Atividades para Maternal para Imprimir


Escrito por -

O maternal é aquele primeiro contato que uma criança tem com as atividades educacionais da escola, ele é uma espécie de creche, porém também tem propósitos educacionais, existem diversas atividades para maternal além do simples “brincar e descansar”

O maternal é uma ótima opção para pais que possuem uma vida profissional corrida, e querem para os filhos algo mais do que uma simples creche. O maternal acontece já a partir de 1 ano de idade, podendo ir até os 5.

Esse procedimento é muito importante para as crianças, pois ainda no início da vida elas já começam a ter atividades educacionais que fazem com que ela se desenvolva melhor antes de entrar na escola, portanto, não é apenas um simples “alívio” para os pais.

No maternal a criança já começa a criar relações pessoais, principalmente com outras crianças da mesma idade, isso desenvolve bem mais o raciocínio, induzindo a criança para um futuro promissor.

Atividades para maternal para imprimir

Existem infinitas opções de atividades para maternal na internet, e a maioria deles são imagens prontas para serem impressas. A maior parte dessas imagens são desenhos para ligar os pontos.

No começo é uma boa ideia imprimir desenhos incompletos, por exemplo, imprima o desenho de um cãozinho faltando uma orelha ou uma pata, mas claro, deixando sempre os pontinhos para as crianças ligarem e construírem o desenho.

E de todas essas possíveis atividades para maternal que você pode usar com as crianças, no fim, elas sempre irão colorir o desenho. Além de ser uma grande opção para o raciocínio lógico, ela auxilia na coordenação motora.

Atividade 01 – Coordenação Motora

Atividades para maternal com vogais

Para aprender as vogais, uma boa opção é primeiro mostrar para as crianças quais são as vogais e seus respectivos fonemas, aos poucos elas vão percebendo que existem palavras similares.

Esse pensamento deve ser estimulado, tudo como uma forma de brincadeira. Por exemplo, para a vogal A, você pode pegar um desenho de um avião e distribuir para os alunos, incentive-os a pronunciarem a palavra.

Quando já estiverem familiarizados, faça com que eles pensem em outras palavras com a mesma vogal. É claro que elas não vão saber a maioria das coisas, afinal, o maternal é uma espécie de pré pré-escola.

Outra maneira de estimular o aprendizado das vogais é fazer uma espécie de sopa de letrinhas, seja no papel ou em brinquedos (no caso de brinquedos tome cuidado para não engolirem essas peças).

Com as letras misturadas, vá pedindo para encontrarem as vogais. Lembre-se que esse processo não é avaliativo, por isso parabenize as crianças mesmo que não consigam exercer a atividade.

Atividade 02 – Atividades com Vogais

Atividade 03 – Atividades com Vogais

Atividades de maternal para coordenação motora

A coordenação motora também é algo que deve ser muito visado, muitas vezes as crianças do maternal estão na fase de começar a andar, e necessitam desse estímulo. Existem algumas boas opções de atividades para maternal nessa área.

Talvez a melhor seja aquela onde fazemos um animal de um lado, e o lar dele no outro, tendo de fazer uma linha partindo do animal em direção ao destino. Esse tipo de atividade, por mais simples que seja, ajuda muito a coordenação motora.

Não faça atividade complexas demais no começo, coloque dois ou três obstáculos no caminho da linha, mostre para as crianças o que elas devem fazer e depois as deixe trabalhar, observando sempre e auxiliando as que possuírem dificuldade.

Com o tempo, encurte o espaço por onde a linha deve passar, e coloque mais obstáculos no caminho, todo esse processo de desenvolvimento motor é lento, então não cobre demais dos pequenos.

Atividade 4 – Coordenação Motora

 

Atividade 5 – Coordenação Motora

Importância das atividades para a educação infantil

As atividades direcionadas para a educação infantil são de uma importância extrema, vários e vários estudos já afirmaram que é durante os 0 – 5 anos que as crianças desenvolvem diversas habilidades.

Por exemplo, a capacidade cerebral de uma criança é praticamente definida nessa fase, e diversas outras atividades relacionadas à inteligência também. Por exemplo, é nessa idade que as crianças desenvolvem o prazer em estudar, em ler, e até mesmo tem os primeiros impulsos para uma habilidade futura.

Muitas pesquisas mostram que as crianças que crescem ouvindo músicas com arranjo mais complexo (Jazz, Clássica, e outras) possuem uma grande chance de serem mais inteligentes do que as que não ouvem.

Isso ocorre não apenas com a música, mas com vários campos, como a leitura, a fala (trava línguas), o convívio social e etc. Pensando assim, já é possível se ter ideia de como as atividades para a educação infantil são importantes.

Mas quais tipos de atividades são recomendados para essas crianças? A base desse ensino deve ser tomada para o desenvolvimento dos sentidos, tudo que ajude a desenvolver as habilidades sensoriais é muito importante para a formação da criança.

Atividades para maternal

Alguns exemplos de atividades sensoriais:

Adivinhe o sabor: Aquela brincadeira de colocar uma venda nos olhos, comer algo e tentar adivinhar o que é, esse tipo de brincadeira ajuda bastante.

Jogo da memória: O clássico jogo da memória também é uma ótima opção para o desenvolvimento da criança. Separe pares de animais, frutas, objetos e depois embaralhe tudo junto. Deixe a criança ver por alguns segundos, depois vire todas as peças para baixo, ela precisará encontrar os pares.

Música e dança: As músicas são muito importantes, coloque algumas já conhecidas para o público infantil e deixe as crianças dançarem. Uma recomendação é o CD da Adriana Partimpim.

Para conseguir cativar as crianças, os professores precisam passar simpatia e segurança, e já que estão no começo da vida, qualquer tipo de aprendizado didático é bem vindo para o desenvolvimento da criança.

As atividades para o maternal devem fazer com que os alunos expressem de forma criativa tudo o que estão aprendendo com essa experiência. Esse processo estimula a criança a gostar de estudar, a se interessar por coisas novas, e isso é algo levado para o resto da vida.

Porém, não é só as habilidades mentais que devem ser estimuladas pelas atividades para o maternal, também é necessário um estímulo físico, como ensinar brincadeiras, apoiar a convivência com os demais alunos, inclusive as conversas.

 

Avalie essa matéria