Recreação Infantil: Atividades e Brincadeiras

A recreação infantil é uma parte fundamental para a boa formação dos pequenos, aliás, a recreação em si é uma parte importante de toda a humanidade. Ela é uma espécie de desenvolvimento mental aliado a diversão, e pode ser feita com os mais diversos fins.

As atividades recreativas ditas como lazer são as mais comuns e muito importante na vida infantil, para desenvolvimentos principalmente de coordenação motora e desenvolvimento social. O lazer engloba diversas atividades que podem ser desenvolvidas no dia a dia das crianças em casa ou em atividades escolares em grupo, onde é trabalhado a coletividade.

Tipos de atividades recreativas

Como dissemos, a recreação é uma atividade de lazer, mas não é uma prática específica. Cada pessoa se diverte mais com algo específico, portando as atividades recreativas são bastante variáveis.

Porém, mostraremos aqui alguns tipos que são mais comuns.

 

Recreação e Lazer

Um boa alternativa de recreação infantil é procurar algum local sossegado e em contato com a natureza, pode ser mesmo uma pequena pracinha, ou embaixo de uma árvore. Esse simples ato já é uma atividade recreativa, principalmente para demonstrar cores e sensações as crianças. Há quem prefira se sentar e ficar descansando, quem gosta de andar observando o verde e os animais que ali habitam.

As atividades recreativas coletivas são muito importantes, fonte de interatividade e coletividade é desenvolvido. Também podemos relacionar a fala que é muito estimulada ao trocar palavras com os coleguinhas durante a recreação.

O tradicional cinema também é uma poderosa ferramenta de lazer, pode ser montado na salinha de aula um momento de atividade com filmes e apresentação de teatros com fantoches e até mesmo um teatro ensaiado com a turma de acordo com a idade escolar.

Recreação com atividade física, arte, e brincadeiras

É bastante comum que as pessoas se sintam bem praticando atividades físicas, seja aquela brincadeira com bolas ou mesmo aquela caminhar de leve pelo pátio da escola ou local livre que esteja disponível para visitação, passeios escolares sem dúvida são bem divertidos e uma atividade extracurricular que as crianças adoram. O esporte sempre foi uma atividade recreativa, inclusive sendo estimulada na educação.

A música, artesanato e todos os processos artísticos também são consideradas atividades de recreação. Organizar uma mostra cultural infantil, com apresentação de atividades desenvolvidas pelos alunos através de pinturas, projetos com coral e apresentação de peças teatrais.

Do mesmo modo, as brincadeiras e jogos também são muito prazerosos. Seja aquelas brincadeiras clássicas, ou mesmo os jogos digitais tecnológicos, o importante é o desenvolvimento infantil e estimular a imaginação!

 

O que é recreação infantil?

A recreação infantil, vai muito além de um momento de brincadeira na educação infantil, sua importância atinge o desenvolvimento motor, social, lúdico e também desenvolve o raciocínio.

É importante que o público infantil tenha muitas atividades de recreação, aliás, o termo “recreio” foi derivado da palavra recreação. Inclusive ele é um exemplo clássico da recreação infantil, todos os dias por um determinado período, as crianças ficam livres para brincar ou fazer o que quiserem, mais importante considerar que além de atividades recreativas livres, as desenvolvidas em sala de aula através de atividades lúdicas e de alfabetização com escrita entre outras também se torna uma atividade recreativa bem divertida para as crianças.

Com o auxílio da recreação, as crianças conseguem um aprendizado melhor, além de aumentar o interesse pela escola.

Outro exemplo clássico de recreação infantil é a educação física, a disciplina faz parte da grade escolar do ensino fundamental e médio. Além do desenvolvimento motor, a educação física tem a missão de ser uma atividade recreativa.

Atividades de recreação para educação infantil

Existem alguns exemplos de atividades que podem ser feitas na educação infantil como formas de recreação, são elas:

Pintar

Em um local aberto, distribua papel, pinceis e tintas para os pequenos. Instrua-os a pintar qualquer coisa que quiserem. Preste auxílio para aqueles que precisarem. Uma boa dica é usar tintas à base de água, pois saem com mais facilidade das roupas e do corpo e não causam danos para criança, é importante salientar que o monitoramento é extremamente importante.

Música

O uso da música na educação infantil é muito bem-vindo, e ela pode ser implementada de diversas formas. Uma delas é colocar uma música específica para que as crianças prestem atenção e reconheçam os sons, pedindo para explicarem o que ouviram.

Outra maneira é colocar uma música instrumental de fundo e distribuir vários equipamentos que produzem sons, assim as crianças podem criar a própria música. Use chocalhos, pandeiros, tamborins e outros instrumentos.

Desenhar a si mesmo

Essa atividade recreativa é mais recomendada para crianças mais novas. Em uma cartolina ou pedaço de papel desenhe o contorno do corpo das crianças, depois dê o contorno de cada um para o respectivo dono.

Peça para que as crianças escrevam o nome e desenhe os detalhes do corpo de cada um, como olhos, nariz e boca. Também é possível fazer o contorno apenas da parte de cima do corpo de cada um.

Atividade para educação infantil em sala

Caixa de sensações

A caixa de sensações é uma brincadeira muito interessante. Monte uma caixa de tamanho razoável, enfeite e faça um buraco a parte de cima, mas não muito grande. Caso seja necessário, vende os olhos da criança que for participar.

Depois, peça para que ela coloque a mão na caixa e tende adivinhar que objeto está segurando.

 

Todas essas atividades recreativas possuem suma importância no desenvolvimento infantil, você poderá também trabalhar com diversas outras atividades de alfabetização e letramento com os pequenos para um melhor desenvolvimento intelectual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *