritório), a ética nos esportes (não utilizar de meios fraudulentos para vencer), a ética jornalística (ser imparcial na hora de apresentar os fatos), entre outros.

Como vivemos em um planeta cheio de diferenças culturais, raciais, políticas e pessoais, o conceito de ética e o que é considerado ético ou não varia muito e gera diversas controvérsias e polêmicas.

Conceito de Moral

A moral é considerada um conjunto de regras de convivência em um determinado grupo. Essas regras são baseadas em coisas que as pessoas de uma determinada sociedade acreditam ser certo ou ser errado.

Esses valores estabelecidos pela moral não estão gravados em nenhuma lei ou código de ética, mas estão gravados na consciência dos indivíduos deste grupo como certo ou errado. E essa ideia é transmitida de um para o outro, ou seja, é moral ou imoral porque a sociedade diz que sim.

Para você ser aceito em uma determinada sociedade é preciso se comportar como ela estabelece ser certo. A moral tem muito mais a ver com a tradição, o cotidiano, a cultura e interpretação de textos.

 

Exemplos de Ética

Fizemos uma lista para você com alguns exemplos de ações éticas comuns:

  • Respeitar ao próximo, tratando-o com educação
  • Pagar suas dívidas em dia
  • Não prejudicar outras pessoas
  • Não ferir ao próximo propositalmente
  • Respeitar os idosos
  • Jogar lixo na rua
  • Não realizar suborno para se beneficiar
  • Ser grosseiro com outros indivíduos

Uma das maiores questões éticas que temos atualmente, devido aos constantes avanços científicos, tem a ver com a clonagem. Muitos consideram a clonagem uma prática antiética, enquanto outros a apoiam com a convicção de que ela trará grandes resultados para a ciência.

Exemplos de Moral

Também separamos uma lista com alguns exemplos de ações consideradas morais:

  • Ajudar uma pessoa com deficiência visual a atravessar a rua
  • Ser voluntário em alguma causa social
  • Ajudar a pessoas em situação econômica precária quando ela pede ajuda
  • Doar objetos que não se usa mais para a caridade
  • Não trair seu companheiro

Uma frase popular nas fábulas infantis é “E a moral da história é…” que sempre aparece no final de uma história para que o narrador ensine às crianças uma lição sobre os valores humanos e o que é certo ou errado.

Relação entre Ética e Moral

A ética e a moral podem ser bem semelhantes, visto que o objetivo das duas é construir regras e costumes para o convívio em sociedade.

Pode-se dizer que a ética estuda a moral humana para aperfeiçoá-la, tentando tornar ela cada vez melhor baseando-se na razão e em teorias científicas.

A verdade é que nenhum ser humano nasce sabendo sobre a ética e a moral: isso é aprendido no convívio familiar, escolar, através de histórias, no trabalho… As duas visam contribuir para uma sociedade com uma cultura ética, onde os valores têm papel importante.

 

 

Avalie essa matéria