Ossos do Pé: Quais são?

No corpo humano, temos um total de 52 ossos do pé, ou seja, 26 ossos em cada pé. Aprenda quais são e a importância deles a seguir.

Os ossos são estruturas que compõem nosso sistema esquelético. A maioria dos animais vertebrados possuem ossos, que são muito importantes para o funcionamento do corpo nas tarefas do dia a dia.

Sem eles, não seríamos capazes de fazer diversas coisas, como por exemplo andar, teclar em nossos computadores ou sentar-se para assistir televisão.

É por isso que é importante que cuidemos dos nossos ossos, principalmente os ossos do pé, que são um dos grandes responsáveis por sustentar o nosso corpo inteiro e nos permitem fazer as mais variadas atividades do nosso dia a dia.

Ossos do pé

Você já se perguntou como conseguimos ficar em pé e nos movimentarmos? A resposta está na nossa estrutura óssea composta por ossos, estruturas duras que estão presentes em todas as partes do corpo.

Eles servem de apoio para os músculos, muitos protegem os órgãos internos contra pancadas e acidentes e às vezes eles até mesmo produzem sangue.

Os pés, por sua vez, são partes do corpo responsáveis principalmente pela locomoção. É nele que nossos corpos se sustentam, como quando ficamos em pé e andamos.

Por isso quando quebramos algum osso do pé, não conseguimos ou temos dificuldade em realizar algumas atividades básicas, como se apoiar em cima do pé fraturado, correr ou pular.

Os ossos do pé totalizam 52, sendo 26 em cada pé. Eles se dividem em três partes: o tarso, o metatarso e as falanges.

Cada uma dessas três partes é constituída de diferentes ossos, de diferentes tamanhos e formatos.

Quantos ossos tem o pé?

Cada um dos pés tem 26 ossos, ou seja, totaliza-se 52 ossos do pé no corpo humano.

Você deve estar se perguntando como isso é possível. Afinal, olhe para o seu pé: ele parece uma parte do corpo muito pequena se comparado ao resto do corpo, certo?

Então como é possível que existam 52 ossos apenas no pé? Bom, a questão é que cada osso do corpo humano tem tamanho diferente e os pés são constituídos de ossos bem pequenos se comparados a outros ossos do corpo, como a tíbia.

Esses ossos localizados nos pés, por sua vez, são divididos em três grandes grupos: o tarso, o metatarso e as falanges.

O tarso é composto por 7 ossos, no metatarso podemos encontrar 5 ossos e o resto deles está distribuído nas falanges, totalizando os 26 ossos.

Como são chamados os ossos dos pés?

Os ossos dos pés se dividem em três partes, como já falamos anteriormente. Segue como os ossos se distribuem em cada uma delas:

Tarso: no tarso temos um total de sete ossos. Essa parte do pé, é responsável por ligar o pé a perna, fazendo com que seja possível que façamos todos os movimentos que conseguimos fazer com a parte inferior do corpo.

O tarso é dividido em duas fileiras, a proximal e a distal. Na proximal, temos os ossos tálus e o calcâneo (sendo esse último aquele que dá forma ao nosso calcanhar).

Já a fileira distal é composta pelos ossos cuboide, navicular e três cuneiformes distribuídos em formato de arco.

Sendo assim, ficamos com o total de sete ossos: dois na fileira proximal e cinco na fileira distal.

Metatarso: no metatarso de encontram cinco ossos, chamados de metatarsianos, que são classificados de I a V, sendo que o primeiro é o dedão do pé. Eles são aqueles que mais prestam suporte ao corpo na hora de caminhar, por exemplo, impedindo que caíamos ou percamos o equilíbrio.

Com isso, já temos 12 ossos, sete no tarso e cinco no metatarso.

Falanges: essa é a parte onde está localizado a grande maioria dos ossos, catorze no total.

Mexa seus dedos dos pés. Perceba que você tem a habilidade de manipulá-los. Isso é causado pela quantidade de ossos que estão presentes nas falanges.

Os ossos presentes nas falanges são chamados de falanges e são bem pequenos. Cada dedo do nosso pé é formado por três falanges, menos o hálux que terá apenas duas.

Dependendo da sua localidade, a falange será chamada de proximal, média ou distal.

Com isso completamos o total de vinte e seis ossos que estão presentes nos pés. A mesma estrutura se repete no pé direito e no pé esquerdo, totalizando cinquenta e dois ossos, divididos em três partes.

Foto: ULBRA

Qual menor osso do pé?

Os menores ossos do pé são as falanges distais do II ao V dedo do pé. Elas estão localizadas nas falanges e são conhecidas também como falangetas.

Apesar de serem ossos bem pequenos, você sabia que as falanges distais não são os menores ossos do corpo humano? Pois é, existem três ossos que são ainda menores do que essas pequenas estruturas na ponta dos nossos dedos.

Eles estão localizados em uma importante parte do corpo humano, responsável pela audição. Já sabe qual é? Isso mesmo, os menores ossos do corpo humano estão presentes no ouvido. Eles são chamados de bigorna, estribo e martelo.

Cuidado com os ossos do pé

Os ossos do pé são importantes para que a gente continue conseguindo fazer as atividades que sempre fazemos.

É por isso que temos que cuidar da saúde dos ossos para prevenir doenças que os afetem e os enfraqueçam.

A primeira coisa que devemos fazer para manter a saúde do corpo e a dos ossos, é realizar bastante exercícios físicos, que serão importantes para dar resistência aos ossos e impedir que qualquer queda já os frature.

Você também deve tomar sol, mas de forma moderada. Prefira os horários menos agressivos para a pele e nunca se esqueça de usar o protetor solar para evitar doenças de pele ou insolação. A vitamina D, conseguida através dessa prática, é muito importante para a saúde dos ossos.

De resto, mantenha uma alimentação saudável e evite atos nocivos para a saúde. Assim, você manterá a saúde dos seus ossos do pé em dia para que continue fazendo atividades importantes como andar, correr e pular.

Ossos do Pé: Quais são?
Avalie essa matéria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *