Letra cursiva: o que é, importância

Durante os anos finais do Ensino Fundamental I, as crianças começam a aprender a letra cursiva. Nos anos anteriores as professoram se empenham em ensinar a compreensão das letras, mostrando seus sons e formas.

Por ser mais “geométrica”, inicialmente a letra de forma é a mais fácil, pois não requer tanta coordenação motora. Mas, conforme a criança cresce é necessário que ela aprenda a escrever com a letra cursiva.

O motivo disto é que existem diversos benefícios para o aprendizado e formação dos pequenos, e estes benefícios você verá agora. Neste artigo trataremos sobre a letra cursiva, mostrando a você o que ela é, como usá-la, e quais seus benefícios para os alunos.

Continue acompanhando para aprender e passar ao próximo.

O que é letra cursiva? 

A letra cursiva, como o próprio nome sugere, é aquela que segue um curso. Não entendeu? Pense com calma e logo vai compreender bem.

A letra cursiva é aquela onde as letras são conectadas uma à outra, sem interrupções. Então, é como se a palavra fosse um curso, que você deve seguir com seu lápis, sem interromper, até o final.

Letra cursiva BMA

O benefício principal da letra cursiva é acelerar a escrita, ao mesmo tempo em que desenvolve o controle motor da criança.

Por exigir movimentos mais específicos, e de certa forma arredondados, isto treina a mão da criança, fazendo-a melhorar sua coordenação.

Além disso, isto ensina a escrita contínua, desta forma acelera o processo de aprendizagem.

Importância da letra cursiva 

Como já foi dito anteriormente, a letra cursiva é repleta de benefícios, em especial para a formação das crianças, veja algumas atividades para alfabetização 1 ano. É muito importante ensinar aos alunos o uso da letra cursiva para que eles movimentem os músculos, ossos e articulações das mãos.

Além disso, o uso das curvas desenvolve o aprendizado das crianças, pois elas precisam de concentração para finalizar a palavra sem erros. Diferentemente das letras de forma, a letra cursiva amadurece a escrita da criança e a faz acelerar seus pensamentos.

Todos estes fatores são muito importantes para o desenvolvimento, por isso, não deixe de ensinar aos pequenos o uso desta escrita.

Como se escreve com letra cursiva? 

Para escrever com letra cursiva é preciso de muito treino, pois a principio não temos a coordenação necessária. Acostumados a escrever letra por letra, a ideia de juntar as letras pode parecer um pouco complicada.

Para isso, são necessários alguns exercícios para que as crianças aprendam a ligar as letras. Depois que aprenderem a ligar, basta escreverem a palavra completa, sem interromper a escrita.

Qual a diferença entre letra cursiva e de imprensa?

Não é comum, nos primeiros anos de vida, as crianças lerem livros com letra cursiva, uma vez que os documentos impressos são feitos com letra de forma.

O motivo disto é que a letra cursiva é usada, geralmente, para escritas manuscritas, por isso também pode ser conhecida como letra de mão.

A grande diferença entre estes dois tipos de letra é que a letra cursiva é pessoal,cada pessoa tem a sua, enquanto a letra de imprensa é igual em todos os casos.

O motivo disto é que, por ser uma coisa muito singular, pode haver de alguém não entender a letra cursiva de outra pessoa, por isto se usa uma letra geral, de fácil compreensão nas impressões.

Alfabeto com letra cursiva 

O alfabeto com letra cursiva é um pouco diferente do convencional, pois ocorre das letras terem formatos diferentes em cada caso. A letra cursiva é mais arredondada, e de certa forma “desenhada”, em razão disto, seu alfabeto deve ser ensinado, mesmo que as crianças já saibam o convencional.

Para que elas aprendam de forma mais simples, faça associações entre as letras iguais, escritas em letra cursiva e de forma.

Molde letra cursiva 1

letra cursiva maiuscula

Molde letra cursiva 2

Molde letra cursiva 3

Aprender o alfabeto é muito importante, pois sem isso não é possível aprender a formas palavras.

Invista neste método e suas crianças aprenderão com muito mais facilidade.

Molde de letras cursivas 

Para melhorar a escrita, as mãos das crianças precisam se acostumar com o movimento a ser feito, e para isto costuma-se usar moldes. Em geral, são utilizados para que se aprenda a escrever a letra de forma, mas também existem para letra de mão.

Estes moldes são uma espécie de “tela” que tem recortes no formato de cada letra. Para usar, tudo que a criança precisa fazer é colocar seu lápis em uma extremidade do recorte e seguir até o final.

Molde letra cursiva 1

Molde letra cursiva 2

Molde letra cursiva 3

Fazendo isto ela se acostumará, até que consiga escrever sem o auxílio de nenhuma ferramenta.

Atividades com letra cursiva

O aprendizado é conquistado com o treino, portanto, além de explicar e mostrar a letra cursiva é importante passar atividades, alie também as atividades de coordenação motora.

As atividades sempre têm o intuito de treinar a mão e fazer com que os pequenos assimilem as letras de forma com as letras cursiva.

Os exercícios mais conhecidos, e mais utilizados, consistem em solicitar que o aluno escreva uma única letra continuamente, por várias vezes.

Por exemplo, você pode solicitar que a criança escreva a letra “a” cursivamente, ligando uma a outra, até o fim de uma linha. 

Realizando este exercício certamente a criança terá mais prática nos movimentos.

Estes são os mais tradicionais, mas existem vários exercícios para este fim, veja outro modelo:

Este artigo foi escrito com o propósito de lhe ensinar um pouco mais sobre a letra cursiva.  Desta forma você poderá ensinar aos pequenos com mais propriedade e melhorar o desenvolvimento deles. Esperamos que as dicas e ensinamentos tenham sido úteis!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *