Frutas com E: em Inglês, Português e curiosidades

Todos nós, em algum momento de nossas vidas, já saboreamos alguma fruta e uma grande duvida, existe fruta com E? Elas fazem parte do nosso cotidiano e têm um importante papel na economia.

Mas existe alguma fruta na língua portuguesa que comece com a letra E? São poucas, mas existem sim e esse será um dos temas desse texto.

Uma brincadeira muito comum entre as crianças (e por vezes até entre adultos) é a adedonha, ou mais popularmente conhecida, o Stop.

Essa brincadeira consiste em definir diversas categorias (como nomes, CEP – o famoso cidade, estado e país – e animais), sortear uma letra do alfabeto e preencher as categorias com palavras que se iniciam com a letra sorteada. Quem gritar Stop primeiro, vence.

Uma das categorias mais famosas para se colocar no jogo do Stop são as frutas. Mas quando a letra E é sorteada, muita gente empaca: é difícil as crianças conhecerem frutas com a letra E, mas com esse texto garantiremos seu ponto em frutas que começam com E.

Origem da letra E

A letra E é a quinta letra do nosso alfabeto e a segunda vogal. Ela tem quatro valores fonéticos: a semifechada, semiaberta, fechada (apenas no português europeu) e aquela com um som parecido com o i, quando a letra está no fim da palavra (muito utilizada, principalmente, no português-brasileiro).

A letra E provavelmente é oriunda da letra fenícia he, que tinha o som de um H aspirado. Um dia, os gregos foram adotar o alfabeto fenício e verificaram que o começo dessa letra era muito difícil de se pronunciar e decidiram conservar apenas o som do E.

frutas letra E
Foto: Internet

Curiosidades

A letra E é considerada uma vogal, um fonema que, ao ser pronunciado, tem o ar passando livremente pela boca e pelo nariz.

Junto a ela, temos as vogais A, E, I, O e U, provavelmente as primeiras letras (ou grupo de letras) que aprendemos quando estamos iniciando nosso caminho pela alfabetização.

Ela também é uma vogal palatal, cuja pronúncia exige o contato do dorso da língua com o palato duro (o famoso céu da boca). Mas, assim como a vogal O, ela pode ser pronunciada tanto na forma aberta quando na forma fechada.

Outras curiosidades sobre ela é que a mesma representa o número de Euler nas equações, a constante matemática considerada a base dos logaritmos naturais. Também pode representar o Euro, a moeda oficial da zona Euro, constituída por 19 países da Europa.

Ela também representa a nota musical “Mi” na notação anglo-saxônica e é mais popular nas palavras das línguas francesa, inglesa e alemã.

Frutas com a Letra E na Língua Portuguesa

Não existem muitas frutas que começam com a letra E na língua portuguesa e a maioria das que existem não são muito populares. Abaixo, uma lista com as poucas frutas que começam com a letra E:

Esfregadinha: essa fruta é considerada uma fruta exótica da família Salicaceae. Ela é redonda, tem uma casca bem fina e lisa e carrega uma polpa doce e amarela. Ela amadurece da cor verde para a cor vermelho-escuro e também é conhecida como ameixa-de-madagascar, cereja-de-cametá e lustrosa.

Ela é originária das ilhas de Madagascar e não é muito popular por aqui. Não por não ser gostosa ou ter poucas utilidades, mas sim porque seu cultivo não é muito comum. Ela se adapta melhor a climas tropicais e pode tolerar geadas, se esta não for muito forte.

Escropari: essa fruta, também conhecida como bacupari, limãozinho, bacuparé e mangustão-amarelo. Ela pode ser cultivada em quase toda a extensão brasileira, mas não é muito popular apesar de ser saborosa.

Existe um parque muito popular por seus eventos em São Paulo, o famoso Ibirapuera. Em 2008 ele recebeu duas mudas da árvore de escropari para serem plantadas no parque. Talvez um dia possamos ir até lá e experimentar essa fruta exótica e pouco conhecida.

fruta com E
Foto: Youtube

Ensarova: ele é conhecido como palmito-juçara, mas é chamado de ensarova em algumas regiões do país. Ele é parecido com o açaí, mas não tem o mesmo gosto e sua cabeça é o famoso palmito.

Por ter uma casca com cor forte, pode ser utilizado para tingir coisas, mas seus frutos também servem como uma fonte de alimentação silvestre e suas folhas podem ser usadas para a confecção de artesanato.

Frutas com a letra E em inglês

Temos também algumas frutas que começam com E no idioma inglês, são elas:

Engkala: acredita-se que tenha se originado nas Filipinas. Cresce em florestas em árvores altas com 10 a 20 metros de altura. Ela tem um gosto parecido com o do abacate, porém sua coloração é diferente: ela pode atingir de cores rosa a roxo. Seu óleo pode ser utilizado para fazer sopas e velas.

Elderberry: é a fruta que conhecemos como sabugueiro no Brasil. Ela é uma das plantas mais utilizadas na medicina, pois os nativos americanos costumavam usá-la para tratar de infecções. Hoje em dia, ela é mais comumente utilizada para tratar de resfriados e gripes. Sua aparência é parecida com a uva.

Eggfruit: conhecemos ela no Brasil pelo nome de canistel. É uma fruta originária de regiões tropicais. Sua cor geralmente é amarela e sua polpa é fina, mas também pegajosa, lembrando o interior de um ovo.

É por isso que a chamam de Eggfruit, que, numa tradução literal, seria Fruta-ovo. Seu sabor é adocicado e ela é considerada rica em vitaminas A e carboidratos.

Entawak: é uma fruta marrom-amarelada e tem o gosto parecido com o de uma abóbora. Em seu interior, há sementes que podem ser comidas de diversas maneiras, como tostadas, por exemplo. Cresce melhor em climas tropicais e a altas altitudes.

Frutas com a letra E em espanhol

Infelizmente, não existem frutas no idioma espanhol que comecem com a letra E, mas temos as que terminam com E no idioma Espanhol.

Jitomate: sim, apesar de muitos não saberem, o tomate é considerado uma fruta. Ele cresce em tomateiros e é melhor cultivado no frio. É mais comumente utilizado em saladas ou molhos para acompanhar massas.

Manzana-Verde: é a famosa maçã-verde que conhecemos, uma das variedades da nossa popular maçã. É um dos frutos mais cultivados e um dos mais conhecidos. Cresce em macieiras, pequenas árvores que produzem frutos no outono.

Nomes de frutas que terminam com a letra E

Para finalizarmos, segue uma lista de frutas que terminam com a letra E na língua portuguesa.

  • Fruta-do-Conde: ela se assemelha a uma pinha e nasce em árvores de 3 a 6 metros de altura. Suas utilidades são muitas, mas é particularmente conhecida por ser rica em potássio e vitaminas e, portanto, é utilizada em casos de desnutrição.

Não são muito comuns, mas ainda é possível encontrá-las em alguns mercados e feiras. É comumente consumida naturalmente, como fruta, mas pode ser utilizada para a produção de doces e vitaminas também.

  • Pistache: os grãos desse fruto são famosos por serem consumidos como um amendoim torrado. Também são populares em sorvetes e frios como a mortadela.
  • Tomate: como dito na lista anterior, o tomate é sim considerado uma fruta e é muito popular na mesa dos brasileiros de todo o país.
Frutas com E: em Inglês, Português e curiosidades
Avalie essa matéria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *