Significado das cores: Ano novo 2019

O fim de ano é uma época bastante esperada, e junto dele também chegam diversas superstições. O intuito disso é torcer para que o ano em questão chegue com muita alegria e felicidade. Dentre as várias superstições, a do significado das cores é talvez a principal.

O significado das cores de ano novo está mais em juntamente com a chegada do fim de ano, mas também existem os significados das cores de diversas outras coisas, aliás, existe até mesmo uma terapia das cores. Tudo isso você ficará sabendo neste artigo.

Significado das cores no Ano Novo

De acordo com a tradição, cada cor usada na noite de Ano Novo significa algo específico que ocorrerá a sua vida no ano seguinte. Ou seja, para supersticiosos, a cor da sua roupa definirá a “energia” que você receberá. Vejamos:

Roxo – O lilás e o roxo são cores que de acordo com a superstição, representam a espiritualidade e a intuição. A pessoa que deseja uma purificação mental, aliada com um bom estado de espírito, devem usar roxo.

Laranja – O laranja traz ousadia e energia para o próximo ano. A cor é indicada para aquelas pessoas que têm muitas ideias e desejos, mas não têm a coragem para coloca-los na prática.

Preto – Acredita-se que o preto é uma cor que está associada com coisas negativas, principalmente com a morte, por isso é incomum que as pessoas usem. Porém, o preto também representa independência e poder.

Azul – O azul é uma das cores mais suaves que existem, ele traz uma ideia de tranquilidade e calma, além de bem-estar. Quem usar o azul terá um ano de simpatia e boa convivência com as outras pessoas.

Rosa – Assim como o azul, o rosa também é uma cor serena, principalmente se for em tons mais claros. Quem usar rosa terá uma boa autoestima no ano seguinte, além de estimular o carinho, o amor e o romantismo.

Vermelho – O vermelho costuma ser usado na roupa íntima, de acordo com a superstição, usando uma roupa íntima vermelha você terá muita paixão e desejo intenso. Essa cor é bastante estimulante e transmite a ideia de energia e sentimentos potentes.

Verde – O verde é uma cor muito boa para se usar no ano novo, pois ela simboliza saúde e vida. Ela também é usada para simbolizar a esperança, além de também ser a cor da fertilidade. Por isso, caso queira essas coisas em sua vida no próximo ano, use verde.

Amarelo – A cor amarela atrai energia e sobretudo, riqueza. Quem quer ter dinheiro e muita energia mental e física, deve investir na cor amarela durante a virada de ano. Ela também significa amor próprio.

Prata – Usar acessórios e roupas na cor prata atrai muita modernidade para a sua vida, se você quer largar o passado e viver o presente, a prata é sua cor.

Branco – A cor mais comum no ano novo é o branco, isso ocorre pois o branco é a junção de todas as cores, ou seja, todas as energias. Mas falando por si só, o branco representa a pureza, a paz e a harmonia. Então para um ano tranquilo, com muita paz e bem-estar, o branco é a cor ideal, principalmente para você que quer começar um novo ciclo.

 

Significado das cores no marketing

As cores influem diretamente em nossas sensações, tanto que são bastante usadas no mundo do marketing. Confira o significado das cores:

Amarelo – O amarelo transmite uma ideia de energia, clareza e calor. É por isso que muitas das empresas de alimentos usam a cor em seu logo, também pode significar otimismo. Algumas marcas: Subway, MC Donalds e Shell.

Laranja – O laranja significa amizade, alegria e confiança. Alguns exemplos de marcas: Nickelodeon, Fanta e Amazon.

Vermelho – O vermelho é a cor do amor e da paixão, da excitação e da juventude. Alguns logos famosos: Coca Cola, Rolling Stones, Nintendo.

Roxo – A cor roxa significa criatividade, elegância e sensatez. Exemplos de marcas: Yahoo e Sify.

Azul – A cor representa confiança, tranquilidade e força, assim como as marcas: Facebook, WordPress e Volkswagen.

Verde – A cor verde quer dizer vida, saúde, e esperança. As marcas são: Spotify, Monster e Starbucks.

Prata/Branco – A cor prata e o branco simbolizam o luxo, a calmaria e a neutralidade. Algumas marcas: Apple, Wikipedia e Puma.

 

Psicologia das cores

A psicologia das cores é um estudo complexo sobre como as cores que enxergamos influenciam nossas sensações. Realmente foi comprovado que elas possuem esse poder, principalmente na área da publicidade. Confira nossa tabela de mistura de cores.

Cada pessoa possui uma sensação diferente para cada cor, mas existe um certo padrão. No âmbito geral, as cores podem influenciar nas seguintes sensações:

Recordação: Dependendo da cor, seu cérebro pode produzir recordações diferentes sobre o seu passado, e isso influi muito sobre a sua percepção do objeto visto.

Temperatura: Dependendo da cor, o cérebro pode ter sensações de temperatura sobre o determinado objeto. Sendo as cores quentes (vermelho, laranja, amarelo) e as cores frias (azul, verde, roxo).

Iluminação: A ideia de iluminação também pode ser despertada ao enxergarmos uma cor, há pessoas que preferem cores mais “iluminadas” do que as outras.

Peso: É possível até mesmo que uma cor faça com que nosso cérebro remeta a uma ideia de peso sobre o objeto, ou até mesmo sobre a própria cor.


Terapia das cores

Existe uma chamada “terapia das cores” onde se usa cores específicas para serem usadas como tratamento terapêutico. E se você parar para pensar, faz sentido.

Desde que nascemos, as cores estão regendo todas as nossas sensações e pensamentos, todos os sentimentos que você tiver durante o dia são fruto dessa inspiração visual. Por exemplo, quem vive sempre com cores escuras tende a ser mais triste e solitário, enquanto pessoas que gostam de muitas cores “alegres” são mais felizes.

Uma terapia das cores é feita com cores quentes, ou então com cores que a pessoa mais gosta, ela envolve o uso de roupas, móveis e decoração com cores específicas, com o intuito de causar o bem estar da pessoa.

Como você pôde ver, o significado das cores é muito amplo, e elas são essenciais para nossa vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *