Combinação de cor: como usar de forma certa

Combinação de cor é um tema que está sempre em alta, visto que estas devem ornar para garantir um bom visual.

Claro que tudo depende do gosto pessoal, mas existem algumas regrinhas que se aplicam e ajudam a melhorar a aparência, tanto sua quanto de um ambiente.Conhecendo as cores e sabendo avaliar como deixá-las juntas de forma harmônica, será possível ter excelentes resultados.

Por esta razão, neste artigo mostraremos como é possível realizar esta técnica de forma muito fácil, então continue conosco e não deixe de aprender!

Combinação de cores primárias 

Cores que combinam, as cores primárias são aquelas que dão origem a todas as outras, sendo o azul, o amarelo e o vermelho. Estas cores são muito presentes, então combiná-las pode não ser uma tarefa fácil, ainda mais quando se trata de tons vivos.

A primeira coisa que você deve levar em consideração ao fazer combinação de cor com as primárias é o tom que você tem. Veja mai sobre cores primárias e secundárias

cores-primariás-e-secundárias

Caso seja um tom mais escuro, ficará melhor com uma cor, mas se for tom vivo, terá que escolher outra opção. Vamos começar tratando do amarelo que é uma cor bem acesa, neste caso se for ele puro, vale ir para tons mais neutros, assim não “brigam” tanto.

Mas, se estivermos falando de um tom mais escuro, como o mostarda, você pode ousar um pouco mais. Com o vermelho e o azul você pode seguir a mesma regrinha, assim nunca errará.

Combinação de cores de roupas 

Para fazer combinação de cor para roupas existem algumas coisas que devem ser levadas em consideração, e neste caso a personalidade é o mais importante. Além disso, tons de pele, cabelos e olhos também, dessa forma você garante que suas características sejam destacadas.

Mas, se tratando das peças entre si, vale tentar usar cores que criem um contraste, pois roupas monocromáticas saíram de moda. Além disso, busque equilibrar os tons, compensando um mais vivo com um mais neutro, desta forma ficará bem mais harmonioso.

No mais, a combinação de cores deve seguir seu gosto pessoal, pois adaptando com as dicas que demos dará muito certo! Veja também sobre circulo monocromático.

Círculo-monocromático-750x824

Combinação de cores para paredes 

As paredes brancas são clássicas, mas há quem goste de algo mais colorido, e certamente isto traz um ar de modernidade muito forte. A primeira coisa que deve ser levada em consideração ao escolher cores para as paredes é: o que você intenciona?

Se você pretende ter uma casa bem iluminada, fuja de tons muito escuros e sóbrios, pois eles não refletem a luz e deixam o ambiente mais escuro. Já, se quiser algo mais aconchegante, estes tons escuros podem ser de grande serventia, por deixarem o ambiente mais “fechado”.

Para fazer combinação de cor nas paredes, deve considerar que quanto mais fortes forem as cores, mais atenção vão chamar. Sendo assim, vale sempre combinar tons mais coloridos e escuros com cores mais neutras, assim a harmonia fica melhor.

Existem muitas cores neutras bonitas, como gelo, bege claro, e também os tons das cores mais fortes bem leves. Um bom exemplo é o erva doce, se você pretende pintar uma parede com um tom de verde escuro, pode pintar as outras com o erva doce, visto que ele é apenas uma nuance de verde, que complementará sem acrescentar informação.

Combinação de cores design 

O design é usado para diferenciar e adornar algo, seja um convite, um panfleto, uma fachada de loja, e até mesmo o da sua casa. Para fazer a combinação de cores do design, você deve pensar qual tipo de impressão quer causar, pois se intencionar chamar atenção é uma coisa, e se pretende apenas deixar harmonioso é outra.

Se você tiver um estabelecimento comercial de alimentos, cores mais vivas podem chamar a atenção de seus clientes, e fazê-los sempre lembrar, criando uma identidade visual. Enquanto que, para uma casa, cores muito vivas juntas podem deixar o olhar cansado e retirar o aspecto de aconchego que um lar deve ter.

cores-que-combinam

Para outros tipos de design, como convites, sites, panfletos, deve-se lembrar o fim deste material, uma vez que se for um convite para chás de bebês deve ter cores mais claras, e se for para um churrasco podem ser mais vivas e fortes.

Tabela de combinação de cores

As tabelas de combinações de cores são muito úteis para quem acaba se perdendo e não tem muita noção de como pode usar os tons em conjunto.

Mas, vale lembrar que quando se trata da aparência pessoal as tabelas comuns não são tão válidas, visto que a combinação de cor para roupas devem seguir o estilo e características de cada um.

Para isto você pode contratar um profissional, pois eles são experientes e saberão dizer quais são as melhores cores para você, e como combiná-las corretamente.

Mas, se tratando de designs não é algo necessário, as tabelas já podem ajudar, basta que você escolha as combinações que mais te agradem. Veja nossa Tabela de mistura de cores:

tabela-de-cores

 

Combinação de cores marrom

Embora o marrom seja uma cor forte, se trata de uma cor neutra, desta forma ele fica bem em todos os tons de pele, dependendo do tom escolhido. Para combiná-lo, basta escolher cores que tenham um fundo mais amarronzado, como um rosa claro, vinho, entre tantas outras cores.

Se for um tom de marrom escuro, opte por cores mais neutras, mas para tons claros a gama é bem maior e abrange quase todos os tons vivos. Estas foram as dicas para combinação de cor, aproveite-as e crie hoje mesmo o design de sua casa, ou prepare a próxima roupa para festa!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *